Pesquisa também revela os sites mais acessados para as viagens de fim de ano, além dos termos sobre turismo que despertaram a atenção da população
Com a temporada de verão e as festas de final de ano se aproximando, muitas pessoas decidem fazer as malas e passar a tão esperada virada viajando. Segundo uma pesquisa da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, as buscas por viagens para o Réveillon cresceram 84.3% na internet em 2023. Contudo, quais são os destinos mais cobiçados no território nacional?
De acordo com o levantamento, o top 10 do ranking é composto apenas por cidades litorâneas ou até praias específicas. Liderando a lista, Fortaleza (CE) teve um crescimento de 237.5% nas pesquisas em relação ao último ano. Em seguida, a praia do maior réveillon do país: Copacabana, no Rio de Janeiro, que também notou um aumento de 47.7% nas buscas. Em terceiro lugar, Salvador (BA), que manteve a quantidade de pesquisas. A lista continua com Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Carneiros (PE), Pipa (RN), Recife (PE), Porto Seguro (BA) e Trancoso (BA).
Além dos destinos mais pesquisados na internet, a Semrush analisou o desempenho dos sites de turismo para as festas de final de ano. Com mais de 211 milhões de visitas, novembro foi o segundo mês do ano de maior tráfego de usuários dessas plataformas, ficando atrás apenas de janeiro, com 237 milhões de acessos. Lembrando que dezembro não foi contabilizado.
Entre os sites mais acessados pelos brasileiros no último mês, Booking aparece no topo da lista, com 30.5 milhões de visitas mensais, seguido pela Latam (22M) e Airbnb (18M), como mostra o ranking abaixo:
- Booking – 30.5M
- Latam – 22.6M
- Airbnb – 18.2M
- Azul – 16.3M
- Trip Advisor – 13.2M
- Click Bus – 12.4M
- Gol – 11.5M
- Decolar – 11.4M
- Localiza – 8.6M
- Smiles – 7.7M
“Em quarta colocação em julho deste ano, a 123 Milhas deixou o ranking de sites de turismo com o maior tráfego do país após declarar falência em agosto e entrar com pedido de recuperação judicial. Em novembro de 2022, notamos que a empresa teve uma queda de 88.3%, saindo de 14.3 milhões de acessos mensais para 1.6 milhão no mesmo período de 2023”, analisa Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
A Semrush também analisou os tipos de hospedagem que mais interessam a população. Com 5 milhões de pesquisas em novembro de 2023, “hotéis” foi o termo mais pesquisado, seguido de “pousadas” (368 mil), “casas para alugar” (246 mil) e “hostel” (90.5 mil).
Sobre a Semrush
A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.
Fonte: NR7