Em suas redes, o pré-candidato do Podemos publicou relato da esposa e repudia a discriminação racial
Pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos) publicou nas suas redes sociais uma manifestação de repúdio ao racismo, por meio de um vídeo com relato da esposa, Zana Lima, que citou um episódio de constrangimento oriundo de preconceito racial. O ex-vice-prefeito reafirmou o compromisso, história de luta e experiência para combater qualquer tipo de violência ou preconceito e garantir uma cidade mais justa, se eleito no pleito de outubro.
Em vídeo, Zana relatou episódios nos quais sofreu com o preconceito racial ao longo de sua vida e assegurou que a discriminação é presente no dia a dia para a população negra. “É óbvio que o racismo ainda existe, né? De uma forma bem velada, mas existe. Recentemente mesmo, eu fui com uma assessora do Marcelo e um outro rapaz, visitar um determinado local. E lá, uma pessoa tinha que se dirigir a mim, mas não olhava para mim”, lembrou.
Por sua vez, Marcelo Lima classificou como “inacreditável” e “inaceitável” que o racismo ainda exista na sociedade e orientou que as vítimas e testemunhas de discriminação racial denunciem casos de injúria por meio do Disque 100 ou na delegacia mais próxima. Como deputado federal, o pré-candidato ao Paço de São Bernardo defendeu punições rígidas ao racismo, manifestando repúdio aos ataques do tipo, a exemplo das manifestações contra o jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha), e tantos outros.
“Sou do bairro Alvarenga e assim como a minha esposa, desde que pequeno tive que lidar com o preconceito. Mas nada disso me impediu em trabalhar por nossa São Bernardo e por um Brasil melhor. Somos todos iguais, mas também somos todos diferentes, porque somos diversos. E assim construí uma trajetória de muita história, trabalho e experiência por nossa cidade e tenho certeza de que estou pronto para fazer mais por uma cidade cada vez melhor”, destacou.
O pré-candidato a prefeito também convida a população para acessar a sua plataforma digital para construção do plano de governo, no site www.podemossbc.com.br, para sugestões à luta contra o racismo e tantas outras políticas públicas para São Bernardo seguir avançando.