Circuito Sesc de Artes, Cine São Paulo Itinerante Caedu, Bike Cine e o aniversário da Cia. de Danças de Diadema estão entre as atrações da primeira quinzena de ma
A programação cultural da primeira quinzena de maio em Diadema está repleta de eventos para todos os públicos. Os destaques serão o Circuito SESC das Artes, Cine São Paulo Itinerante Caedu e Bike Cine, no CEU das Artes; o aniversário da Cia. de Danças de Diadema, no Teatro Clara Nunes e o Quilombo Memória, nos centros Culturais Diadema e Serraria.
Para quem gosta de teatro, a sugestão é a montagem “Subtexto, de Carlos Veloso e Elenco” no Teatro Clara Nunes. Se sua preferência é por encontros intelectuais, vale a pena conferir o “Abolifake”, uma reflexão sobre o racismo, na Biblioteca Olíria de Campos Barros.
Os centros culturais de Diadema contam com intensa programação e todos os eventos podem ser conferidos no link https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/.
Confira a programação de 1 a 15 de maio (sujeita a alterações):
04/05 – Sábado
CIRCUITO SESC DE ARTES 2024
No dia 04 de maio, a Praça CEU das Artes receberá o Circuito Sesc de Artes 2024, das 14h às 18h, com atividades gratuitas para todas as idades de artes visuais, tecnologia, cinema, circo, dança, teatro, literatura e música!
Local: CEU das Artes (Av. Afonso Monteiro da Cruz, 241 – Jardim União)
Dê uma olhada na programação:
OFICINA ATELIÊ SERIGRÁFICO: ÁRVORES PAULISTAS (Artes Visuais)
Com Quiosco Cultural
Ateliê aberto com o tema “Árvores Paulistas”, no formato de vivência artística com serigrafia, no qual os participantes experimentam diversas técnicas de impressão, misturadas com Natural Print e intervenções com pintura em pincel e rolinho, criando suas próprias combinações.
OFICINA SILHUETAS ANIMADAS (Cinema)
Com Leila Monségur
A partir de contação de histórias, os participantes criarão silhuetas articuladas inspiradas em Lotte Reiniger, pioneira do cinema de animação, para manipular no teatro de sombras de caixa de papelão e criar animações com seus celulares, em um processo individual e em grupo, sob orientação da artista visual e animadora Leila Monségur.
MEDIAÇÃO DE LEITURA: RIO QUE CONTA E CANTA (Literatura)
Com Coletivo Cafuzas
O Coletivo traz um diálogo entre a leitura e o brincar, em um longo tecido com a imagem de um rio, com diversos livros com a temática dos elementos da natureza, porém com a diversidade do acervo, caracterizando a ação de mediação de leitura. O público será convidado para rodas de cantigas, brincadeiras que retratam o universo da água, como peixe vivo e a canoa virou, e para explorar os livros espalhados pelo cenário.
DJ K-MINA (Música)
Camila Mina, mais conhecida como DJ K-Mina, teve seu envolvimento com a música logo na infância por influência de seu pai, que é músico. Sempre apaixonada por Black Music, traz o melhor do gênero nacional e internacional, além de brasilidades, samba rock, afro beat, pop e hip hop com muito carisma e alto astral.
BOOGIE-SE (Dança)
Com Coletivo Elektras Boogie
O Coletivo traz um showcase com dinâmicas práticas e lúdicas de danças urbanas, trabalhando o diálogo e a troca com o público, resgatando a interação, o dançar em coletivo das danças sociais e a lógica das populares rodas de dança no contexto urbano, as cyphers. Usam como ferramentas de dança, diversão e artes danças como Robot, Animation, Wave e Popping.
MÚSICAS EM PARARATIMBUM (Teatro)
Com Os Geraldos
Onze atores apresentam um espetáculo com canções ao vivo com uma trilha sonora baseada em ritmos brasileiros como samba, coco e baião. Compostas, em sua maioria, pelo ator, cantor e diretor musical da obra Everton Gennari, as músicas compõem uma dramaturgia inspirada na jornada do herói.
–Horário: 20h (Dança)
“Força Fluída” de JaeDuk Kim – Livre
Com a Companhia de Danças de Diadema
Direção Geral: Ana Bottosso / Coreografia: Jaeduk Kim (Coreia do Sul)
O fluxo natural vem da natureza. O fluxo da respiração está de acordo com a natureza. Qual é a força que flui? O que faz o forte fluir?
– “Fôlego” de Rafaela Sahyoun – Livre
Com o Balé da Cidade de São Paulo
Direção Artística: Alejandro Ahmed / Concepção e Coreografia: Rafaela Sahyoun
Nesta apresentação, Rafaela Sahyoun se debruça na urgência de criar pulso. A eletricidade nos corpos emergentes das atualizações presentes no espaço, da resistência de tempos sombrios à ação de transformação coletiva. Dramaturgia de força propulsora e sensorial, contágio e negociação de desejo, evocando o erotismo de estar vivo.
Local: Teatro Clara Nunes (R. Graciosa, 300 – Centro)
05/05 – Domingo – 18h (Dança)
“Subtexto” de Carlos Veloso e Elenco – 12 anos
Com a Companhia de Danças de Diadema
Direção Geral: Ana Bottosso / Concepção Coreográfica e Dramatúrgica: Carlos Veloso
Odisseia corpórea que explora o enigma e a complexidade das emoções não ditas e mergulha na complexa tapeçaria emocional do silêncio humano. Explora como a retenção dos sentimentos pode gerar manifestações somáticas e revela as consequências de manter palavras e emoções aprisionadas.
Local: Teatro Clara Nunes (R. Graciosa, 300 – Centro)
04/05 – Sábado – 10h (Encontro)
Escola Aberta: Feira de Troca de Livros na ETEC Juscelino Kubitschek – Livre
Com o objetivo de conectar leitores e promover o acesso sustentável à leitura, a Feira de Troca de Livros integra a programação do “Escola Aberta” da ETEC Serraria. Para participar, basta comparecer ao local, com livros em bom estado de uso e realizar a troca por aqueles que mais te interessar.
Local: Centro Cultural Serraria (R. Guarani, 735 – Conceição)
CINE SÃO PAULO ITINERANTE CAEDU
Nos dias 07, 08 e 09 de maio, a Praça CEU Das Artes receberá exibições de filmes nacionais e internacionais de grande sucesso, contando com cinco sessões durante cada dia para todas as idades. O projeto é uma iniciativa da Caedu, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo (PROAC), idealizado pelo Porto Cult com apoio da Projetos Com Incentivo. Os ingressos são individuais, gratuitos e serão distribuídos diariamente a partir das 7h30. Também serão oferecidos gratuitamente ao público pipoca e refrigerante para acompanhar a sessão. Confira a programação:
07/05
08h – Wish
10h – Elementos
14h – Scoobydoo O Filme
16h – A Pequena Sereia
19h – Minha Mãe é Uma Peça 3
Local: CEU das Artes (Av. Afonso Monteiro da Cruz, 241 – Jardim União)
08/05
08h – Encanto
10h – Mundo Estranho
14h – Trolls 3
16h – Mansão Mal Assombrada
19h – Tô Ryca 2
Local: CEU das Artes (Av. Afonso Monteiro da Cruz, 241 – Jardim União)
09/05
08h – Trolls 3
10h – Era Do Gelo 4
14h – Lightyear
16h – Minha Mãe é Uma Peça 3
19h – Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
Local: CEU das Artes (Av. Afonso Monteiro da Cruz, 241 – Jardim União)
08/05 – Quarta-Feira – 09h, 10h30 e 11h30 (Dança)
Bailando Em Família
Os alunos da oficina de dança infantil trarão um integrante de sua família para participar de uma aula com a Professora Carol Piovani e o Professor Carlos Veloso, além de convidar a todos para assistir uma pequena apresentação de ballet no equipamento cultural.
Local: Centro Cultural Taboão (Av. Dom João VI, 1393 – Taboão).
09/05 – Quinta-Feira
– Horário: 09h (Encontro)
Mulheres Em Processo de Criação – 16 anos
Um workshop em que Cleide Mariano e Lilian Nina compartilham os saberes entre mulheres usando como base e inspiração a releitura psicológica de Clarissa Pinkola, do conto “Sapatinhos Vermelhos”, e integram as linguagens: literatura, dança, teatro e artes plásticas
Local: Centro Cultural Nogueira (R. Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira)
– Horário: 14h
NÃO SE ENQUADRE! – Livre
A exposição, realizada pelo grupo de oficina do CAPS, convida a todos a mergulhar e problematizar questões sobre arte, saúde mental, liberdade, vida e loucura, utilizando a expressão artística como uma potente ferramenta de inclusão social e promoção da saúde. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 02/06.
Local: Espaço Cândido Portinari (Rua Graciosa, 300 – Centro)
– Horário: 16h
Sempre na segunda quinta-feira do mês, a Praça da Moça reunirá quatro feiras em uma só: a Feira Noturna, a Feira Agroecológica e Solidária, a Afrofeira e o Projeto Feira Feira. Neste mês, às 19h, teremos o show de Rodrigo Ramos, um músico de Diadema com mais de duas décadas de trajetória, que garantirá a animação de todos.
Local: Praça da Moça
10/05 – Sexta-Feira – 14h (Teatro)
Las Poderosas e As Diferenças Sociais – 14 anos
Direção: Jurandir de Souza e Mônica Rodrigues
Uma fábula onde mulheres tentam se livrar do machismo, do racismo e de tudo que reduz a igualdade, driblando o etarismo e as opressões com a pergunta social “as diferenças só geram conflitos ou podem ser algo bom?”.
Local: Centro Cultural Eldorado (Av. Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 41 – Eldorado)
3ª EDIÇÃO REGGAE CULTURAL
11/05 – Sábado – a partir das 11h (Música)
Para celebrar o Dia Nacional do Reggae, a Secretaria de Cultura, em parceria com o Coletivo Reggae, realizará uma série de atividades destinadas tanto ao público infantil quanto aos adultos.
Para as crianças, o evento contará com pintura facial e oficina de carimbo com folhas secas. Já os adultos poderão desfrutar de uma aula de lamb aeróbica, oficina de jardinagem e, durante o evento, uma Sound System apresentará um repertório da cultura reggae.
O espetáculo contará com apresentações das bandas Ideal Roots, Guerreiros de Judá, Arrujah, Sintropia Reggae e Tempo de Revolução.
Local: Parque Pousada Dos Jesuítas (R. Professora Vitalina Caiaffa Esquivel – Centro)
– Horário: 13h (Cultura Popular)
Feira Feira – Variedades Culturais & Artísticas & Artesanais & Gastronômicas – Livre
Projeto que reúne expositores da cidade e região, oferecendo uma variedade de artes, artesanatos, moda, acessórios, itens usados, desapegos, serviços e gastronomia, além de apresentações e intervenções artísticas.
Local: Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300 – Centro)
– Horário: 19h (Teatro Adulto)
Teatro Em Foco: Laboratório de Cenas Curtas – 14 anos
Grupos da cidade são convidados pela Câmara Setorial de Artes Cênicas para realizar uma troca de experiências e apresentações de cenas curtas ou processos de criação com o objetivo de fomentar o debate e fortalecer a cena local. Além disso, haverá uma apresentação dos trabalhos em processo dos grupos das oficinas de teatro dos Centros Culturais.
Local: Centro Cultural Serraria (R. Guarani, 790 – Serraria)
– Horário: 19h30
Há Som Entre Amigos – Livre
Reencontro de músicos que homenageiam bandas nascidas nos anos 1980 e marcaram o cenário cultural da cidade, como o Grupo Eros, Vilson Moreno, Tem Japonês No Choro e Furiosa na Folia. O repertório conta com canções da MPB e clássicos de grandes orquestras da época.
Local: Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300 – Centro)
13/05 – Segunda-Feira – 14h (Contação de Histórias)
Dona Isabel, Que História é Essa? – Livre
Os mediadores Mestre da Lapa e Angelina Souza apresentam, de forma lúdica, o outro lado da história da Princesa Isabel, uma grande heroína que criou uma lei que abolia a escravidão.
Local: R. Bernardo Lôbo, 263 – Vila Nogueira
14/05 – Terça-Feira – 14h (Encontro)
Mulheres Em Processo de Criação – Livre
Um workshop em que Cleide Mariano e Lilian Nina compartilham os saberes entre mulheres usando como base e inspiração a releitura psicológica de Clarissa Pinkola, do conto “Sapatinhos Vermelhos”, e integram as linguagens: literatura, dança, teatro e artes plásticas.
Local: Centro de Memória de Diadema (Av. Alda, 277 – Centro)
15/05 – Quarta-Feira
– Horário: 09h e 14h (Dança)
Bailando em Família – Livre
Os alunos das oficinas de dança trarão um integrante de sua família para participar de uma aula, além de convidarem a todos para assistir uma pequena apresentação de ballet dos alunos do equipamento cultural.
Local: Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras (R. Eduardo de Matos, 159 – Campanário)
– Horário: 10h (Dança)
Bailando Em Família – Livre
Neste evento, que ocorre todos os anos no mês de maio, os alunos das oficinas de dança trazem um integrante de sua família para participar de uma aula com a Professora Noemi, além de convidarem a todos para assistir uma pequena apresentação de ballet dos alunos do equipamento cultural.
Local: Centro Cultural Nogueira (R. Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira)
– Horário: 14h (Contação de Histórias)
Dona Isabel, Que História é Essa? – Livre
Os mediadores Mestre da Lapa e Angelina Souza apresentam, de forma lúdica, o outro lado da história da Princesa Isabel, uma grande heroína que criou uma lei que abolia a escravidão.
Local: Centro Cultural Serraria (R. Guarani, 790 – Serraria)
– Horário: 19h (Encontro Literário)
Abolifake – 12 anos
Uma palestra com Weber Lopes, sociólogo e historiador, que abordará como a ideologia do racismo foi um elemento significativo para manter a escravização dos africanos no Brasil, há mais de três séculos, e sobre os processos que culminaram na abolição da escravatura, em 1888.
Local: Biblioteca Olíria de Campos Barros (Rua Graciosa, 300 – Centro)