Responsável por 40% do faturamento da Halipar, a rede é a principal receita da holding,
que administra outras três marcas

O Griletto, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em grelhados, celebra 20 anos de fundação. Criada em Itu por Ricardo José Alves, atualmente CEO do grupo, o Griletto chegou ao mercado com a proposta de levar comida caseira e rápida às praças de alimentação dos shoppings. Hoje, responsável por 40% do faturamento da Halipar, a rede é a principal receita da holding (que também administra Montana Grill, Jin Jin e Croasonho) e prevê ultrapassar 200 unidades até o fim de 2025.

 

Referência em franquia de alimentação e reconhecido com 13 Selos de Excelência em Franchising, o Griletto, ao longo das últimas duas décadas, se adaptou e se reinventou para enfrentar a concorrência, os avanços da tecnologia, os altos e baixos da economia, as mudanças de comportamento do consumidor e uma crise sanitária que impactou profundamente o segmento. A marca viu sua credibilidade e solidez crescer após a criação da Halipar, em 2015, que resultou em maior poder de negociação com fornecedores e shoppings, melhora na logística e aprimoramento no suporte aos franqueados. “O Griletto hoje integra um grupo de marcas reconhecidas pela excelência de seus produtos e pelo potencial de negócio para quem deseja empreender. Isso foi construído a partir de um olhar atento às demandas dos franqueados e desejos e necessidades dos nossos consumidores”, conta Alves, que possui oito lojas próprias do Griletto. “Isso me permite ter um maior entendimento do dia a dia da operação”, completa o CEO da Halipar.

 

No ano em que completa 20 anos, o Griletto começa a implantar um novo projeto visual das lojas, com design mais leve, intuitivo e funcional, pontos de comunicação digital e autosserviço bem definidos e situados como pontos focais, o que facilita a leitura das informações de cardápio e ofertas, além de uma paleta de cores mais leve, com destaque para a área de happy hour.

 

História

Quatro anos depois de sua criação em Itu, o Griletto transformou-se em franquia, com uma primeira unidade em Araraquara; hoje, conta com, aproximadamente, 150 lojas em 14 estados brasileiros, transformando-se em uma das maiores redes de grelhados do país.

 

Alves sempre carregou consigo a paixão pelos negócios e, desde pequeno aprendeu o valor do trabalho: cresceu ajudando a cuidar da padaria da família, em Mairinque, cidade do interior de São Paulo, atendendo a clientes e participando de toda a operação, desde o preparo dos pães até o atendimento no caixa. Aos 13 anos, ao lado de um amigo, empreendeu pela primeira vez: um carrinho de hambúrgueres e cachorros-quentes para serem vendidos na porta de uma discoteca aos fins de semana.

 

Posteriormente, o carrinho de lanches foi vendido. Uma moto usada como parte do pagamento foi a porta de entrada para um novo empreendimento: aos 18 anos, Ricardo deu a motocicleta para comprar um açougue, completando o valor da compra com os lucros. Os açougues na região de São Roque prosperavam até o momento em que os supermercados entenderam que vender carnes seria um bom negócio, trazendo os restaurantes como clientela. “Daí, surgiu a ideia de vender a própria carne para o consumidor final, nascendo, assim, o primeiro Griletto em Itu, em 2004”, conta Alves.

 

Nossa proposta era levar comida caseira e rápida, um nicho novo e que entrava para competir de frente com as variadas alternativas de fast food nas praças de alimentação. Produtos e pratos tão democráticos que, hoje, embora parte de uma rede com reconhecimento de grandes players do setor, têm, em operadores locais, a principal concorrência. Além de termos como grande diferencial a proximidade com os franqueados, também oferecemos alimentos feitos na hora, justamente para dar o sabor que o consumidor deseja e merece”, detalha o fundador da rede.

 

Cardápio

O Griletto conta com um cardápio diversificado, com contrafilé, picanha e salmão, além de parmegianas de carne e frango. Há pratos “Express”, com cortes tradicionais, que acompanham arroz, feijão, salada e fritas ou purê de batata; já na linha “Direto da Grelha”, os clientes podem escolher os acompanhamentos, que incluem legumes e massas; a categoria “Tempero Brasileiro” é repleta de pratos com sabor de brasilidade; as parmegianas têm um espaço especial, incluindo a Parma Veggie, e a subcategoria Mamma Mia, que conta com um delicioso Pappardelle; já a “Top Griletto” apresenta pratos com proteína, arroz, feijão e fritas; e uma seleção de saladas, acompanhadas por uma proteína, é encontrada na linha “Levíssimo”. A rede conta, ainda, com uma seleção de sobremesas, com “brigadeirão”, banoffee, torta holandesa e La Mus.

 

Sobre o Griletto

Completando 20 anos em 2024, o Griletto é a maior rede do Brasil especializada em grelhados e parmegianas. Atualmente, são cerca de 150 lojas franqueadas em diferentes regiões do país. A marca já recebeu 13 Selos de Excelência em Franchising, conferidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), incluindo em 2023. O Griletto oferece um cardápio variado, para todos os gostos e bolsos, com opções que vão desde grelhados, parmegianas e massas a pratos lights, porções e tábuas para compartilhar, além de sobremesas. Em 2023, a rede recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

 

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 62 Selos de Excelência em Franchising.

 

Fonte: WGO Comunicação

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