Um dos grandes ídolos do Santos Futebol Clube, o ex-jogador Dorval morreu neste domingo (26). Aos 86 anos de idade, o ex-jogador estava internado na Casa de Saúde de Santos (SP) com quadro clínico delicado, com muita tosse.
Segundo nota publicada no site do clube santista, a informação da morte foi confirmada pela sobrinha do ex-jogador que o acompanhava. O velório será no Salão de Mármore, na Vila Belmiro, em horário que ainda será divulgado. O clube decretou sete dias de luto.
Melhor ponta-direita
Nascido em Porto Alegre, em 26 de fevereiro de 1935, Dorval Rodrigues chegou ao Santos em 1957 e foi considerado, pela crítica esportiva o melhor ponta-direita da história do Clube. Nos anos 1960 formou o Ataque dos Sonhos, ao lado Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
Entre suas conquistas, estão o bicampeonato da Libertadores e o bi mundial de 62 e 63, os brasileiros de 61, 62, 63, 64 e 65, e os paulistas de 58, 60, 61, 62, 64 e 65. Fez 612 jogos com a camisa do Santos, a quinta maior participação entre todos os jogadores, e marcou 194 gols, sendo o sexto maior artilheiro da história do Peixe.
Reverência
O presidente do Santos, Andres Rueda, lamentou a perda do ídolo. “Dorval é um dos jogadores inesquecíveis, que ajudou a construir essa linda história do Santos. Merece todas as reverências por sua trajetória. O Santos perdeu um de seus maiores ídolos hoje”, afirmou, em nota publicada no site do clube.
Ex-companheiros no time do Santos, Pelé e Pepe lamentaram a morte do ex-atacante Dorval. O trio e mais Mengálvio formaram o chamado “Ataque dos Sonhos” na equipe santista na década de 60.
“Todos que amam futebol acordaram tristes hoje. Meu grande amigo, parceiro e o melhor ponta-direita da história, Dorval, se despediu de nós. O Santos perdeu um herói. O futebol perdeu um gênio. Descanse em paz, meu amigo”, disse Pelé. “Adeus, amigo Macalé! Descansou… Vá em paz. Coração triste demais. Que Deus conforte a sua família”, comentou Pepe.
Com Agências