Completando 130 anos, o Botafogo inaugurou uma estátua no estádio Nilton Santos de um de seus maiores símbolos da atualidade, o cão Bira. A obra foi criada por Rafael Brancatelli, artista especializado em representar artisticamente o reino animal

Considerado um dos clubes mais tradicionais da história do futebol brasileiro e mundial, o Botafogo de Futebol e Regatas completou 130 anos neste mês de julho. Fundado em 1894, o time foi listado pela FIFA como um dos maiores do século XX, em uma lista que contou com poderosos como Real Madrid, Manchester United, Barcelona e Bayern de Munique.

Com vários outros recordes e feitos, a Estrela Solitária também possui uma das torcidas mais apaixonadas do futebol brasileiro. E para homenagear esses fanáticos pelo time, o Botafogo lançará em seu estádio Nilton Santos uma estátua do mascote Bira.

Bira é o “irmão mais velho” do Biriba, que foi um histórico vira-lata preto e branco que foi adotado pelos dirigentes do clube na década de 40. O cãozinho trouxe sorte para o clube, que conquistou um título carioca em 1948 em cima do Vasco, um de seus principais rivais.

Enquanto Biriba é uma figura mais simpática e que atrai principalmente crianças, Bira é um cão com aspecto mais feroz e voltado para atrair principalmente adolescentes e adultos. Lançado em 2022, Bira já caiu nas graças dos torcedores e é presença constante nos jogos do clube no estádio Nilton Santos.

E o responsável pela nova estátua de Bira é Rafael Brancatelli, artista que faz peças exclusivas de escultura, pintura e desenho. Brancatelli foi o responsável por idealizar e criar a estátua do Touro de Ouro, que ficava na frente da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, por exemplo.

“Foi uma honra muito grande receber esse convite de um dos principais e mais importantes clubes não só da história do futebol brasileiro, mas mundial. O Botafogo é um time muito tradicional, com uma torcida apaixonada e por isso esse trabalho me deixou bastante entusiasmado e empolgado”, comenta o artista plástico.

Obra imponente

A estátua de Bira em homenagem aos botafoguenses tem mais de quatro metros de altura, contando com sua base, e pesa cerca de 400 kg. A peça ficará nas dependências do estádio Nilton Santos e a ideia é que torcedores de todas as gerações possam tirar fotos ao lado do mascote.

“A obra está na cor dourada porque há uma representação de como se ela fosse uma conquista de um troféu ou uma medalha de ouro. A obra mostra Bira de chuteiras pisando em uma bola com as mãos na cintura, de forma bastante imponente”, explica Rafael Brancatelli.

Ele lembra que a concepção do projeto levou cerca de dois meses, período em que vários conceitos foram criados. Os esboços foram mostrados para a equipe de marketing da equipe e para o próprio CEO do clube, Thairo Arruda. Após a aprovação, a escultura começou a ser criada e esta parte levou cerca de três meses, totalizando cerca de cinco meses entre a elaboração dos rascunhos até a finalização da estátua, que foi construída com fibra de vidro.

O artista comenta que houve dois principais desafios no projeto. O primeiro pensamento foi como deixar a marca dele como artista, um design próprio e sua assinatura em um personagem que já existe. Tudo isso precisava ser feito sem descaracterizar os modelos do Bira.

“Um outro desafio interessante é que o personagem tem que ter uma certa agressividade. O Bira é um personagem que mostra a questão da força, do poder e da garra. Mas ao mesmo tempo não poderíamos deixar ele muito agressivo, já que ele é um mascote. Foi bem interessante pensar em uma figura que passasse uma mensagem de positividade e incentivo para os torcedores. E nós conseguimos chegar neste equilíbrio”, pontua.

Brancatelli está acostumado a trabalhar com peças e obras de arte de animais. Estudioso da anatomia dos bichos, ele já desenvolveu esculturas de falcões, leões, cavalos, onças, lobos, elefantes, panteras, corujas e mais.

Todos os trabalhos do artista destacam e valorizam a imponência dos animais, além de representarem as características de cada um.

O lançamento da nova escultura do mascote do Botafogo aconteceu nesta quarta-feira (17) de julho no Estádio Nilton Santos. A cerimônia contou com a presença de John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, que recebeu o primeiro exemplar da miniatura da escultura do Bira.

As peças, que são exclusivas, serão vendidas aos torcedores e cada modelo terá um número de série específico, sendo que, ao todo, foram produzidas somente 500 unidades.

Sobre Rafael Brancatelli

Rafael Brancatelli é um artista brasileiro conhecido por representar a natureza através da arte. Suas obras são verdadeiras celebrações do reino animal, elas captam de forma única a sua essência e significado em cada escultura. Liderando uma talentosa equipe multidisciplinar, vem fazendo esculturas e pinturas exclusivas para clientes ao redor do mundo, além de obras para as maiores empresas nacionais e internacionais. Ganhou destaque pela criação da obra “Touro de Ouro” da Bolsa de Valores – B3.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.