Rede busca sócios para unidades próprias da empresa, com opções de baixo investimento e baixo risco para empreendedores
A Menu Poke, rede de franquias de fresh food, lança um novo modelo de negócios para investidores que não podem operar uma unidade, ou querem diversificar seu capital com baixo risco. Em uma iniciativa diferenciada, a empresa abre suas portas para novos empreendedores participarem das unidades próprias da marca.
No formato de parceria, os sócios investem até 70 mil reais e recebem um retorno que varia entre 2 e 5% do valor investido. Além disso, têm acesso integral à gestão e operação da unidade, por meio de holding – administração de um grupo empresarial – individual intermediada pela franqueadora.
“Buscamos utilizar a expertise da franqueadora para oferecer oportunidades a investidores que, por diversos motivos, não podem operar uma unidade ou desejam diversificar seu capital, uma alternativa que reduz os riscos envolvidos”, declara o CEO da Menu Poke, David Frankad.
Quanto às responsabilidades e benefícios, a franqueadora assume a gestão operacional da unidade, ao utilizar todo seu know-how em áreas como gestão de pessoas, compras, auditoria financeira e administrativa, além de estratégias de marketing próprio. Enquanto isso, o sócio atua como um investidor, participa das tomadas de decisão e tem total visibilidade sobre o andamento da loja.
Para se tornar sócio nesse novo modelo de negócio, a Menu Poke procura por pessoas que desejem empreender no ramo de franquias, com um investimento inicial acessível a partir de 70 mil reais, visa minimizar riscos e ampliar as oportunidades de negócio em todo o território nacional.
O processo de qualificação dos interessados inclui entrevistas prévias para alinhamento de expectativas, com a possibilidade de instalação das lojas em diversas regiões estratégicas do país, não necessariamente na cidade de residência do investidor.
“Apesar do papel não ativo na gestão e operação das unidades, os sócios terão participação nas decisões estratégicas e acesso completo ao funcionamento da loja, garantindo transparência e confiança na parceria. Com planos de expansão para diversas regiões, pretendemos posicionar o conceito de alimentação saudável e rápida para um público ainda maior”, explica David.
Os diferenciais desse novo modelo de negócio em relação aos tradicionais incluem baixo investimento inicial, dispensa da operação direta da unidade e, consequentemente, redução de riscos para os investidores interessados em fazer parte dessa nova fase da franquia.
A Menu Poke deu início ao franchising em 2021 e atualmente conta com um total de 22 unidades. Dessas, duas são próprias, com uma terceira em avaliação no processo de due diligence. O investimento inicial varia de acordo com o formato de negócio, indo de 65 a 95 mil para Dark Kitchens; de 145 a 350 mil para lojas em shoppings de 30m² a 45m²; e de 245 a 425 mil para lojas maiores, com área de 80m² ou mais. O faturamento médio mensal é de 65 mil reais, com um prazo de retorno de investimento estimado entre 12 e 24 meses.
Raio X da franquia
Modelo de negócio: Franquia Fresh Food
Segmento de atuação: Alimentação saudável fresh food
Ano de fundação: 2019
Ano de início do Franchising: 2021
Número de unidades total: 22
Número de unidades próprias: 2
Número de unidades franqueadas: 20
Investimento inicial:
Dark kitchen 65k a 85k
Loja de 30m² a 45m² – até R$145mil
Quiosque/container – até R$145 mil
Lojas de 80m² para mais – R$185mil
Taxa de franquia: 50k
Capital de giro: 20k a 50k
Royalties: 5%
Taxa de publicidade: 3% revertido 100% para a própria operação do franqueado
Área mínima por unidade: 12m²
Nº de funcionários por unidade: 4 a 6
Faturamento médio mensal: 65k
Prazo de retorno de investimento: 12 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone: 47 99687-8073
Site: http://menupoke.com.br
E-mail para contato: david@menupoke.com.br
Fonte: Oficina da Comunicação Integrada