São Bernardo foi destaque na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes. Com iniciativas inovadoras em diversos segmentos da gestão pública, a cidade foi reconhecida como a que mais submeteu projetos para avaliação. Realizada em parceria com o Instituto Aquila, a premiação tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar os governos municipais, com intuito de melhorar a realidade das cidades brasileiras.
O certificado de reconhecimento foi recebido pelo prefeito Orlando Morando em evento realizado na última terça-feira (23/11), em Brasília, com presença de outras importantes autoridades, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de vários ministros e do presidente do Grupo Bandeirantes João Carlos Saad.
“Esta é mais uma demonstração de que São Bernardo está colhendo frutos de todo o trabalho iniciado em 2017, quando começamos uma profunda transformação na cidade. É mais um reconhecimento de todos os projetos inovadores que colocamos em prática nas diferentes áreas da gestão pública e que posicionaram nossa cidade novamente como referência nacional”, explicou Morando.
MELHOR CIDADE PARA A INDÚSTRIA
No último dia 9 de novembro, a cidade já havia sido reconhecida como a melhor no Brasil para negócios na área industrial, segundo levantamento realizado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a Revista Exame. O ranking avalia municípios com mais de 100 mil habitantes, por meio da análise de dez diferentes indicadores. Com ampla política de incentivo à indústria, o município foi o único da região no Grande ABC a figurar no levantamento, ficando à frente de importantes polos produtivos, como Igarassu (PE) e Cubatão (SP).
DEMAIS PREMIAÇÕES
No início do ano, São Bernardo também já havia sido considerada o 7º melhor município do País no Índice de Cidades Empreendedoras 2020, elaborado pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O ranking elencou os dez maiores municípios brasileiros que reúnem as melhores condições para a abertura de negócios. No Estado de São Paulo, São Bernardo ocupa a 3ª colocação no levantamento.