Localizado no bairro Sumaré, em São Paulo, o museu tem programação totalmente gratuita e voltada para diversos públicos

Em junho, a Casa Guilherme de Almeida, um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Poiesis, apresenta sua programação com o tema “Territórios fora da moldura”. Inspiradas na obra “Obsidio et expugnatio Portus Calvi” (1646), do pintor holandês Frans Post, que faz parte do acervo do museu, as atividades buscam refletir sobre as noções colonizadoras de posse e divisão de terras. O objetivo é contrastar essas ideias com a vivência coletiva de territórios apagados nas representações coloniais e colonialistas do Brasil, como os indígenas e quilombolas. Fique por dentro dessa programação especial.

 

No dia 11 de junho, das 19h às 21h, o museu realiza o bate-papo Fora da Moldura: Palmares e Território Fulni-ô, com o historiador Felipe Aguiar Damasceno e Tarcísio Twlky, líder do grupo Yamititkwa Sato (“Os amigos”), integrado por indígenas da etnia Fulni-ô. A conversa aborda a resistência histórica de Palmares e dos indígenas desta etnia, na antiga capitania de Pernambuco.

 

O segundo encontro do ciclo de conversas “Vozes de Oxum”, iniciado na Casa Guilherme de Almeida em maio, trará no mês de junho o tema Terra indígena Rio Pindaré (MA) e povo indígena Puri (MG). A atividade, organizada pelas educadoras populares Dayanne da Silva Santos e Anacleta Pires da Silva, acontece no dia 20 de junho, das 19h às 21h, e conta com a participação da comunicadora popular Djelma Viana Guajajara e da multiartista e ativista Akayá Kapió Puri .

 

Já no dia 26 de junho, das 19h às 21h, acontece a atividade Frans Post e o Colecionismo no Instituto Ricardo Brennand, comandada por Hugo Coêlho Vieira, historiador e coordenador de pesquisa da instituição. O museu, localizado em Recife – Pernambuco, tem o maior acervo de Frans Post do mundo e abriga uma diversificada coleção artística e histórica proveniente da coleção particular do industrial Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Nesta conversa será abordada a importância cultural do instituto como espaço de pesquisa, educação e produção do conhecimento, além de demonstrar as principais obras e coleções.

 

 

Núcleo de Ação Educativa

 

O Núcleo de ação educativa da Casa Guilherme de Almeida preparou ainda a visita temática Mitologia Grega no Museu, que acontece no dia 09 de junho, das 14h às 15h, com o educador Rodrigo Vieira. O passeio pelo acervo do museu pretende identificar livros e peças de arte inspiradas na mitologia grega e discutir os mitos que inspiraram essas obras.

E para finalizar a programação de junho, no dia 29, das 14h às 15h30, o educador Rodrigo Vieira comanda a oficina Leitura Livre, Escrita Esquisita. A atividade, inspirada no método surrealista “cadavre exquis”, que consiste na junção de pedaços de frases escritos por pessoas diferentes, convida os participantes a interpretarem as obras de arte do acervo do museu de forma livre e espontânea, criando juntos pequenos textos e descobrindo conexões inesperadas.

Acompanhe a programação completa no site do museu Casa Guilherme de Almeida.

 

Serviço:

 

Territórios fora da moldura

 

Encontro

FORA DA MOLDURA: PALMARES E TERRITÓRIO FULNI-Ô

Com Felipe Aguiar Damasceno e Tarcísio Twlkya

Terça-feira, 11 de junho, das 19h às 21h

Atividade realizada pela plataforma Zoom

Será oferecido o serviço de tradução para Libras

Inscrição aqui – Prazo: 10/06
Vagas: 350

 

Ciclo de conversas

VOZES DE OXUM

Concepção e mediação: Dayanne da Silva Santos e Anacleta Pires da Silva

 

Tema de junho:

TERRA INDÍGENA RIO PINDARÉ (MA) E POVO INDÍGENA PURI (MG)

Com Djelma Viana Guajajara e Akayá Kapió Puri

Segunda-feira, 20 de junho, das 19h às 21h

Atividade realizada pela plataforma Zoom

Será oferecido o serviço de tradução para Libras

Inscrição aqui – Prazo: 19/06
Vagas: 350

 

Palestra

FRANS POST E O COLECIONISMO NO INSTITUTO RICARDO BRENNAND

Com Hugo Coêlho Vieira

Quarta-feira, 26 de junho, 19h às 21h

Atividade realizada pela plataforma Zoom

Inscrição aqui – Prazo: 25/06

Vagas: 350

 

Núcleo de Ação Educativa

Visita temática

MITOLOGIA GREGA NO MUSEU

Com Rodrigo Vieira

Domingo, 9 de junho, das 14h às 15h

Atividade realizada no museu Casa Guilherme de Almeida

Inscrições aqui – Prazo: 08/06

Vagas: 10

 

Oficina

LEITURA LIVRE, ESCRITA ESQUISITA

Com Rodrigo Vieira

Sábado, 29 de junho, das 14h às 15h30

Atividade realizada no museu Casa Guilherme de Almeida

Inscrição aqui – Prazo: 28/06

Vagas: 10

 

Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

11 3672-1391 | 3868-4128

Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

Programação gratuita | Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.

 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Fonte: Poiesis

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.