Além da vitória geral da prova neste sábado, paulista da W2 Racing ProGP triunfou também entre os “rookies”. Arthur Gama e Gustavo Frigotto, ambos da Artcon Racing, completaram o pódio
Enzo Bedani viveu um sábado (18) praticamente perfeito no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Na Corrida 1 da segunda etapa da temporada 2024 da Stock Series, o paulista de 16 anos levou o carro #98 da W2 Racing ProGP ao primeiro lugar em uma corrida onde liderou todas as voltas e ainda cravou a volta mais rápida da prova. A disputa no início desta tarde começou com pista seca, mas a chuva deu as caras e impôs mais um desafio aos pilotos da categoria de acesso. Nem assim a vitória de Bedani foi ameaçada. O jovem ainda consolidou o triunfo entre os “rookies”, faturando assim dois troféus nesta tarde.
Líder do campeonato e pole position na Corrida 2, que será realizada neste domingo, Arthur Gama cruzou a linha de chegada na segunda posição com o carro #09 da Artcon Racing. O gaúcho de 18 anos tentou pressionar Bedani nas voltas finais para buscar a vitória, mas terminou 1s276 atrás. No pódio, Arthur levou a bandeira do Rio Grande do Sul.
O top-3 foi completado por outro piloto da Artcon Racing. Gustavo Frigotto completou sua terceira corrida seguida entre os três primeiros depois de ter sido declarado terceiro lugar nas provas 2 e 3 da etapa de Interlagos. Bruna Tomaselli, da Garra Racing Team, foi a quarta colocada, enquanto o novato Alfredinho Ibiapina, da W2 Racing ProGP, terminou em quinto.
Bedani festejou a jornada bem-sucedida no oeste paranaense. “Fui pouco ameaçado na corrida, mas mesmo assim foi muito difícil por conta da chuva. Ainda não tínhamos andado no molhado, nem aqui e nem em lugar algum. Dificultou um pouco, mas também tornou a disputa mais divertida, especialmente para o público. Amanhã largo em segundo e com um potencial muito bom”, declarou o vencedor do dia na Stock Series.
Como foi a corrida — Sob a ameaça da chuva em Cascavel, mas ainda com pista seca, Bedani aproveitou a primeira posição no grid da Corrida 1 — conquistada na sessão classificatória, em que, por regulamento, a segunda volta mais rápida de cada piloto determinam o alinhamento da prova de sábado — e manteve a dianteira, seguido por Guto Rotta e Bruna Tomaselli, que travou disputa com Arthur Gama. Contudo, a catarinense foi punida em 5s em razão de um incidente envolvendo os dois.
Mas ainda no começo da prova a chuva resolveu dar as caras de vez e tornou a disputa como um todo imprevisível. Kaká Magno e Vinícius Papareli anteciparam a ida para os boxes para colocar pneus de chuva, enquanto o restante dos competidores seguiu na pista. Quem permaneceu enfrentou muitos problemas para segurar o carro na pista.
A direção de prova acionou o safety-car em razão de incidentes na pista, como entre Akyu Myasava e Mathias de Valle. O cascavelense levou 20s de punição, mas foi um dos competidores a abandonar a prova. Bedani era o líder, com Bruna Tomaselli em segundo e Arthur Gama em terceiro.
A bandeira verde foi acionada novamente na abertura da volta 10, e os pilotos tiveram pela frente o desafio de controlar seus carros com pneus slicks em trechos onde o asfalto ainda se apresentava molhado. Bedani sustentou a liderança, enquanto Gama pressionou Bruna na luta pelo segundo lugar até conseguir fazer a ultrapassagem após acionar o push-to-pass na reta dos boxes.
Gama tentou buscar Bedani nas voltas finais da corrida, mas o paulista segurou a pressão para conquistar sua primeira vitória na temporada e a segunda da carreira na Stock Series. Gustavo Frigotto foi o terceiro após ultrapassagem em cima de Tomaselli, que mesmo após os 5s de punição finalizou em quarto lugar. Alfredinho Ibiapina conseguiu um lugar no top-5, seguido por Hugo Cibien, Erick Schotten, Mathias de Valle, Vinícius Papareli e Kaká Magno em décimo lugar.
Gama mantém liderança — Com os resultados deste sábado, Arthur Gama continua na frente no campeonato e soma agora 106 pontos, contra 90 de Bedani, segundo colocado. Frigotto subiu para terceiro e tem 78 tentos, seguido por Felipe Barrichello Bartz, com 72. Alfredinho Ibiapina fecha a relação dos cinco primeiros colocados.
A segunda etapa do campeonato será concluída no domingo pela manhã com mais duas provas. A Corrida 2 tem largada prevista para 9h35, enquanto a terceira e última prova da rodada acontece a partir de 10h15.
A Stock Series tem transmissão ao vivo do canal oficial da Stock Car no YouTube, BandSports, canais SporTV, Motorsport.tv, canal do Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, MAVTV Brasil, MAVTV América do Norte, Portal High Speed e Parc Fermé, com narração em italiano.
Stock Series, temporada 2024
Etapa 2, Cascavel, corrida 1
1º – Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), 22 voltas em 27min07s667
2º – Arthur Gama (Artcon Racing), a 1s276
3º – Gustavo Frigotto (Artcon Racing), a 2s510
4ª – Bruna Tomaselli (Garra Racing Team), a 7s990
5º – Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), a 9s272
6º – Hugo Cibien (W2 Racing ProGP), a 11s030
7º – Erick Schotten (W2 Racing ProGP), a 11s173
8º – Mathias de Valle (W2 Racing ProGP), a 17s800
9º – Vinícius Papareli (RTR Sport Team), a 2 voltas
10ª – Kaká Magno (RTR Sport Team), a 4 voltas
Não completaram
Guto Rotta (Garra Racing Team), a 15 voltas
Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 15 voltas
Felipe Barrichello Bartz (W2 Racing ProGP), a 19 voltas
Programação do fim de semana em Cascavel
Domingo, 19 de maio
09h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
10h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
11h30 – Visitação aos Boxes
14h15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato (top-10):
1º – Arthur Gama, 106 pontos
2º – Enzo Bedani, 90
3º – Gustavo Frigotto, 79
4º – Felipe Barrichello Bartz, 72
5º – Alfredinho Ibiapina, 60
6º – Erick Schotten, 57
7º – Mathias de Valle, 50
8º – Guto Rotta, 47
9ª – Bruna Tomaselli, 47
10ª – Kaká Magno, 42
*pontuação extraoficial