O que faz?

O projeto Stand Up para Mulheres tem como objetivo levar a comédia feminina para públicos de mulheres que não costumam ocupar os locais convencionais de shows como teatro, bares e comedys. Ao levar comediantes com textos autorais com a perspectiva feminina sobre os mais diferentes aspectos da vida como relacionamentos, trabalho, saúde e família, a iniciativa busca promover colocar a narrativa feminina como protagonista. Assim, pela identificação do público o projeto quer gerar o riso, mas também a reflexão de que nossas histórias felizes, tristes e atrapalhadas são tão importantes quanto as narrativas masculinas que a sociedade nos inunda a todo instante em diferentes meios da arte e da mídia.

É indiscutível que riso gera inúmeros benefícios para a saúde física e mental como já foi comprovado em estudos científicos. A comédia stand up promove esse riso a partir da contação de histórias e ouvir histórias ajuda no processo de autoconhecimento, elaboração emocional, gera empatia, reflexão. Levar histórias cômicas para mulheres sobreviventes de situações traumáticas ou que se encontram em situação de cárcere, ambas buscando recalcular rotas para uma vida saudável e próspera é uma forma de contribuir com as ações que os espaços que recebem o projeto já fazem. Fazê-lo de forma voluntária também é uma oportunidade de exercer uma consciência cidadã.

 

Quem Somos?

O Stand Up para Mulheres, projeto criado pela comediante Paula Simões, é um show de comédia stand up com elenco inteiramente feminino que habitualmente circula em espaços de acolhimento de meninas e mulheres, escolas, penitenciárias e fundação CASA femininas. Neste projeto de circulação, os shows serão realizados em Centros Culturais e Casas de Cultura de regiões que possuam Centros de Referência da Mulher, acompanhado de um banner e flyers informativos que ficarão em exposição nestes espaços no período que antecede ao show. Esta é uma forma de celebrar uma parceria longeva do projeto com a Coordenação das Mulheres da Prefeitura de São Paulo e divulgar para outras mulheres esses espaços locais que são equipados para acolhê-las tanto em situação de violência, quanto com atividades de formação e construção cidadã.

Fazem parte do projeto as comediantes Paula Simões, Marcela Galvão, Ana Viegas, Luana Farnezi, Lilia Limonada e demais comediantes convidadas que já passaram pelo projeto como Romina Marbella, Amanda Massaro, Maria Silvia do Nascimento, Monique Terra, Cintia Rosini, Tina Santos, Tatá Mendonça, Márcia Fever, Érica Ferrer, Paula Cancian e Vera Sampaio.

 

Sobre o Club Rotary Barra Funda – Patrocinador do projeto

O Rotary Club de São Paulo – Barra Funda, desde 1967, atua em projetos voltados para desenvolver a sociedade, estimulando conhecimento e preparação do indivíduo para superar seus limites e crescer, social e profissionalmente.  Cabe destacar alguns projetos como o Banco de Leite  Humano da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, projeto em parceria com outros rotary clubs, A Corrente do Bem ( multiplicação de boas ações individuais), o 5 Horas pela Paz ( estimulo às pessoas movimentarem seus contatos para ajudarem pessoas e instituições que necessitem de qualquer sorte de doações), Projeto Ryla ( desenvolvendo a liderança juvenil em parceria com a EE Alarico Silveira) , Projeto RUMO ( ensinando sobre as profissões e mercado de trabalho para alunos do ensino médio, também em parceria com a EE Alarico Silveira), A Corrente do Amor ( distribuição de marmitex às pessoas em situação de rua ( desde o início da pandemia ), Stand-Up  para Mulheres em situação de vulnerabilidade ( em parceria com a Produtora Paula Simões), Palavras Mágicas ( estímulo às crianças para utilizarem os termos “Obrigado”, “Por favor”, “Com licença” entre outros, em parceria com o Instituto Maurício de Souza e apoio da FIESP e Ministério da Família), o Encontro da Paz ( seminário ministrado em parceria com o programa  He for She da ONU Mulheres, com participação de membros do Ministério Público Estadual, OAB, dentre outros, ministrando palestras e debates sobre a violência contra a Mulher, a violência contra o idoso, a violência contra crianças e adolescentes; em parceria com o Rotaract Club de São Paulo – Barra Funda, o projeto de jogos educativos sobre organização do Estado e competências  dos cargos  e poderes do estado brasileiro, a ser implementado a partir de 2024, nas escolas de ensino médio.

Redes Sociais

https://www.instagram.com/standupparamulheres/

Fonte:Sem Paredescultural

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.