Feira Agroecológica e Solidária, a Afrofeira e o Projeto Feira Feira ocorrem nesta quinta (11/4), na Feira Noturna da Praça da Moça, e prosseguem em toda a segunda quinta-feira do mês
Nesta quinta-feira (11/4), durante a Feira Noturna da Praça da Moça, que acontece das 16h às 21h, mais três comércios vão funcionar simultaneamente no local: a Feira Agroecológica e Solidária, a Afrofeira e o Projeto Feira Feira.
A iniciativa da Prefeitura visa movimentar o centro de Diadema com mais uma atividade que envolva gastronomia, artesanato e cultura, alinhada com a venda de produtos encontrados na feira livre e alimentos agroecológicos.
Outro objetivo é ajudar promover renda aos empreendedores populares, que fizeram cursos ofertados por programas da Prefeitura ou que já atuam como artesãos.
A maioria deles é morador de Diadema e os grupos solidários aos quais pertencem são assistidos pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (IPEPS). A incubadora é gerida pela Casa da Economia Solidária, setor ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Muitas opções de compras
Para quem for amanhã à Praça da Moça, as opções de compras serão diversas. Lá serão encontrados hotifrútis, peixes, comidas típicas e temperos na Feira Noturna, assim como, artesanatos, comidinhas, hortaliças, chás e ervas aromáticas na Feira Agroecológica Solidária.
Os alimentos da Feirinha Solidária são produzidos por plantadores urbanos de Diadema e os vegetais vêm das 33 hortas comunitárias, do Programa Agricultura Urbana da Prefeitura, onde o cultivo é feito com adubação orgânica.
Na Afrofeira serão oferecidos produtos inspirados na referência afro – bijuterias, vestimentas, acessórios, comidas e serviços, entre os quais o de trancista – e no Projeto Feira Feira mais gastronomia, objetos de decoração, moda e arte, confeccionados por artistas de locais e de outras cidades da região.
Músicas de Belchior
Outra atração, amanhã, na Praça da Moça será a música. A partir das 19h, a banda Galos de Noite & Quintais fará apresentação de diversas canções do Belchior. O show será uma homenagem ao artista, que continua ícones da MPB e que deixou como legado, a beleza e a criatividade nas letras e músicas que compôs.
A realização das diversas feiras permanecerá no centro de Diadema e ela acontecerá todas as segundas quintas-feiras do mês, dentro da Feira Noturna da Praça da Moça.
O mix de feiras fortalece a atividade econômica dos pontos de economia e a iniciativa de realizá-las ao mesmo tempo foram de três secretarias: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Cultura.
A ação conta, ainda, com apoio do Polo Cosmético, da Coordenadoria para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial (CREPPIR) e da diretoria de Participação Popular.