A Hertz Team JOTA venceu pela primeira vez na classe Hypercar com a dupla formada por Callum Ilott e Will Stevens. E a Manthey EMA levou a melhor na LMGT3 com Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin. Brasileiro Nicolas Costa terminou em quinto, no seu melhor resultado no Mundial de Endurance
A temporada 2024 do FIA WEC segue entregando grandes corridas. Terceira etapa do calendário, a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps foi disputada neste sábado (11 de maio) e proporcionou muitas emoções, momentos surpreendentes, nuances e variáveis da primeira à última volta. A Ferrari AF Corse flertou com a vitória na classe Hypercar e chegou até a despontar como candidata a formar dobradinha, mas riu melhor quem riu por último e a Porsche conquistou a vitória na Bélgica. Desfalcada de Norman Nato, a equipe-cliente Hertz Team JOTA surpreendeu e triunfou com os britânicos Will Stevens e Callum Ilott a bordo do Porsche 963 #12. A marca alemã completou 1-2 com o carro #6 da Porsche Penske Motorsport guiado por Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor. Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen terminaram em terceiro com a Ferrari 499P #50, fechando o pódio.
A classe LMGT3 foi muito disputada e até a volta final foi impossível prever o resultado. O brasileiro Nicolas Costa chegou a liderar a corrida, até a última hora viu o McLaren 720S Evo #59 da United Autosports com chances reais de terminar na frente e finalizou a prova em quinto — seu melhor resultado no FIA WEC — correndo ao lado de Grégoire Saucy e James Cottingham. O primeiro lugar ficou com o Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91 da Manthey EMA, pilotado por Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin.
Quase sem combustível, o Porsche 911 #92 da Manthey Pure Rxcing, com o trio líder do campeonato formado por Klaus Bachler, Joel Sturm e Aliaksandr Malykhin, ficou em segundo lugar. O top-3 foi completado pelo Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60 da Iron Lynx, pilotado por Franck Perera, Matteo Cressoni e Claudio Schiavoni. A BMW M4 #31 do Team WRT, do brasileiro Augusto Farfus, abandonou a corrida depois de o indonésio Sean Gelael ter sido envolvido em forte acidente com o Hypercar Cadillac #2 pilotado por Earl Bamber.
Proton e Iron Dames protagonizam início — Duas punições foram anunciadas na noite de sexta-feira e mexeram com a primeira fila das classes Hypercar e LMGT3. A Ferrari 499P #50, que largaria na pole position, foi excluída da sessão classificatória por ter apresentado peso abaixo do mínimo. O mesmo aconteceu com o McLaren 720S Evo #95 da United Autosports, que largaria em segundo na LMGT3 e teve de sair do fim da fila após a punição.
A prova teve uma largada limpa e foi o primeiro ato de uma corrida que mostrou pilotos muito combativos, como o francês Julien Andlauer, que passou o Cadillac guiado por Alex Lynn na Eau Rouge e passou a pressionar Frédéric Makowiecki pela liderança. Foi o prenúncio de um verdadeiro show de ultrapassagens. Com Sarah Bovy ao volante do Lamborghini Huracan #85, a Iron Dames manteve a liderança na LMGT3 com 12s de frente para o segundo colocado, James Cottingham com o McLaren 720S Evo #59 da United Autosports.
Antes do fim da primeira hora, Andlauer passou Makowiecki e colocou a Proton na liderança, enquanto a Ferrari 499P #51, guiada por Antonio Giovinazzi, deixou o Porsche 963 #6 para trás e assumiu a terceira posição depois de ter largado em décimo. Sarah Bovy já aplicava mais de 30s de vantagem para Cottingham entre os LMGT3.
Com uma hora e meia de corrida, um incidente acabou com as jornadas do BMW M4 #46, então pilotada por Ahmad Ah Harthy e tripulada também por Valentino Rossi e Maxime Martin, e do Porsche 963 #38 de Phil Hanson, Jenson Button e Oliver Rasmussen, em cenário que definiu o acionamento do safety-car. A Ferrari 499P #51 estava na segunda posição, só atrás do Porsche 963 #99 da Proton. Na LMGT3, as ‘Damas de Ferro’ seguiam bem à frente da McLaren pilotada por Cottingham.
Brasileiro na liderança — O longo safety car, acionado para a reconstrução do guard-rail após a batida, neutralizou a diferença da Iron Dames para os demais carros. No momento do pit-stop e da troca de pilotos, a United Autosports fez um trabalho melhor nos boxes e colocou a McLaren na frente depois de Nicolas Costa assumir o volante.
As voltas seguintes trouxeram o duelo entre Nicolas e Rahel Frey. A suíça chegou a fazer a ultrapassagem, mas o carioca reassumiu a liderança na sequência da batalha. Logo depois, Frey superou Costa de forma definitiva para colocar novamente as ‘Damas de Ferro’ em primeiro lugar. Já a BMW M4 LMGT3 #31 conseguiu subir bem no grid na base da estratégia e chegou ao top-5 com Sean Gelael ao volante.
A chance de vitória do Porsche 963 #5 foi pelos ares depois que Michael Christensen escapou na curva Blanchimont e abandonou no momento em que a corrida havia chegado a três horas de duração. Neel Jani mantinha o Porsche 963 #99 na liderança entre os Hypercars, seguido pelas Ferrari AF Corse de James Calado, com a 499P #51 em segundo, e Miguel Molina a bordo da #50 após o carro ter largado da 19ª e última posição na classe.
A sequência da prova trouxe duas grandes batalhas por liderança: na LMGT3, Nicolas Costa pressionou Rahel Frey na batalha entre McLaren e Lamborghini pelo primeiro lugar, enquanto Neel Jani lutou para segurar o Porsche #99 da Proton Competition contra um aguerrido James Calado.
O britânico fez a ultrapassagem e enfim colocou a Ferrari na liderança. Com mais um ciclo de paradas concluído, a Ferrari #51 confirmou a primeira posição entre os Hypercars, e Nicolas Costa tirou proveito da estratégia acertada da United Autosports e reassumiu a dianteira na LMGT3. Por sua vez, a Iron Dames caiu para terceiro lugar após Rahel Frey ser ultrapassada por Morris Schuring, a bordo do Porsche 911 #91 da Manthey EMA. Augusto Farfus, ao volante da BMW M4 #31, já era o quarto, entrando na luta pelo pódio.
Acidente muda história — Antes de fazer mais um pit-stop e ser substituído por Grégoire Saucy, Nicolas Costa foi ultrapassado por Morris Schuring e Rahel Frey. Mesmo em terceiro, o brasileiro ainda tinha chances reais de pódio na LMGT3.
Um forte acidente na reta Kemmel envolvendo o Cadillac #2 de Earl Bamber, que se chocou com a BMW M4 #31, então pilotada por Sean Gelael, levou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha. Foi uma interrupção que durou quase duas horas, em situação que mudou a história da corrida.
Quando restavam nove minutos para dar as seis horas regulamentares de disputa, o diretor de prova Eduardo Freitas anunciou, de forma inédita, que todo o tempo de interrupção da corrida seria reaplicado em bandeira verde. Assim, a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps foi retomada com uma hora e 44 minutos para o seu desfecho, primeiramente sob regime de safety-car antes da relargada com bandeira verde.
Foi a deixa para as equipes aproveitarem o carro de segurança e jogar com as estratégias de pit-stop, o que impactou na luta pela vitória nos Hypercars e na LMGT3 e abriu muitas possibilidades. Se a Ferrari parecia com o triunfo na mão e dobradinha encaminhados antes do acidente, quem assumiu a liderança foi o Porsche 963 #12 da Hertz Team JOTA guiado por Callum Ilott na reta final.
Quase oito horas depois da largada, Callum Ilott e Will Stevens confirmaram uma inesperada vitória para a Hertz Team JOTA. A Porsche completou dobradinha em Spa-Francorchamps com o #6 guiado por Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, da Porsche Penske. E a Ferrari completou um pódio de sabor agridoce com o carro que se recuperou depois de ter largado em 19º: Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen fecharam em terceiro. A definição da vitória na LMGT3 durou até a volta final antes de Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin cruzarem a linha de chegada na frente com o Porsche 911 GTR LMGT3 #91 da Manthey EMA.
Meta atingida — Nicolas Costa conquistou seu melhor resultado no que é ainda o início de trajetória no FIA WEC. E ainda que admita ter esperado mais neste sábado, sobretudo pelas circunstâncias da corrida, o sentimento é positivo.
“Chegamos muito perto do pódio e até mesmo da vitória, então ficou aquela sensação do ‘quase’. Mas [o top-5] era a meta da equipe. Tínhamos certeza de que nosso carro estava pronto para brigar pelas melhores posições, e isso se confirmou”, disse o carioca de 32 anos.
Um dos momentos que Costa destacou foi ter comandado a corrida, na esteira do duelo travado contra Rahel Frey, da Iron Dames. “Foi muito bom ter liderado a prova, e com certeza isso reforçou a sensação de que nosso trabalho está dando resultados, que podemos sonhar com uma vitória neste ano de estreia do carro e meu também neste campeonato, que é muito difícil”, concluiu.
Após a realização da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, o Campeonato Mundial de Endurance se prepara para voltar a acelerar na prova de resistência mais emblemática do planeta. Quarta etapa da temporada 2024, as 24 Horas de Le Mans serão disputadas entre 15 e 16 de junho. A corrida será transmitida ao vivo pelo BandSports na TV por assinatura, integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band, no aplicativo Bandplay e também no canal do site Grande Prêmio.
TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps
Hypercar, classificação final (top-10)
1º – Will Stevens (GBR) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 141 voltas em 5h57min31s542
2º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, a 12s363
3º- Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, a 1min14s020
4º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, a 1min17s710
5º – Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, a 1min26s326
6º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, a 1 volta
7º – Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, a 1 volta
8º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, a 1 volta
9º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Jules Gounon (FRA) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team
10º – Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, a 2 voltas
LMGT3, classificação final (top-10)
1º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 130 voltas em 5h58min41s599
2º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, a 1s298
3º- Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, a 9s863
4º -Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, a 27s064
5º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, a 31s337
6º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, a 40s814
7º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, a 1min02s770
8º – Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Giorgio Roda (ITA) – Ford Mustang LMGT3
#88, Proton Competition, a 1min07s879
9º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, a 1min14s601
10º – Arnold Robin (FRA) / Clemens Schmid (AUT) / Ritomo Miyata (JAP) – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, a 1 volta
NÚMEROS GERAIS
Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus
CATEGORIA LMGT3
Carros: 18
Equipes: Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing
CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19
Equipes: Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition
MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein
Sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA
O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.
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Fonte: Mais Brasil