Atuação da entidade regional abriu semana de imersão dos alunos da disciplina Observatório de Políticas Públicas

Alunos da disciplina Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) iniciaram nesta segunda-feira (29/4), no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, uma série de encontros com órgãos públicos e prefeituras da região.

O objetivo da ação é promover para os universitários uma imersão de estudos nas políticas públicas desenvolvidas no Grande ABC em áreas como saúde, mobilidade urbana, meio ambiente, segurança pública, políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, entre outras.

Aproximadamente 50 estudantes do curso coordenado pelo professor Lúcio Najib Bittencourt estiveram presentes na sede do Consórcio ABC para conhecer dados territoriais e socioeconômicos detalhados das sete cidades e políticas públicas pensadas, articuladas e desenvolvidas em âmbito regional pelo órgão responsável pelo planejamento integrado dos municípios da região.

Na abertura do encontro, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, apresentou o histórico da fundação da entidade regional, criada em 1990, e as principais realizações ao longo das últimas décadas, graças à articulação conjunta dos municípios.

Em seguida, representando a Diretoria de Programas e Projetos do Consórcio ABC, as coordenadoras Lívia Rosseto, Juliana Cavasini da Silva e Maria Gracely Batista Marques, a Graça, detalharam a estrutura organizacional da entidade e destacaram a atuação dos Grupos de Trabalho (GTs).

Entre as conquistas do Consórcio ABC ao longo das últimas décadas, foram apontoadas a construção e manutenção da rede de piscinões pelo Governo do Estado, a instalação dos hospitais estaduais Mário Covas, em Santo André, e Regional Serraria, em Diadema, a implementação de unidades da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) na região, a instalação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a expansão do Polo Petroquímico de Capuava.

O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou a importância da semana de imersão promovida pela universidade federal. “É fundamental aproximar a academia da administração pública. Neste encontro, pudemos mostrar aos alunos uma série de políticas públicas planejadas em conjunto e colocadas em prática em nossa região”, afirmou Aroaldo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.