Maratona com Arte também terá grandes shows gratuitos na Marina da Glória
A Maratona do Rio vai além das cinco distâncias disputadas. O maior festival de corridas de rua da América Latina também é cultura e a Maratona com Arte traz essa vertente artística para o evento.
Um dos maiores símbolos da Maratona do Rio são os tênis gigantes. Representando o modelo Adizero Adios Pro 3, da adidas, eles começaram a ser pintados em galpões pelos artistas Davi Baltar, Ju Angelino, Criz Silva, Lolly e Rafael Doria.
No dia 1º, no Aterro do Flamengo, rolou um treinão de 4k e 8k, em parceria com a adidas Running, seguido de uma live painting onde as cinco obras foram finalizadas.
Até o dia 12, os tenisões estarão expostos ao público em cinco pontos da cidade: Boulevard Olímpico, Mirante do Leblon, Engenhão, Quebra-Mar e Enseada de Botafogo. Depois, entre 13 e 26/5, eles poderão ser apreciados na Estátua Luiz Gonzaga (Centro de Tradições Nordestinas), no Complexo Esportivo da Rocinha, no Maracanã, na Praça Jerusalém (Ilha do Governador) e na Praça do Pontal (Praia do Recreio).
Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual o IDOMED faz parte, destaca o compromisso de ambas as organizações em gerar um impacto positivo para o desenvolvimento da cultura, saúde e esporte no Brasil.
“A Maratona do Rio é um exemplo vivo de como esporte, cultura e cidadania podem coexistir em harmonia. O evento não só celebra o atletismo, mas também promove uma mensagem de saúde e bem-estar, além de envolver a comunidade de diversas formas. Estamos orgulhosos de apoiar essa iniciativa que reflete os valores que promovemos”.
Segundo Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED, o evento vai além da competição. “Como representantes de uma escola de medicina que apoia a Maratona com Arte, estamos cientes da importância de promover a cultura e o esporte como pilares de um estilo de vida saudável. Esse evento é uma excelente maneira de inspirar as pessoas a cuidar do corpo e da mente, além de incentivar a criatividade na nossa cidade”.
“A Maratona do Rio abraça, respira e conversa com a cidade de várias formas. E acreditamos que levar cultura, além, claro, do esporte, ajuda a propagar a mensagem de vida saudável e bem-estar que acreditamos”, disse Jued Andari, diretor de Esportes da Dream Factory.
Shows confirmados e muito mais
Após a exposição na rua, todas as obras estarão na Casa Maratona, no Village e no Bosque, que ficam na Marina da Glória. É na Marina também onde está localizado o palco Maratona com Arte, que vai receber muitos nomes de peso da nossa música, em shows gratuitos e abertos ao público.
O DJ Marlboro vai tocar na quinta (30/5), o bloco Chora Me Liga é atração no sábado (1º/6) e o ex-Barão Vermelho Rodrigo Santos se apresenta no domingo (2/6). A Orquestra Circônica faz shows na abertura da Casa Maratona e também anima a entrega de kits de quarta a sexta-feira. Outras atrações ainda serão divulgadas pelo perfil oficial da Maratona do Rio.
A Maratona com Arte também vai oferecer uma Oficina de Grafite para 40 alunos da rede municipal da Escola Ubaldina Dias Jacaré, em Campo Grande. Em junho, as turmas do 6º ano terão uma aula teórica sobre técnicas e história do grafite no Brasil e no mundo, além da parte prática, quando os alunos terão a oportunidade de participar da pintura de um painel no muro da própria escola.
A Maratona com Arte é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, XP, Instituto Yduqs e IDOMED por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Secretaria de Esporte e Lazer.
Sobre a Maratona do Rio
A Maratona do Rio 2024 conta com Patrocínio Master das marcas Águas do Rio, I Love Prio, Michelob Ultra e Claro, essas duas últimas por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A marca esportiva oficial é a adidas, e a Gatorade é hidratador oficial. O suplemento oficial é a Z2 Foods e patrocínio da XP. A agência de turismo oficial é a Eventos܂com܂br. A Maratona do Rio conta ainda com a parceria da Granado, Fotop, Yopp Óculos Esportivos, além Apoio Institucional da Prefeitura do Rio. O festival é uma produção da Spiridon e Dream Factory.
Fonte: InPress