Gastronomia é considerada referência do setor na Região
“Algumas ruas de Santo André, e na Região, atualmente, têm nomes que eram de antigos proprietários de restaurantes e hospedarias. São sobrenomes de famílias tradicionais, descendentes de italianos, portugueses e outras nacionalidades. Desde então, a nossa atividade demonstra a sua importância e reconhecimento na cidade. Portanto, essa lembrança é a homenagem, em nome do segmento, que destacamos neste 8 de abril, no aniversário de 471 anos de Santo André”, conta o presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Beto Moreira.
O Sehal foi fundado em 12 de julho de 1943 e consta da ata do livro de abertura os nomes de associados como José Colleoni, João Perrella, Pedro Darré, Paulo Gardesani, Arthur Fuzari, Giovani Lunardi, Olinto Cassetari, Simões & Ferreira, LOU Wing San, Jacinto Gasparini, Maria F. Maziero, Orlando Marchetti, Francisco Rovai, Guilherme Lorenzini, Pedro Francucci, entre tantos outros, que eram donos de bares e pousadas em Santo André e outros locais da Região.
“São nomes que, com certeza, trazem uma história interessante ou um significado especial. Era e é até hoje um orgulho! Geralmente, as referências são ligadas a pessoas importantes. Vale destacar que temos no sindicato esse fato curioso relacionado às denominações”, comenta Beto Moreira.
Referência
Do passado ao presente, o setor continua a demonstrar sua força econômica, sendo considerado importante polo gastronômico na Região, de acordo com o dirigente.
“Desde pequenos estabelecimentos às grandes redes chegaram à cidade e vêm somar aos negócios tradicionais e já consolidados. Temos atraído interesse de empresários nessa área, e isso acarreta desenvolvimento econômico e geração de renda”, considera.
Ele destaca a qualidade das casas, dos investidores e da pujança do município. “O eixo da Rua das Figueiras e seu entorno, a avenida Portugal, Lino Jardim e Bairro Assunção são endereços muito bem frequentados e atrai a atenção de investidores”, afirma.
Sobre o Sehal
Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.