Projeto de robótica realizado em 2023 impactou alunos de escola pública do ABC
O Consórcio Sthem Brasil (Science Tecnologic Engeneering in Math) é uma rede que reúne diversas universidades e empresas privadas com o objetivo de investir na formação de professores e gestores, fortalecendo o engajamento e melhorando o aprendizado dos estudantes por meio das tecnologias educacionais.
Em 2023 a Fundação Santo André, por meio do Professor Rogério Vitalli, que ministra aulas nos cursos de Engenharia e Tecnologia, teve projeto selecionado para promover treinamentos para os professores da Escola Estadual Américo Brasiliense, de Santo André, para a utilização da robótica em sala de aula. O treinamento oferecido por Vitalli foi bastante assertivo e impactou cerca de 1000 estudantes de ensino fundamental numa região de alta vulnerabilidade social do ABC. Além disso, os professores receberam um Kit de Robótica e no final do ano os estudantes participaram de uma Feira de Robótica dentro do Campus da FSA.
“A tecnologia é uma grande aliada da educação. Nesse sentido, a robótica pode estimular diferentes aspectos e proporcionar ganhos para os processos de aprendizagem em sala de aula e despertar o estudante para as ciências exatas e suas aplicações práticas. A robótica educacional nada mais é do que o desenvolvimento de uma série de processos para que um robô execute um conjunto de instruções. Procuramos ajudar o aluno a construir o próprio conhecimento. Para isso, utilizamos kits formados por peças diversas, motores e sensores, que são controlados por uma placa, na qual os alunos podem programar o funcionamento dos robôs”, explica Vitalli.
Na área educacional é uma atividade prática que tem o objetivo de ajudar o aluno a construir o próprio conhecimento, através da realização de uma ação. Para isso, são utilizados materiais como kits prontos, próprios para essa finalidade. Na prática, esses kits são formados por peças diversas, motores e sensores, que são controlados por uma placa, na qual os alunos podem programar o funcionamento dos robôs montados.
O projeto foi selecionado entre os cinco primeiros colocados para receber recursos da Boeing através do Consórcio Sthem Brasil. A repercussão foi grande e para 2024 a Fundação Santo André participará da segunda fase do projeto que consistirá numa fase internacional de treinamento online para os professores oferecido pela Universidade do Arizona de junho a dezembro de 2024.
Com mais de 3 mil estudantes, o Centro Universitário Fundação Santo André é reconhecido nacionalmente com nota máxima 5 junto ao MEC e oferece uma ampla variedade de laboratórios e cursos em áreas como Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Maiores informações www.fsa.br
Serviço:
A Fundação Santo André fica na Avenida Príncipe de Gales 821, Santo André (SP).
Tels. (11) 4979-3300 e 4979-3333 (WhatsApp)
Professores da Fundação Santo André são indicados para a CONASQ
Os Professores Tasso Cipriano (titular) e João Carlos Mucciacito (suplente) foram indicados para representar durante o próximo biênio o Centro Universitário Fundação Santo André na CONASQ – Comissão Nacional de Segurança Química, órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente.
A Comissão Nacional de Segurança Química – CONASQ foi criada em 2000 e se posiciona como um fórum de debates sobre temas relacionados ao processo de gerenciamento de substâncias químicas e temas relacionados à segurança química, bem como de promoção de atividades integradas entre diferentes instituições, como organizações da sociedade civil, governo e academia.
Cipriano é professor de direito ambiental e Mucciacito é professor e mestre de Tecnologias Ambientais, ambos da Fundação Santo André. Ambos tomam posse de seus assentos imediatamente.