Estudantes de engenharia estarão na corrida de caminhões em Cascavel, de 28 de agosto a 1o de setembro
Na segunda-feira após a etapa da Copa Truck que será disputada neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, as catarinenses Maria Eduarda Nienkötter e Maria Luiza Bedin, campeã e vice da categoria Graduadas da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart realizada em junho, ambas com 17 anos, irão à pista testar carros da NASCAR Brasil Series, que anda junto com a Truck.
O teste resulta de acordo entre a CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) da CBA, promotora da Seletiva de Kart, e Thiago Marques, um dos representantes da NASCAR dos Estados Unidos no País. Será feito no âmbito do programa de diversidade Drive for Development da categoria norte-americana. Ele tem o objetivo de viabilizar a participação de mulheres no grid da NASCAR no Brasil, fato inédito até agora.
Preparadas – As pilotos estão muito animadas, dispostas a migrar para a categoria de turismo, se a oportunidade surgir, e capricharam na preparação.
“Eu comecei a me preparar logo após a Seletiva de Kart. Passei a fazer treinos no simulador, a estudar a pista. Direcionei meu treino físico na academia para esse teste. E participei de provas de kart nesse meio tempo, para não perder o ritmo. Estou me sentindo bem segura, vou dar meu máximo e aproveitar cada momento, pois é uma experiência única”, diz Maria Luiza, que corre de kart desde os 11 anos de idade e mira uma carreira em categorias de turismo ou de fórmula.
Maria Eduarda também investiu no preparo físico. “Além disso, estou estudando bastante o carro, por meio de vídeos, onboards, e fazendo treinos no simulador. Minhas expectativas estão altas, espero ter a oportunidade de mostrar o meu trabalho”, diz ela, que pilota kart desde os seis anos de idade, e nesta temporada corre na Fórmula Delta, no Campeonato Paulista, em que se tornou a primeira, e única, mulher a subir ao pódio da categoria.
Estágio em Motorsports – Para o segundo Estágio em Motorsports na Copa Truck, em Cascavel, no Paraná, de 28 de agosto a 1º de setembro, foram selecionadas oito estudantes de engenharia do Paraná, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro.
“Este será nosso quarto Estágio em Motorsporsts em 2024. E teremos mais um, pela primeira vez na Mitsubishi Cup, em setembro, para mecânicas e engenheiras experimentarem o rally”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA criada por Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, e coordenadora do FIA Girls on Track Brasil, com a participação da engenheira Rachel Loh, coordenadora do Estágio em Motorsports, e da expert em marketing Bruna Frazão.
“Procuramos diversificar os locais dos estágios, as categorias e as áreas de atuação. Tivemos alguns estágios multidisplinares este ano, para oferecer referências das muitas possibilidades do mercado de trabalho no automobilismo para mulheres de várias regiões, visando nosso objetivo de aumentar a presença delas trabalhando nos autódromos, e não só como pilotos’, ela explica.
“Quero agradecer às equipes da Copa Truck que irão receber nossas estagiárias e também ao Thiago Marques pela oportunidade do teste na NASCAR Brasil Series que está dando às nossas kartistas”, completa Bia – que anda na Copa Truck com o Mercedes-Benz #111 da ASG Motorsport, em que Rachel Loh chefia a equipe oficial da marca com o #111 e o #15 de Roberval Andrade –, e neste fim de semana acelera em Interlagos.
Selecionadas para o Estágio em Motorsports na Copa Truck
Ana Júlia Rodrigues Gouvêa – Londrina/PR
Beatriz Soares da Silva – Palhoça/SC
Ellen Caroline Derkascz – Ponta Grossa/PR
Flávia Campello Koch – Curitiba
Ingrid do Rocio Gasparin – Curitiba
Maria Carolina Giglio Lamas Bayma Salles – Rio de Janeiro
Milena Soriano de Santo – Maringá/PR
Paula Gôngora do Prado Silva – Londrina/PR
Fonte: EC PRESS | Estela Craveiro