Jair Bolsonaro editou, nesta sexta-feira (31), uma medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 700 milhões para o enfrentamento das consequências das chuvas.
O crédito foi aberto por meio do Ministério da Cidadania, que vai cuidar da aplicação dos recursos. Segundo o governo federal, a medida visa contemplar principalmente os estados da Bahia e Minas Gerais.
As regiões sofrem com as chuvas e há milhares de pessoas desabrigadas em decorrência de deslizamentos de terra e danos à infraestrutura local.
O caos também atinge a infraestrutura. Além da interdição de estradas, há relatos de quedas de pontes e viadutos, e interrupção do fornecimento de energia elétrica e água potável em diversas localidades.
“Cabe esclarecer que a abertura do crédito extraordinário em questão não afeta o teto de gastos e nem o cumprimento da meta de resultado primário”, destacou o governo, segundo informações do jornal O Globo.
Com 91,8 mil desabrigados, o governo da Bahia calcula que serão necessários cerca de R$ 2 bilhões em investimentos apenas para reconstruir as estradas estaduais e federais.