O programa tem a proposta de manter o relacionamento de transparência com os seus visitantes e as comunidades do entorno das fábricas da companhia

A Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul – recebeu, na última quinta-feira (07), as comunidades do entorno da fábrica para participarem do programa Fábrica Aberta. Estiveram presentes moradores de Santo André, Rio Grande da Serra e vila de Paranapiacaba, além de um representante do CCC. Este foi o primeiro evento do ano com foco na comunidade, com o objetivo de abrir as portas para que os visitantes possam conhecer como a companhia atua no mais alto nível de qualidade e segurança e em harmonia com o meio ambiente.

 A visita foi coordenada por monitores especializados, que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas. O programa é considerado referência na indústria química e para o turismo industrial em geral.

A iniciativa visa promover a escuta ativa na busca de soluções para as necessidades das comunidades do entorno das unidades da companhia. “Nosso grande objetivo com o Fábrica Aberta é manter um relacionamento de transparência e diálogo com os visitantes e comunidades locais e mostrar abertamente nossa produção responsável e a priorização de práticas sustentáveis”, pontua Pedro Röhl, diretor da unidade de Santo André.

Aliado nessa relação de transparência e escuta ativa na comunidade, o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) é um importante canal de comunicação entre a Unipar e os moradores do entorno das fábricas. Ele é formado por voluntários que são moradores ou pessoas que atuam em diferentes áreas nas cidades e se reúne periodicamente para discutir e desenvolver projetos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente, sempre com um olhar voltado à conscientização, à preparação e treinamento das pessoas e fortalecimento de laços entre indústria e comunidade.

Para Edson Carvalho, membro do CCC, o programa Fábrica Aberta é de suma importância, pois há muita mistificação a respeito de como funciona uma indústria química. “As pessoas pensam que é sempre tudo negativo, mas quando viemos aqui e entendemos melhor todo o processo, vemos a importância da fábrica nas nossas vidas”, conclui.

“A visita foi muito interessante, pois pudemos ver como a empresa foca no cuidado, na prevenção de acidentes e do meio ambiente”, afirma Andrea Nascimento, moradora de Rio Grande da Serra.

 História do programa

Idealizado em Cubatão no final dos anos 80, o Fábrica Aberta se iniciou em um momento difícil para a indústria química global e para o município, que havia acabado de receber a alcunha de “cidade mais poluída do mundo” e foi alvo de duras críticas. 

Pensando em reduzir os impactos ambientais gerados pela cidade, a região iniciou uma ação ambiciosa e a Unipar decidiu inovar. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a companhia criou o Fábrica Aberta com o objetivo de mostrar o que fazia e que era possível produzir em harmonia com a natureza.

Em 2018, o programa passou a ser implementado nas unidades da Unipar em Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina). Atualmente a companhia é referência em sustentabilidade, investindo nas mais diferentes frentes que visam promover acesso ao saneamento e desenvolvimento humano.

 Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.