Tripulação líder do campeonato registrou o melhor tempo desta quinta-feira. Entre os LMGT3, o espanhol Daniel Juncadella foi o mais rápido do dia com o Corvette Z06 LMGT3.R #82 da TF Sport
Terceira etapa da temporada 2024 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps abriu o cronograma de atividades de pista nesta quinta-feira (9 de maio) com duas sessões de treinos livres de 90 minutos cada. Foi um dia intenso, e todos os 37 carros do grid completaram número significativo de voltas em uma das pistas mais famosas do mundo e presente no calendário do campeonato desde seu primeiro ano, 2012. Na classe Hypercar, o melhor tempo ficou com a Porsche Penske Motorsport, que lidera o Mundial com o Porsche 963 #6 pilotado por André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor. Estre virou 2min04s162 no início da segunda sessão e posicionou a equipe na frente. No período da manhã, a volta mais rápida ficou com a Ferrari AF Corse. Antonio Fuoco cravou 2min05s690 com a Ferrari 499P #50, pilotada também por Miguel Molina e Nicklas Nielsen.
A classe LMGT3 também viu duas fabricantes diferentes na liderança dos treinos livres. O experiente espanhol Daniel Juncadella foi o mais rápido da primeira sessão e também do dia com o Corvette Z06 LMGT3.R #83 da equipe TF Sport, tripulado também por Hiroshi Koizumi e Sébastien Baud. Em sua melhor passagem, Juncadella anotou 2min20s885. A segunda atividade foi liderada pelo Lexus RC F LMGT3 #78 da Akkodis ASP Team. O austríaco Clemens Schmid marcou 2min21s257 como melhor tempo, seguido muito de perto pela tripulação feminina da Iron Dames, com a belga Sarah Bovy registrando o melhor tempo do Lamborghini Huracan LMGT3 #85, enquanto Valentino Rossi foi o responsável por colocar a BMW M4 #46 do Team WRT na terceira colocação no período da tarde.
Ferrari e Corvette lideram pela manhã — O primeiro treino livre do fim de semana foi dominado pela Ferrari AF Corse, que marcou 1-2 entre os Hypercars. Além da volta mais rápida do período, registrada por Antonio Fuoco, Antonio Giovinazzi virou 2min06s831 na sua passagem mais rápida, a 1s141 do primeiro tempo, para consolidar as duas primeiras posições para a escuderia italiana.
Destaque entre os Hypercars também para a Lamborghini Iron Lynx, que cravou o terceiro lugar pelas mãos de Daniil Kvyat, que virou 2min06s998 a bordo do SC63 #63. A Alpine Endurance Team também andou bem na atividade e assegurou o quarto melhor tempo com Nicolas Lapierre, que virou 2min07s020 com o Alpine A424 #36. A Ferrari colocou seu terceiro Hypercar no grupo dos cinco primeiros com o chinês Yifei Ye, que registrou 2min07s087 com a 499P #83 da AF Corse.
Na LMGT3, a grande marca do primeiro treino foi o equilíbrio de forças, com seis marcas diferentes nas seis primeiras posições. Coube ao espanhol Daniel Juncadella a melhor volta da sessão. Com o Corvette Z06 LMGT3.R #82 da TF Sport, o piloto marcou sua melhor volta em 2min20s885, 0s3 mais rápido que o italiano Davide Rigon com a Ferrari 296 LMGT3 #54 da Vista AF Corse. Daniel Mancinelli colocou o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 da Heart of Racing em terceiro lugar, seguido pelo Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 da Iron Dames pilotado por Michelle Gatting. O top-5 foi completado pelo piloto local Maxime Martin com a BMW M4 LMGT3 do Team WRT.
Companheiro de equipe do brasileiro Nicolas Costa, o suíço Grégoire Saucy colocou a McLaren 720S LMGT3 Evo #59 da United Sports na sexta colocação com o tempo de 2min22s035. E Augusto Farfus posicionou a BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT na oitava posição com 2min22s275.
Porsche faz volta mais rápida — Os melhores tempos vieram no segundo treino. Logo nos primeiros minutos, Kévin Estre anotou 2min04s162 com o Hypercar Porsche 963 #6 líder do campeonato. Outros quatro carros também quebraram a barreira dos 2min05s, intransponíveis pela manhã: a Ferrari 499P #50 com Fuoco e o tempo de 2min04s283; o Cadillac V-Series.R #2 de Alex Lynn, em 2min04s341; o Toyota GR010 – Hybrid #7 com Kamui Kobayashi ao volante e 2min04s883 como volta mais rápida; e o Porsche 963 #12 pilotado por Callum Ilott, da Hertz Team JOTA, que registrou 2min04s956 em sua melhor passagem.
As colocações foram mantidas até o fim da sessão, em um cenário de muito equilíbrio, onde os três primeiros Hypercars foram separados por meros 0s179.
Entre os LMGT3, coube ao austríaco Clemens Schmid, chamado de última hora para substituir Timur Boguslavskiy, registrar o tempo de 2min21s257 para liderar a sessão na categoria. Contudo, a marca foi um pouco acima do estabelecido por Dani Juncadella pela manhã. O espanhol foi o quarto mais rápido da tarde, tendo sido superado também por Valentino Rossi, dono da melhor volta da tripulação do BMW M4 LMGT3 #46 do Team WRT. Destaque novamente para a Iron Dames, que nos minutos finais garantiu o segundo melhor tempo do treino livre 2 com a belga Sarah Bovy e o tempo de 2min21s372.
Companheiro de equipe de Nicolas Costa, James Cottingham virou 2min22s784 com a McLaren da United Autosports, terminando em 12º, e o indonésio Sean Gelael acelerou durante a maior parte da sessão com a BMW M4 guiada também por Augusto Farfus e Darren Leung para ficar em 17º na classe, uma posição atrás da tripulação líder do campeonato, formada por Klaus Bachler, Joel Sturm e Aliaksandr Malykhin a bordo do Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92 da Manthey PureRxcing.
“Foco na classificação e na corrida” — Nicolas Costa descreveu o maior desafio encontrado neste início de jornada em Spa-Francorchamps. “Os treinos foram bem interessantes. A pista está tendo uma degradação de pneu bem maior do que antecipamos, não só para o nosso carro, mas para todos os outros. Então, estamos estudando estratégias diferentes nos dois carros para tentar chegar em um caminho para ir”, disse o carioca de 32 anos.
“Fomos bem no primeiro treino. Agora é importante continuarmos trabalhando no foco para a classificação amanhã, mas o mais importante é a corrida, que será muito longa”, complementou o piloto da United Autosports.
A programação desta sexta-feira em Spa-Francorchamps prevê mais um treino livre, a partir de 6h, enquanto as sessões classificatórias e Hyperpole começam às 9h45. A largada da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps está marcada para 8h (horário de Brasília) de sábado.
O BandSports transmitirá a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps pela TV por assinatura e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Nestes, a transmissão começa às 7h30 de sábado. Por meio do seu canal no YouTube, o site Grande Prêmio também transmitirá a prova ao vivo na íntegra. Na sexta-feira, o canal também exibe ao vivo o treino livre, às 5h50, e a sessão classificatória que vai definir o grid de largada, a partir de 9h35.
TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps
Treino livre 1
Hypercar (top-10)
1º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 2min05s690, 34 voltas
2º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 2min06s831, 38 voltas
3º- Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Andrea Caldarelli (ITA) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 2min06s998, 36 voltas
4º – Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, 2min07s020, 34 voltas
5º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 2min07s087, 34 voltas
6º – Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, 2min07s180, 30 voltas
7º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 2min07s393, 37 voltas
8º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 2min07s522, 33 voltas
9º – Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 2min07s580, 27 voltas
10º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Jules Gounon (FRA) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 2min07s633, 33 voltas
LMGT3 (top-10)
1º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 2min20s885, 33 voltas
2º – Davide Rigon (ITA) / T homas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 2min21s220, 31 voltas
3º- Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 2min21s387, 32 voltas
4º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 2min21s886, 27 voltas
5º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 2min21s940, 33 voltas
6º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 2min22s035, 27 voltas
7º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 2min22s090, 29 voltas
8º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 2min22s275, 31 voltas
9º – José María López (ARG) / Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 2min22s306, 31 voltas
10º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUT) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 2min22s308, 33 voltas
Treino livre 2
Hypercar (top-10)
1º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 2min04s162, 33 voltas
2º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 2min04s283, 36 voltas
3º- Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, 2min04s341, 23 voltas
4º – Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 2min04s883, 36 voltas
5º – Will Stevens (GBR) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 2min04s956, 32 voltas
6º – Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, 2min05s098, 37 voltas
7º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 2min05s640, 36 voltas
8º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 2min05s706, 29 voltas
9º – Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 2min05s981, 34 voltas
10º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 2min06s070, 35 voltas
LMGT3 (top-10)
1º – Arnold Robin (FRA) / Clemens Schmid (AUT) / Ritomo Miyata (JAP) – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, 2min21s257, 28 voltas
2º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 2min21s372, 19 voltas
3º- Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 2min21s745, 32 voltas
4º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 2min21s756, 31 voltas
5º – José María López (ARG) / Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 2min21s762, 27 voltas
6º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, 2min22s033, 31 voltas
7º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, 2min22s178, 30 voltas
8º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUT) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 2min22s230, 32 voltas
9º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 2min22s259, 23 voltas
10º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Joshua Caygill (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 2min22s270, 31 voltas
Programação da etapa (horário de Brasília)
Sexta-feira, 10 de maio
06h00 – Treino Livre 3
09h45 – Classificação e Hyperpole LMGT3
10h30 – Classificação e Hyperpole Hypercar
Sábado, 11 de maio
08h00 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps
FIA WEC, temporada 2024
Hypercar:
Campeonato de Pilotos (top-5):
1º – André Lotterer, Kévin Estre, Laurens Vanthoor: 56 pontos
2º – Kamui Kobayashi, Mike Conway, Nyck de Vries: 40
3º – Frédéric Makowiecki, Matt Campbell, Michael Christensen, 39
4º – Callum Ilott, Norman Nato, Will Stevens: 27
5º – Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen: 25
Campeonato de Fabricantes (top-5):
1º – Porsche: 57 pontos
2º – Toyota: 48
3º – Ferrari: 31
4º – BMW: 17
5º – Alpine: 15
LMGT3
Campeonato de Pilotos (top-5):
1º – Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm, Klaus Bachler: 54 pontos
2º – Augusto Farfus, Sean Gelael, Darren Leung: 37
3º – Alex Riberas, Daniel Mancinelli, Ian James: 37
4º – Maxime Martin, Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy: 36
5º – Clément Mateu, Erwan Bastard, Marco Sørensen: 24
NÚMEROS GERAIS
Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus
CATEGORIA LMGT3
Carros: 18
Equipes: Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey PureRxcing, D’Station Racing
CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19
Equipes: Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition
MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein
Sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA
O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.
Siga no X (ex-Twitter) @fiawec, Instagram em @fiawec_official e “curta” FIA WEC no Facebook – www.facebook.com/fiawec
Site oficial – www.fiawec.com
Site oficial: https://fiawecsaopaulo.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/fiawec_saopaulo/
Facebook: https://fiawecsaopaulo
Fonte: Mais Brasil