Mexicano da NASCAR Cup Series e convidado especial chega à frente no comando do Chevrolet Camaro #91. Beto Monteiro foi o primeiro pela Challenge. Decisão acontece neste domingo, com transmissão ao vivo pela BandSports a partir das 14 horas.
A corrida que fechou a programação da Special Edition da NASCAR Brasil, torneio que corre em paralelo ao campeonato nacional da categoria, neste sábado teve de tudo que o fã de velocidade adora: duelos eletrizantes e pegas extraordinários. Mas teve muitos incidentes também. No fim da disputa, realizada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, o visitante levou a melhor. Daniel Suárez (Chevrolet #99, Singus Competition), piloto da NASCAR Cup Series, convidado especial para o evento que corresponde à quinta etapa do calendário, venceu a #SunsetRace, segunda prova da etapa. Beto Monteiro (Chevrolet #39, Race Engineering), foi o primeiro a cruzar a linha de chegada pela Challenge e terceiro no geral.
“É sempre bom correr aqui no Brasil, aprender melhor sobre estes carros, esta pista e estas regras. Pois isso é muito diferente de tudo que já corri na minha vida, especialmente dentro da NASCAR. Mas no geral, me diverti muito. Essa é a razão para que eu viesse aqui. Sempre há a esperança de vencer no processo, como aconteceu agora, e estou muito feliz com isso. Foi uma corrida difícil de enxergar, não sei se os outros concorrentes tinham luzes melhores que eu, para mim isso foi complicado. O importante é que ganhamos, conseguimos trazer o carro inteiro e a equipe fez um grande trabalho. Mas a grande corrida é amanhã e tudo pode acontecer”, declarou Suárez.
Na #SunsetRace, todos os carros Chevrolet Camaro e Ford Mustang largaram bem no finzinho da tarde do sábado, ao pôr do sol e fecharam a corrida com os faróis de led acesos e o céu todo escuro. O que dificultou ainda mais a pilotagem dos competidores, que dependiam da iluminação dos faróis para enxergar a pista. Detalhe que foi destacado pelo vencedor pela Challenge, Beto Monteiro.
“Não tinha visão dentro do carro. Mas foi uma corrida muito apertada. Tive que administrar a pouca visibilidade. Fora as luzes atrás e na frente que ofuscam tudo. O Victor acabou dando um NASCAR Boost no finalzinho. E passou muito apertado na linha de chegada. Mas muito importante essa vitória no Challenge para a manutenção da Special Edition. Este resultado de terceiro na geral, primeiro na Challenge, para mim foi muito bacana. Começar assim, com o pé direito, é muito importante. Então, estou feliz. Para amanhã é tentar manter o bom resultado e conquistar o máximo de pontos que puder”, afirma Monteiro.
Aliás, o mexicano e o pernambucano são velhos amigos e a alegria de ambos de dividir o mesmo “victory lane” era visível. “Desde que ele aceitou o convite e chegou aqui para correr, fiquei contente com a novidade. Uma pessoa de tanta importância na principal categoria da NASCAR americana estar aqui prestigiando a gente aumenta muito a valorização de nossa categoria dentro do automobilismo brasileiro. Também fiquei feliz por ele ter vencido. E dividirmos juntos esse pódio é uma felicidade gigante, tanto pela amizade que nutrimos quanto pela representatividade que, graças a Daniel, passamos a ter dentro do universo NASCAR”, relata Beto Monteiro.
A programação da primeira Special Edition da NASCAR Brasil em 2024 segue neste domingo, com da corrida que encerra e define a etapa. A média dos resultados das duas corridas do sábado formam a fila de largada da prova que começa às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo BandSports e pelo Youtube.
A Special Edition da NASCAR Brasil abre seus trabalhos na temporada 2024 neste final de semana – 3 e 4 de agosto –, com a realização do classificatório e das três corridas da etapa que corresponde à quinta do calendário da categoria. O torneio, que corre simultâneo ao campeonato nacional da categoria, tem formato e regras diferenciados. Nessas etapas especiais, cada carro poderá ser pilotado um ou dois pilotos inscritos e, no final de cada evento, estes pontuam e se classificam em suas respectivas classes (NASCAR Brasil e Challenge).
TRANSMISSÕES – A BandSports exibirá todas as emoções da NASCAR Brasil, que transmitirá, ao vivo, a última corrida da Special Edition, junto com os melhores momentos das corridas 1 e 2 da etapa. Todas as provas, bem como o classificatório, também terão transmissão ao vivo pelo Youtube, nos canais oficiais da @NASCARBrasil, @MotorsportBrasil e @highspeedtvbr.
As oito etapas que compõem o calendário da NASCAR Brasil estão divididas em duas séries: o campeonato nacional, com seis etapas (duas corridas em cada), – Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Londrina (PR), Potenza – Lima Duarte (MG), Cascavel (PR) e Tarumã (RS) –, e as duas etapas da “Special Edition” – Interlagos (SP) e Curvelo (MG) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall nas suas respectivas classes: NASCAR Brasil e Challenge.
A NASCAR Brasil Series conta com apoio da Chevrolet, Maxon oil, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello, Graxa e Across.
NASCAR BRASIL
ETAPA 5 – SPECIAL EDITION
AUTÓDROMO DE INTERLAGOS
Confira o resultado da corrida 2:
1) #91 Daniel Suárez, Chevrolet, Singus Competition, 9 voltas, 21m24s659
2) #83 Alex Seid/ Gabriel Casagrande, Chevrolet, Unnika Racing Team, a 1s774
3) #39 Beto Monteiro/ Marcel Jorand (Challenge), Chevrolet, Race Engineering Team, a 3s923
4) #22 Victor Andrade (Rookie / Challenge), Ford, Singus Competition, a 3s940
5) #13 Witold Ramasauskas (Rookie), Ford, Unnika Racing Team, a 8s983
6) #99 Luan Lopes (Rookie), Chevrolet, Maxon Racing, a 13s166
7) #27 Lucas Mendes, Chevrolet, Race Engineering Team, a 13s956
8) #1 Nick Monteiro (Challenge/Rookie), Ford, Singus Competition, a 17s478
9) #63 Luís Trombini (Rookie/Challenge)/ Zezinho Muggiatti (Rookie ), Chevrolet, Maxon Racing, a 17s943
10) #57 Felipe Tozzo / Julio Campos (Challenge), Chevrolet, Singus Competition, a 18s067
11) #28 Gui Backes, Chevrolet (Challenge), Maxon Racing, a 18s842
12) #56 Gabryel Romano (Rookie/Challenge), Chevrolet, Unnika Racing Team, a 19s021
13) #87 Jorge Martelli, (Challenge), Chevrolet, Race Engineering Team, a 19s212
14) #12 Edson Reis, (Challenge), Ford, Maxon Racing, a 20s466
15) #78 Leo Yoshii, (Challenge), Ford, Race Engineering Team, a 20s523
16) #81 Rafa Seibel, (Challenge), Ford, Race Engineering Team, a 32s971
17) #77 Dorivaldo Gondra Jr./ Valdeno Brito, Chevrolet, Maxon Racing, a 43s275
18) #44 Antonio Carvalho (Rookie/Challenge), Chevrolet, Singus Competition, a 44s275
19) #20 Rafa Dias (Rookie), Ford, Unnika Racing Team, a 2 voltas
20) #32 Thiago Lopes/ Léo Reis, Ford, Unnika Racing Team, a 3 voltas
Não completaram 75% da prova:
21) #46 Arthur Scherer/ Vitor Genz (Rookie), Ford, Singus Competition, a 7 voltas
22) #2 Léo Torres, Ford, Maxon Racing, a 7 voltas
23) #4 Cayan Chianca (Rookie), Ford, Race Engineering Team, a 8 voltas
24) #44 Antonio Carvalho (Rookie/Challenge), Chevrolet, Singus Competition, a 8 voltas
Confira o grid da corrida 3
1)#91 Daniel Suárez, Chevrolet, Singus Competition
2) #22 Victor Andrade (Rookie / Challenge), Ford, Singus Competition
3) #99 Luan Lopes (Rookie), Chevrolet, Maxon Racing
4) #83 Alex Seid/ Gabriel Casagrande, Chevrolet, Unnika Racing Team
5) #57 Felipe Tozzo / Julio Campos (Challenge), Chevrolet, Singus Competition
6) #27 Lucas Mendes, Chevrolet, Race Engineering Team
7) #39 Marcel Jorand / Beto Monteiro (Challenge), Chevrolet, Race Engineering Team,
8) #2 Léo Torres, Ford, Maxon Racing
9) #1 Nick Monteiro (Challenge/Rookie), Ford, Singus Competition
10) #56 Gabryel Romano (Rookie/Challenge), Chevrolet, Unnika Racing Team
11) #28 Gui Backes, Chevrolet (Challenge), Maxon Racing
12) #87 Jorge Martelli, (Challenge), Chevrolet, Race Engineering Team
13) #13 Witold Ramasauskas (Rookie), Ford, Unnika Racing Team
14) #4 Cayan Chianca (Rookie), Ford, Race Engineering Team
15) #63 Luís Trombini (Rookie/Challenge)/ Zezinho Muggiatti (Rookie )/, Chevrolet, Maxon Racing
16) #16 Antonio Junqueira (Rookie), Ford, Unnika Racing Team
17) #78 Leo Yoshii, (Challenge), Ford, Race Engineering Team
18) #46 Arthur Scherer/ Vitor Genz (Rookie), Ford, Singus Competition
19) #12 Edson Reis, (Challenge), Ford, Maxon Racing
20) #81 Rafa Seibel, (Challenge), Ford, Race Engineering Team
21) #77 Dorivaldo Gondra Jr./ Valdeno Brito, Chevrolet, Maxon Racing
22) #44 Antonio Carvalho (Rookie/Challenge), Chevrolet, Singus Competition
23) #32 Thiago Lopes/ Léo Reis, Ford, Unnika Racing Team
24) #20 Rafa Dias (Rookie), Ford, Unnika Racing Team
PROGRAMAÇÃO:
Domingo, 04 de agosto
Abertura dos portões: 08h00
08h30 às 08h40 – Warmup
09h30 às 10h30 – Visitação de box
09h45 às 10h00 – Desfile de caminhão
10h00 às 10h15 – Desfile opalas
10h15 às 10h40 – Desafio dos Elétricos Chevrolet
11h30 – Desfile de pilotos
13h50 às 14h20 – Grid walk carros em 45 graus
14h15 – Hino Nacional
14h25 – CORRIDA 3 (20 minutos e mais uma volta)
15h05 às 15h15 – Victory Lane/pódio
16h00 às 17h00 – Volta Rápida
Confira os locais e datas da NASCAR Brasil 2024:
Etapa 1 – 17 de Março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 14 de Abril – Goiânia (GO)
Etapa 3 – 11 de Maio – Londrina (PR) – #nightchallenge
Etapa 4 – 16 de Junho – Potenza (MG) – #inverserace
Etapa 5 – 04 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP) *
Etapa 6 – 01 de Setembro – Cascavel (PR) – #100miles
Etapa 7 – 13 de outubro – Tarumã (RS) – #matchpoint
Etapa 8 – 17 de novembro – Curvelo (MG) – #ovaltrack*
* Special Edition
Siga-nos também nas redes sociais:
Instagram: @NASCARBrasil
Youtube: @NASCARBrasil
Facebook: @NASCARBrasil
X: @NASCARBrasil
Tik Tok: @NASCARBrasil
Fonte: SIG Comunicação