Piloto da Ipiranga Racing é 3º na Sprint Race do Velocitta
Cesar Ramos poupa equipamento e chega em 7º
Mesmo estar entre as equipes mais competitivas do grid, como na maior parte de sua história, a Ipiranga Racing começou a reagir e mostrou grande evolução na abertura da 5ª etapa da temporada 2024 da Stock Car. Thiago Camilo largou em 2º e chegou em 3º na Sprint Race realizada hoje no Velocitta, enquanto o companheiro de equipe, Cesar Ramos, largou e chegou em 7º.
O grid da Sprint Race, que é mais curta e vale menos pontos, é formado pelo grid invertido em relação aos 12 primeiros colocados na classificação. Cesar Ramos foi o 6º e Thiago Camilo o 11º na classificação realizada pela manhã na pista mais lenta do calendário.
Largando ao lado de Felipe Massa na primeira fila, Thiago Camilo manteve a posição na largada e atacou o ex-Fórmula 1 na quarta volta. Massa fechou a porta de forma brusca e Camilo perdeu algumas posições, caindo para quinto, posição em que estava na abertura da janela de pit stops. Com uma parada muito rápida para a troca do pneu traseiro direito, o mais próximo aos mecânicos, o piloto do Toyota número 21 voltou em 3º e manteve a posição até o fim com certa tranquilidade. Gaetano Di Mauro venceu, com Dudu Barrichello em segundo.
“Quando a gente tem um carro que já desce do caminhão bom, e só faz os ajustes finos para brigar por um pódio, é uma história. O que nossa equipe vem fazendo nesse fim de semana é outra. Não tivemos performance nos treinos livres, evoluímos muito para a classificação e conseguimos um bom carro para a corrida. Eu sabia que tinha um carro com menos performance que o Massa, então tentei um ataque no início da corrida, mas não deu certo e consegui subir ao pódio pela terceira vez esse ano. E é muito legal, com quase 40 anos e mais de 20 de Stock Car, estar no pódio ao lado desses garotos que eu acompanho desde o kart. Eu já estive nessa situação, subindo ao pódio com nomes como o Ingo Hoffmann. Mostra que ainda tenho muita lenha pra queimar”, disse Camilo.
Cesar Ramos teve uma estratégia parecida. Se manteve em sétimo na largada, tentou atacar Felipe Baptista no início, mas preferiu poupar equipamento e push (botão de ultrapassagem) para a corrida principal, amanhã, quando larga em 6º.
“Vi que não tinha carro para passar e ir embora, ia ficar trocando push e ia faltar para amanhã, então resolvi poupar o máximo possível. Dentro dessa estratégia, chegar na mesma posição em que larguei foi bom demais”, avalia o gaúcho do Toyota número 30.
Fonte: Alexandre Kacelnik / Ipiranga Racing