Nova presidenta destacou que a Petrobras investirá em novas fronteiras exploratórias e em fertilizantes no processo que percorrerá como líder brasileira na transição energética
Petrobras tem o DNA do povo brasileiro. Resiste e insiste. E de novo caminha para se posicionar como uma das maiores empresas de energia do mundo. Mesmo quando o petróleo não for mais motivo da existência da Petrobras, ela será uma empresa de energia. Vai refinar o nosso biodiesel. Pode produzir hidrogênio verde. Pode produzir uma série de outras coisas e, agora, pode ajudar o país a enfrentar essa guerra da Rússia com a Ucrânia, ajudando a gente a recuperar a fábrica de fertilizante que a gente tanto precisa para recuperar esse país.”
Foi com essa mensagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira, 19, no Rio de Janeiro, da solenidade de posse de Magda Chambriard como a nova presidenta da Petrobras. Suas palavras ressaltam o papel fundamental que a empresa tem para o país e para o inevitável processo de transição energética que o mundo precisará trilhar para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Emocionado diante de uma plateia de funcionários e colaboradores da estatal, o presidente fez questão de elogiar todos aqueles que nestes 71 anos da Petrobras trabalharam para construir a história da maior empresa do Brasil.
“Aqui estamos de volta para reafirmar o papel fundamental da Petrobras para o crescimento do país e para a nossa soberania. Uma empresa que produz óleo, gás e energia, mas também investe em pesquisa, inovação e em transição energética. Uma empresa que investe em cultura. Que produz conhecimento e inovação. Não se constrói uma empresa da magnitude da Petrobras, nem o maior Centro de Pesquisa da América Latina, sem as mãos e as mentes de cada um e cada uma de vocês. A força de trabalho e o capital intelectual de vocês, petroleiros e petroleiras, talvez seja a principal riqueza da maior empresa pública do Brasil, cujo valor de mercado, em fevereiro deste ano, atingiu o recorde histórico de R$ 569 bilhões”, frisou o presidente.
RESPEITO
Funcionária de carreira da Petrobras, a engenheira civil Magda Chambriard, mestre em engenharia química, falou, em seu discurso, sobre como vai administrar a empresa. Antes de discursar, o presidente Lula entregou a ela o crachá de identificação de presidenta da Petrobras.
“A missão que me foi dada pelo presidente foi a de movimentar a Petrobras, porque ela impulsiona o PIB do país. Foi a de gerir a Petrobras com respeito à sociedade brasileira”, afirmou Magda.
“Muitos me perguntam o que é que nós vamos fazer na Petrobras. E o que nós vamos fazer está registrado no nosso planejamento estratégico. Envolve potencial para gerar centenas de milhares de empregos diretos e indiretos, além de expressivos recursos para a União, estados e municípios e participações governamentais. Vamos zelar pela governança e por resultados empresariais robustos, com rentabilidade e eficiência que o mercado e o Brasil esperam de nós”, prosseguiu a nova presidenta.