A Pirelli é a parceira oficial da edição de 2024 do F1 in Schools Italy, um desafio multidisciplinar em que equipes de estudantes trabalham juntas para projetar um carro de F1 em miniatura, movido a ar comprimido. A série italiana, agora em seu segundo ano, faz parte do campeonato F1 in Schools, uma iniciativa apoiada pela F1 que envolve escolas de 60 países ao redor do mundo e mais de um milhão de alunos. O objetivo da iniciativa é permitir que estudantes enriqueçam seus conhecimentos sobre assuntos STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e os aproximem do mundo da Fórmula 1 do ponto de vista técnico, estimulando assim o interesse por uma possível carreira profissional no motorsport.
Todos os modelos de carros, projetados pelos alunos usando sistemas CAD, são fabricados usando máquinas CNC e impressoras 3D, e contam com a marca da Pirelli nos “pneus”. A borda é personalizada com a reprodução gráfica dos pneus Pirelli P Zero, usados por carros reais de F1 na pista.
Assim como nos carros da vida real, a aerodinâmica dos modelos é testada primeiro virtualmente usando software de dinâmica de fluidos computacional e, em seguida, em um túnel de vento com fumaça. O teste consiste em lançar os modelos, equipados com cartuchos de ar comprimido, em uma reta de 24 metros, para assim determinar o design mais rápido.
A Pirelli organizou seminários online que os alunos poderão acompanhar nas próximas semanas para entender melhor como os pneus funcionam na Fórmula 1 e quais dados os engenheiros da empresa usam para desenvolver pneus para o campeonato mais prestigiado do mundo.
Mario Isola, head de Motorsport Pirelli: “Durante anos, a Pirelli tem sido uma apoiadora entusiasmada de projetos destinados a demonstrar para a geração mais jovem sobre as muitas oportunidades que o motorsport pode oferecer. Durante o campeonato, nossos engenheiros de pista frequentemente encontram grupos de jovens estudantes interessados em aprender mais sobre certos assuntos STEM, também para considerar uma carreira nas corridas. Ao ouvir as experiências dos membros da nossa equipe, esperamos que eles possam se inspirar para o que pode ser seu futuro profissional, em um ambiente estimulante e altamente competitivo que pode ser incrivelmente gratificante”.
A F1 in Schools Italy, nascida da colaboração entre a Innovation Farm e a Dallara, entra hoje numa fase crucial. As equipas participantes, compostas por um máximo de 6 alunos, vão enfrentar uma fase de qualificação no final de fevereiro, da qual sairá uma lista de possíveis finalistas nacionais. Os dois primeiros grupos poderão eventualmente representar o país na Final Mundial, no final de 2025.
@pirellibrazil @Pirelli_Br @pirelli_br @Pirelli
_______________________________________
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa