A ginecologista e obstetra Dra. Karen Morelli reforça os cuidados necessários e explica os principais tratamentos
Com a chegada do Março Lilás, diversas entidades e profissionais da saúde reforçam a importância da conscientização e do combate ao câncer do colo do útero. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), se trata do terceiro tipo de neoplasia mais incidente entre as mulheres. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 novos casos, isso é, uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Diante desse cenário, a ginecologista e obstetra Dra. Karen Morelli destaca a relevância dos cuidados necessários para prevenir e tratar essa doença que afeta milhares de mulheres todos os anos. “Antes de tudo, é fundamental que as mulheres estejam atentas aos exames de rotina, como o papanicolau, por exemplo, que pode identificar alterações precursoras do câncer e permitir o tratamento precoce”.
Além do exame preventivo, Dra. Karen também alerta para a importância da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). “O HPV é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero, assim, a vacinação é a forma mais eficaz de proteção contra o vírus. Lembrando que o imunizante deve ser aplicado tanto nas meninas, quanto nos meninos, prevenindo também o câncer de pênis”.
Tratamentos
Já no que diz respeitos aos tratamentos do câncer, Dra. Karen explica que eles podem variar de acordo com o estágio da doença. Quando descoberto no início, a intervenção pode incluir cirurgia para remoção do tumor, enquanto nas fases mais avançadas também podem ser necessárias quimioterapia e radioterapia. “O mais importante é seguir as orientações de prevenção e na manifestação de quaisquer sintomas sempre procurar ajuda médica”.
O Março Lilás, portanto, funciona como um lembrete para que todas as mulheres entendam a necessidade de sempre cuidar da sua saúde íntima. Com cuidados adequados e exames de rotina é possível reduzir significativamente o risco populacional da doença e garantir uma vida mais saudável e plena para cada vez mais mulheres.
Quem é Dra. Karen Morelli?
Médica especialista em saúde da mulher, a Dra. Karen Morelli é formada em Ginecologia e Obstetrícia pela PUC-SP, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO. A profissional também é aprimorada em Mastologia pelo IBCC, além de especialista em Imaginologia Mamária pelo CBR e preceptora da residência médica de radiologia em imaginologia mamária no HMCP da PUC-Campinas.
Dra. Karen Morelli ainda adquiriu Fellowship em Ginecologia Regenerativa no ano de 2022 e, atualmente, cursa pós-graduação em Ginecologia Integrativa, além de atender via agendamento médico em consultório particular.
Fonte: Brado Comunicação