Após a conquista do título mundial de pilotos, a Andretti mira a defesa de Dennis e um novo passo: a conquista entre equipes
Uma equipe que carrega um dos nomes mais poderosos do automobilismo mundial e principalmente, norte-americano, a Andretti está na Fórmula E desde a primeira temporada, mas só no último mundial conseguiu o tão cobiçado título e se tornou um dos times a ser batido.
O time teve um desempenho modesto nos quatro primeiros anos da competição (Era GEN1), sem uma vitória sequer, com alguns pódios, e uma alternância de desempenho que sempre deixava a equipe de fora do seleto grupo dos favoritos.
A partir da quinta temporada e o início da Era GEN2, veio à mudança: a parceria técnica com a BMW e a primeira vitória da equipe na categoria com o português Antonio Félix da Costa, deu visibilidade a Andretti.
Foram mais três vitórias na sexta temporada, e mais três na sétima, nas quais a Andretti passou a lutar por títulos e sempre marcar presença na zona de pontuação. Mas foi justamente entre o final e inicio das duas temporadas citadas, que veio o baque: a saída da BMW da categoria.
A montadora alemã optou por deixar a Fórmula E e encerrar a parceria com a Andretti ao final do sétimo ano. Com isso, a oitava temporada para a Andretti foi a mais fraca de todas na Era GEN2, apesar de o time ainda ter conquistado uma vitória com Jake Dennis.
Veio a Era GEN3 e a expectativa de finalmente, se tornar um time forte. E o desejo se tornou realidade…
Um título incontestável
Quando a BMW anunciou sua saída da Fórmula E, a equipe trouxe para seu último ano na categoria um piloto britânico que poucos conheciam: Jake Dennis. Ele chegou de forma modesta, ganhou alguns pontos na primeira metade da sétima temporada, e na segunda metade passou a brigar por vitórias e chegou ao último eprix com chances de ser campeão!
Justamente por conta desse desempenho em seu ano de estreia na competição, Jake Dennis foi mantido na Andretti nas temporadas seguintes, e assumiu o papel de protagonista na equipe mesmo com a chegada de André Lotterer, piloto experiente e de confiança da Porsche, a fabricante do powertrain utilizado pela equipe norte-americana.
A vitória logo na corrida de estreia na Cidade do México era um sinal de que o ano seria diferente. Dennis venceu a primeira, voltou ao pódio nas duas provas seguintes realizadas em Diriyah, o melhor início de sua carreira na Fórmula E e por tabela, o melhor início da história da Andretti no mundial de carros elétricos.
Dennis então entrou numa fase turbulenta: foram quatro provas sem marcar um ponto sequer, e parecia que novamente a Andretti ficaria apenas na promessa, já que Lotterer também não vinha conseguindo bons resultados.
Mas foi aí que a estrela do britânico voltou a brilhar. Foram cinco pódios seguidos, um quarto lugar seguido por uma vitória na rodada dupla em Roma, e Dennis chegou a sai corrida de casa na liderança do mundial e dependendo apenas de si para conquistar o título.
A conquista veio na primeira corrida do fim de semana em Londres, com um segundo lugar que lhe garantiu um lugar no hall dos campeões da Fórmula E. O primeiro título da Andretti na categoria.
Apesar da conquista, a Andretti quer mais: a equipe ficou em terceiro no mundial de construtores, e dos 252 pontos que conquistou durante a temporada, Dennis foi responsável por 229. Por conta disso, uma troca foi feita.
Lotterer deixou a Fórmula E, e para o seu lugar a Andretti trouxe o francês Norman Nato, que na temporada passada correu pela Nissan. Nato é experiente, e terminou o último mundial em boa fase, após um início complicado no time da montadora japonesa.
A Andretti confia que agora com a dupla Dennis/Nato, terá maiores chances de conquistar o título entre equipes. Obvio que o time fará de tudo para que Dennis tenha êxito em defender seu título. Mais do que nunca, a equipe norte-americana entra como favorita para um Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E.
Nome da equipe: Andretti Formula E Team
País de Origem: Estados Unidos
Sede: Indianapolis, Estados Unidos
Corridas disputadas: 116 eprix
Vitórias: 10
Pódios: 32
Pole Positions: 12
Nome do Piloto: Jake Dennis
País: Reino Unido
Número do carro: 1
Idade: 28 anos
Corridas disputadas: 47 eprix
Títulos: 1 (atual campeão)
Vitórias: 5
Pódios: 17
Pole Positions: 5
Pontos totais na Fórmula E: 446 pontos
Voltas rápidas: 7
Voltas na liderança: 190
Nome do piloto: Norman Nato
País: França
Número do carro: 17
Idade: 31 anos
Corridas disputadas: 33 eprix
Pódios: 2
Pole Positions: 0
Pontos totais na Fórmula E: 117 pontos
Voltas Rápidas: 1
Voltas na liderança: 36 voltas
Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
Fonte: On Board Sports