Competição de mountain bike conta pontos para o ranking mundial e será realizada entre 29 e 31 de março
A Avelar Sports divulgou as altimetrias das provas da etapa de Itabirito (MG) da Internacional Chayoang Estrada Real. A competição de mountain bike, que vale pontos para o ranking mundial, será disputada entre os dias 29 e 31 de março, sempre no Morro do Cristo.
Assim como aconteceu na etapa de Arcos, no início de março, Itabirito terá provas de XCC na sexta-feira (29), XCO no sábado (30) e XCM no domingo (31). As provas de XCC da sexta-feira são muito curtas, com altimetria desprezível. Nessa modalidade, os atletas andarão por 20 minutos e depois darão mais uma volta de 2 km.
Nas provas de XCO, os ciclistas irão competir em uma altimetria que varia entre 1086 e 1168 metros. Nessa modalidade, a pista terá quatro metros, e os atletas darão entre uma e sete voltas, dependendo da categoria. Os homens do Elite (profissional) darão sete, contra cinco das mulheres do Elite. Importante destacar que o número de voltas pode variar de acordo com o colégio de comissários. As provas de XCO têm o formato olímpico. Inclusive, elas valem pontos para os Jogos de Paris-2024.
No domingo, os atletas terão os percursos mais longos, afinal, é o XCM, a maratona. No percurso reduzido (45 km), os ciclistas irão pedalar entre 863 e 1165 metros. Já no completo (58), dedicado aos atletas de Elite e E-bike, a altimetria irá variar entre 864 metros e 1308 metros.
“Estamos muito felizes em retornar para Itabirito. É uma cidade que nos recebe sempre muito bem, tanto público quanto prefeitura. E ter a presença de atletas estrangeiros engrandece ainda mais o nosso evento”, conta Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.
Presença de grandes nomes do MTB
A etapa de Itabirito da Internacional Chayoang Estrada Real terá a presença de grandes nomes do mountain bike nacional. Letícia Cândido, que venceu a prova de XCM (Elite) em Arcos, é uma das atrações entre as mulheres. Ela é da equipe Houston Bike Team
Outra atração feminina é Hercíia Najara, da Estilo Ventura/Trek Brasil. Ela chega com confiança em alta após cair da bike e mesmo assim faturar o primeiro lugar da prova de XCO (Elite) em Arcos. As duas atletas estarão “em casa” porque moram na região de Itabirito.
Entre os homens, o mineiro José Gabriel, o paulista Luiz Cocuzzi e o baiano Ulan Galinski são alguns dos confirmados. O segundo venceu a prova de XCC, enquanto o terceiro levou a melhor no XCO. Outro grande nome é o australiano Sam Fox, campeão australiano de mtb.
Inscrições, retirada de kits e calendário da Internacional Chayoang Estrada Real
As inscrições já estão encerradas. Quem já as fez, deve retirar os kits no local das provas. A retirada começa na quinta-feira (28), das 13h às 18h. Na sexta-feira, das 08h30 às 18h. No sábado, das 07h às 18h. Já no domingo, das 07h às 09h. São esperados cerca de 1.200 atletas, entre amadores e profissionais.
Cronograma
Na sexta-feira (29), as largadas dos atletas Elite (profissionais) serão às 16h e 16h30 para mulheres e homens, respectivamente.
Já no sábado (30), os homens do Elite vão largar às 14h, enquanto as mulheres sairão cinco minutos depois. No Domingo de Páscoa (31), o público acompanhará as corridas de maratona, que são as mais longas. Todas as categorias, profissionais ou amadoras, largarão às 9h30. Algumas categorias farão o percurso reduzido, de 45 km, enquanto outras atuarão no completo, com 58 km.
Transmissões ao vivo
https://www.youtube.com/live/Z5ImZpkq0pM?si=Q5DP2NtKmb5NuUu0
Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real – Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
Mais Avelar Sports
A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.
Fonte: On Board Sports