Corrida 1 do GP Santa Cruz do Sul teve lugar nesta tarde no circuito localizado em Lima Duarte. A segunda prova da etapa tem largada neste domingo, a partir de 10h10, com transmissão ao vivo
A Copa Hyundai HB20 acelerou na tarde deste sábado (15) com a disputa da primeira das duas corridas da etapa batizada como GP Santa Cruz do Sul, que originalmente seria realizada na cidade gaúcha e acontece neste fim de semana no Autódromo Potenza, em Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira. A prova no exigente traçado de 3.212 metros e 14 curvas foi vencida por Enzo Falquete (Pro), Pedro Garcia (Elite) e Gustavo Bortolozzo, primeiro colocado na classe Super e piloto da casa.
A prova deste sábado foi bastante movimentada e marcada por algumas quentes disputas por posição em uma tarde de forte calor depois de uma manhã de muito frio em Lima Duarte.
Toda a renda obtida pelo evento durante o fim de semana em Lima Duarte — que reúne também a Copa Truck e a NASCAR Brasil Sprint Race — será revertida para Santa Cruz do Sul, tendo como objetivo movimentar e impulsionar o comércio local, que busca se reconstruir depois da tragédia com as enchentes que afetaram todo o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e o último mês de maio. Organizadora do campeonato, a HRacing tem várias dos seus mecânicos baseados em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, que também foi muito atingida pelas chuvas.
Como foi a corrida — Com céu azul e temperatura ambiente de 28ºC em Lima Duarte, a prova que abriu a terceira etapa do campeonato trouxe grande expectativa em razão do equilíbrio exibido na classificação. Na classe Pro, por exemplo, Enzo Falquete marcou a pole depois de superar Bruno Testa por somente 0s012. Dupla de Adilson Jr., Gabriel Moura largou na frente na Elite, enquanto Uli Dias puxou o grid da Super depois de cravar a posição de honra por meros 0s037 após superar Leandro Parizotto.
Enzo Falquete manteve a liderança na Pro e conseguiu abrir pequena vantagem para Felipe Gama, que veio na segunda posição, seguido por Bruno Testa e Ale Xavier, enquanto o líder do campeonato, Marcus Índio, vinha em sexto, atrás também de Enzo Gianfratti. Pedro Garcia e Gabriel Moura se alternaram na frente no começo da prova na Elite, enquanto Uli Dias sustentou a dianteira na Super nas primeiras voltas, mas depois foi superado por Gustavo Bortolozzo.
Se lá na frente Falquete segurou a primeira colocação, ampliando gradualmente a diferença para Gama, Gabriel Moura conseguiu abrir vantagem na Elite e colocou dois carros entre ele e Pedro Garcia, que vinha na segunda posição. Da mesma forma, Gustavo Bortolozzo conseguiu se desvencilhar de Uli Dias para permanecer na frente na Super, em uma corrida muito movimentada e cheia de disputas em vários pelotões.
Em um dos momentos da corrida, dois líderes de classes diferentes, Pedro Garcia e Gustavo Bortolozzo, lutaram por posição na classificação geral. Outro ponto foi uma disputa entre Gabriel Moura (então líder na Elite) e Rogério Motta. Gabriel foi punido em 5s por conta do incidente com o adversário e viu escapar as chances de vitória.
Até que o safety-car foi acionado por conta de um incidente com Valmir Jr., em cenário que agrupou todos os pilotos para as voltas finais da corrida e trouxe muita emoção em Lima Duarte. Falquete disparou na frente e partiu para conquistar sua primeira vitória na temporada, com Felipe Gama em segundo e Bruno Testa em terceiro. Gabriel Moura cruzou a linha de chegada na frente na Elite, mas Pedro Garcia ficou com a vitória após a punição imposta ao adversário, enquanto Gustavo Bortolozzo cruzou a linha de chegada na frente, superando Uli Dias.
A Copa Hyundai HB20 tem transmissão ao vivo pelo streaming, com os canais no YouTube da Hyundai, Acelerados, High Speed Brasil e Parc Fermé (em italiano). A prova que fecha a terceira etapa do campeonato tem largada neste domingo, a partir de 10h10. A RedeTV! também trará a íntegra das duas provas no domingo, enquanto os canais SporTV exibem o GP Santa Cruz do Sul ao longo da semana.
Copa Hyundai HB20, etapa 3, GP Santa Cruz do Sul
Autódromo Potenza, Lima Duarte (MG)
Corrida 1, resultado extraoficial (top-5 por categoria)
Pro
1º – Enzo Falquete
2º – Felipe Gama
3º – Bruno Testa
4º – Enzo Gianfratti
5º – Marcus Índio
Elite
1º – Pedro Garcia
2º – Gabriel Moura/Adilson Jr.
3º – Vasco Pedro
4ª – Renata Camargo
5ª – Thaline Chicoski
Super
1º – Gustavo Bortolozzo
2º – Uli Dias
3º – Claudio Harmuch
4º – Vinícius Bortolozzo
5º – Bruno Massa
Programação no Autódromo Potenza
Domingo, 16 de junho
10h10 – Corrida 2
11h00 – Visitação aos Boxes
Cronometragem oficial: www.fastcrono.com.br
Página do Live Timing: www.livetime.com.br
Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e ProTune.
Não viu a etapa passada? Reveja abaixo:
Etapa 1 – Campo Grande – corrida 1: clique aqui
Etapa 1 – Campo Grande – corrida 2: clique aqui
Etapa 2 – Goiânia – corrida 1: clique aqui
Etapa 2 – Goiânia – corrida 2: clique aqui
Fonte: BV Press