Um dos mais jovens pilotos do grid dominou a sessão classificatória deste sábado e marcou sua segunda pole na categoria. Rafael Suzuki foi o 12º e assegurou a primeira posição no grid da prova mais curta do fim de semana, largando ao lado do estreante Zezinho Muggiati

A Stock Car Pro Series conheceu seu primeiro pole position na temporada 2024. Com força e muita performance, Felipe Baptista dominou a sessão classificatória realizada na manhã deste sábado (02/03) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), liderou os três segmentos e assegurou pela segunda vez a posição de honra na principal categoria do automobilismo brasileiro. No Q3, o novo piloto da Crown Racing registrou 1min27s461 a bordo do seu Toyota Corolla #121 pouco antes de a chuva dar as caras em um mais tradicionais palcos do esporte a motor no Brasil.

Um dos mais jovens pilotos do grid, com 20 anos, Felipe vai largar na pole da corrida principal, de 50 minutos mais uma volta de duração, no domingo, e terá ao seu lado outro Felipe, Massa, na primeira fila. “Fazer a pole na Stock Car é uma das coisas mais difíceis. Quando dá certo, então é preciso comemorar muito. Muito contente por toda a equipe, por todo o trabalho. Agora é pensar na estratégia para a prova de logo mais, onde vamos tentar escalar o pelotão, e depois pensamos na corrida principal amanhã”, disse o jovem Baptista.

Mas a classificação deste sábado também definiu a ordem de largada da primeira corrida da temporada, a prova Sprint que acontece neste sábado, às 14h40. Pelo regulamento, o 12º melhor colocado na tomada de tempos tem o direito de partir na frente da corrida mais curta do fim de semana, com 30 minutos. Rafael Suzuki, em sua estreia com a TMG Racing, abre o grid logo mais em Goiânia e terá ao seu lado o rookie e atual campeão da Stock Series, Zezinho Muggiati, alçado à Stock Pro com o maior prêmio do automobilismo brasileiro, o equivalente a R$ 2,5 milhões, pagos ao dono do título da categoria de acesso.

Foi a estreia de um formato que aumenta ainda mais a importância de classificação, que definirá a ordem dos dois grids de largada do fim de semana. Para o Q1, os pilotos foram divididos em dois grupos: em cada um deles, os dez primeiros colocados avançaram para a segunda fase da sessão. Nesta parte, os oito melhores colocados partiram para definir o primeiro pole do ano. O resultado geral da classificação, com o grid invertido, será a ordem de largada da corrida Sprint, no sábado, a partir de 14h40.

Felipe Baptista domina — O novo contratado da Crown Racing repetiu a boa performance da sexta-feira e foi o mais rápido do primeiro grupo no Q1 com o tempo de 1min26s823. Também avançaram para a fase seguinte o atual campeão, Gabriel Casagrande, além de Ricardo Zonta, Rubens Barrichello, Julio Campos, o rookie Arthur Leist, Átila Abreu, Enzo Elias, Allam Khodair e o estreante Gabriel Robe. Nomes grandes, entretanto, foram eliminados, como Felipe Fraga, Cesar Ramos, Gianluca Petecof e Gaetano Di Mauro — o mais rápido do primeiro dia de treinos livres.

Entre os pilotos do grupo 2, o mais rápido foi o tricampeão Daniel Serra, que virou 1min27s423 como melhor tempo. Além do paulista de 40 anos recém-completados, passaram para o Q2 Lucas Foresti, Felipe Massa, Bruno Baptista, Rafael Suzuki, Thiago Camilo, Nelson Piquet Jr., Zezinho Muggiati, Cacá Bueno e Ricardo Maurício. Todos os três ‘rookies’ do grid, Leist, Robe e Muggiati, passaram para a segunda fase da classificação.

O Q2 consolidou o desempenho do Toyota Corolla #121 da Crown Racing, que novamente se colocou no topo da tabela de tempos com volta voadora: 1min26s867, a bordo do seu Toyota Corolla. A diferença para o segundo colocado foi bastante considerável, 0s422 para Ricardo Zonta. Felipe Massa foi o Chevrolet Cruze melhor colocado no Q2 e partiu para disputar a pole position, assim como Gabriel Casagrande, Bruno Baptista, Lucas Foresti, Daniel Serra e Ricardo Maurício. Rafael Suzuki foi o 12º posicionado e, por consequência, garantiu a primeira posição do grid da corrida Sprint de logo mais, às 14h40.

“É um consolo, de certa forma, por não ter ido para o Q3 e ter brigado pela pole até o fim. Mas também tem o mérito de ficar entre os 12 primeiros numa categoria de quase 30 carros, então não é fácil. Agora é trabalhar. Claro, queria largar na pole geral. Mas, já que não extraímos o melhor da performance que imaginávamos, uma pole da corrida Sprint é importante, é uma prova que vale muitos pontos, então é sempre bem-vindo”, disse o piloto do Chevrolet Cruze #8.

Depois de muito ameaçar, a chuva deu as caras na pista no fim da manhã de sábado em Goiânia. Mas antes da pista ficar molhada, Felipe Baptista cravou nova volta voadora e conquistou a pole position com o tempo de 1min27s461. O novo piloto da Crown Racing foi 0s225 mais rápido que o segundo colocado, Felipe Massa, antevendo um grande confronto de gerações na primeira fila do grid neste domingo.
Ricardo Maurício foi o terceiro mais rápido e vai compor no domingo uma segunda fila toda dos carros da Eurofarma RC. Daniel Serra largará da quarta posição, seguido por Ricardo Zonta e Lucas Foresti. Na defesa do seu título, Gabriel Casagrande parte neste sábado em sexto e em sétimo no grid da corrida principal, no domingo, lado a lado com Bruno Baptista.

Tem corrida neste sábado — Logo mais, a partir de 13h, os fãs terão uma grande novidade com a visitação aos boxes, que neste ano vai acontecer também aos sábados. O dia será completado com a primeira corrida Sprint da Stock Car, com largada prevista para 14h40.
O cronograma será completado no domingo. A visitação aos boxes está marcada para 10h, e pouco depois, ao meio-dia, os pilotos vão largar para a corrida principal do GP Wilson Fittipaldi Júnior.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok, Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 1, Goiânia, GP Wilson Fittipaldi Júnior
Corrida principal (domingo), grid de largada
1º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min26s867
2º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s407
3º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s723
4º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s696
5º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s289
6º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s659
7º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s581
8º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s586

Eliminados no Q2
9º – Julio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s736
10º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s856
11º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s874
12º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s891
13º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s895
14º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s900
15º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s947
16º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min28s038
17º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s056
18º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s082
19º – Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s298

Eliminados no Q3
20º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min30s205
21º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s822
22º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s861
23º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s882
24º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min27s909
25º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min27s920
26º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s209
27º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze) , 1min28s707
28º – Raphael Teixeira (ASR Competições/Chevrolet Cruze), 1min30s280

Corrida Sprint (sábado), grid de largada
1º –  Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
2º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
3º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
4º – Julio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)
5º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
6º-  Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
7º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
8º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
9º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
10º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
11º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
12º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla)
13º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
14º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
15º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)
16º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla)
17º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze)
18º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla)
19º – Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze)
20º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
21º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
22º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
23º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
24º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla)
25º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
26º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
27º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze)
28º – Raphael Teixeira (ASR Competições/Chevrolet Cruze)


GP Wilson Fittipaldi Jùnior, programação do fim de semana em Goiânia
Sábado, 2 de março

14h40 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 3 de março
10h00 – Visitação aos boxes
12h00 – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.