Rally de regularidade de automóveis clássicos será realizado de 21 a 26 de maio
A décima edição do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras, a maior e mais importante competição do MG Club do Brasil, terá como troféus para os pilotos e navegadores vencedores de cada categoria uma reprodução dos capacetes usuais do início do século XX impressa em 3D.
“O banner do rally é um carro esporte conversível dos anos 1930. Naquela época, usavam-se capacetes recobertos de couro e viseiras sobre os olhos, exatamente como mostra o troféu”, explica Américo Nesti, presidente do MG Club do Brasil.
Esse tema foi usado nos troféus do Rallye Internacional de Angra dos Reis realizado pelo MG Club do Brasil em 2006. Mas, desta vez, o troféu foi produzido com resina para impressão 3D e pintado manualmente, em processo conduzido por Antônio Carlos Herrmann de Andrade, autor do banner da 1000 Milhas e dos adesivos que os carros participantes levarão.
A 1000 Milhas Históricas Brasileiras será válida como terceira etapa do CBR – Campeonato KIA de Rally de Regularidade Histórica da temporada 2024, da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos.
Os cerca de 30 inscritos até agora dividem-se entre as categorias Clássica, APP, Livre e Turismo.
A Clássica tem quatro modalidades: para veículos fabricados até 1960; entre 1961 e 1970; entre 1971 e 1980; e de 1981 a 1994. Nos mais antigos poderão ser usados cronômetro, calculadora e aplicativo do tipo GPS para hodômetro e velocímetro. Nas outras modalidades poderão ser utilizados apenas cronômetro e calculadora.
Na categoria APP, para veículos produzidos até 1999, podem ser usados até dois celulares com aplicativos. E na categoria Livre, para carros feitos até 1999, estão liberados quaisquer equipamentos de navegação.
A categoria Turismo, que reúne carros fabricados a partir do ano 2000, ou em qualquer ano, foi criada para quem deseja conhecer o universo do rally de regularidade de clássicos, ou apenas passear, e não faz parte da competição.
Começa no Iguatemi – A programação da 1000 Milhas Históricas Brasileiras será iniciada em 21 de maio, terça-feira, com vistoria técnica e adesivação dos carros no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo.
A primeira das quatro provas por estradas paulistas, fluminenses e mineiras terá início na manhã de 22 de maio, quando os carros partirão um a um do posto Petrobras no km 29,5 da rodovia Ayrton Senna, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista.
A última prova será realizada no sábado, 25. O domingo é livre para os participantes aproveitarem os encantos do Vale do Paraíba, onde fica o Hotel Resort Clube dos 500, que será a base do rally, em Guaratinguetá (SP).
As inscrições continuam abertas. Informações completas sobre a 1000 Milhas Históricas Brasileiras e orientação para inscrição estão disponíveis na página do rally no site do MG Club do Brasil (www.mgcbr.com.br).
O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem patrocínio e apoio da KIA Brasil, Allog Brasil, Liqui Moly Brasil, Iguatemi São Paulo e Brunelli Veículos Antigos.
Fotos: MG MGB Roadster 1969, Puma GTE 1977 e Volkswagen Santana 1995 são alguns dos carros inscritos para a edição 2024, aqui em imagens da 1000 Milhas Brasileiras 2023.
Fonte: LetraNova Comunicação