Brilhou novamente a estrela do bicampeão, que foi o mais rápido nas duas fases da sessão classificatória e vai largar na frente neste domingo, a partir de 12h30. Um dos líderes do campeonato, Felipe Giaffone completa a primeira fila do grid
Beto Monteiro continua insuperável neste fim de semana de Copa Truck em Interlagos. Recordista de vitórias na categoria correndo no “templo do automobilismo brasileiro”, com cinco triunfos, o pernambucano liderou os três treinos livres e manteve a supremacia ao comandar tanto a primeira fase da sessão classificatória como também o Top Qualifying para confirmar sua segunda pole na temporada 2024 na tarde deste sábado (3).
A bordo do Volkswagen da R9 Competições, Beto repetiu o feito alcançado em Londrina, quando também largou na frente. Nono colocado no campeonato, com 66 pontos, o piloto mira o topo do pódio neste domingo para dar um salto na tabela na abertura da segunda metade da temporada.
Monteiro recebeu o Troféu Pole Position Maxon Oil pela segunda vez na temporada. Experiente, o bicampeão sabe que terá outro grande desafio neste domingo para completar uma jornada de excelência na temporada. “É muito importante largar na frente aqui. A primeira parte foi feita. Agora é esperar por amanhã, já que o caminho será longo”, declarou.
Companheiro de equipe de Beto, Felipe Giaffone vai largar na segunda colocação, tendo feito seu melhor tempo em 2min07s944, a 0s164 de Monteiro. Evandro Camargo foi um dos grandes destaques da sessão classificatória e vai largar em terceiro lugar com o Mercedes-Benz da PP Motorsport, compondo a segunda fila com Roberval Andrade, também com Mercedes, da ASG Motorsport. Na última volta, Danilo Dirani conseguiu garantir o top-5 do grid da Corrida 1 com a Iveco Usual Racing, seguido pelos Volkswagen de André Marques e Paulo Salustiano e o Mercedes-Benz de Raphael Abbate, oitavo mais rápido no Top Qualifying.
Como foi a classificação — Desde o início do fim de semana, Beto Monteiro provou ser o homem a ser batido em Interlagos. ‘Rei da pista’, o pernambucano deu sequência à bela performance no traçado paulistano ao logo assumir a ponta da primeira parte da classificação, marcada por forte calor, ao virar 2min07s040. Três Volkswagen ocuparam as quatro primeiras colocações da sessão: Felipe Giaffone e André Marques, ambos da R9 Competições. Raphael Abbate quebrou a sequência com uma boa segunda posição com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport, enquanto seu colega de time, Roberval Andrade, era o quinto colocado.
No fim das contas, também avançaram para o Top Qualifying Danilo Dirani, com Iveco da Usual Racing, além de Paulo Salustiano, a bordo do Volkswagen da R9 Competições, e Evandro Camargo — maior vencedor da Elite em Interlagos, com três triunfos —, com Mercedes-Benz da PP Motorsport. Uma das surpresas da sessão foi a eliminação de Wellington Cirino, que vai largar em 12º lugar neste domingo com o Iveco da Usual Racing.
A grande surpresa no Top Qualifying foi justamente Evandro Camargo, que nos primeiros minutos da fase decisiva da sessão superou todos os seus adversários para registrar 2min08s031 e assumir a primeira posição com o Mercedes-Benz da PP Motorsport. Vencedor em Londrina, Paulo Salustiano aparecia na segunda posição.
Beto partiu para a fase decisiva da classificação como franco favorito à pole neste sábado. É bem verdade que o bicampeão escapou na abertura da sua primeira tentativa de volta rápida, mas o pernambucano encaixou tudo para fazer um tempo muito bom na sequência: 2min07s780, assumindo a primeira colocação. Felipe Giaffone também deixou Evandro Camargo para trás e subiu para segundo.
Roberval Andrade entrou para a relação dos cinco mais rápidos e marcou o quarto melhor tempo: 2min08s250, desbancando os Volkswagen de André Marques e Paulo Salustiano. Lá na frente, Beto Monteiro não foi mais superado e confirmou o favoritismo para marcar sua segunda pole position na Pro em Interlagos, mantendo assim um fim de semana perfeito na capital paulista.
Domingo de emoção e velocidade — As provas da quinta etapa da temporada 2024 da Copa Truck serão transmitidas a partir de 12h30 ao vivo pela Band e pela internet nos canais da Copa Truck, High Speed, Esporte na Band e Parc Fermé no YouTube, no site da CATVE.com e também no aplicativo Banplay. Por conta dos Jogos Olímpicos de Paris, os canais SporTV devem exibir a etapa em VT.
Os ingressos para acompanhar a etapa seguem à venda nas bilheterias do Autódromo de Interlagos.
Confira abaixo o grid de largada da Super Truck Pro na etapa deste fim de semana.
Copa Truck, Super Truck Pro
Etapa 5, Autódromo de Interlagos
Corrida 1, grid de largada:
1º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), 2min07s780
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 2min07s944
3º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 2min08s031
4º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 2min08s250
5º – Danilo Dirani (Usual Racing/Iveco), 2min08s293
6º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), 2min08s299
7º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), 2min08s594
8º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 2min08s835
9º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), 2min09s138
10º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 2min09s440
11º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), 2min09s534
12º – Wellington Cirino (Usual Racing/Iveco), 2min09s696
13º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), 2min09s709
14º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 2min09s941
15º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), 2min11s992
16º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), 2min12s288
17º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswage), 2min13s825
18º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), volta excluída
19º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), excluído
Streamings oficiais da etapa
Corridas – domingo, 12h30
https://www.youtube.com/watch?v=nvoV_KwtkXM
A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.
Mais notícias: www.copatruck.com.br
Fique por dentro de nossas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/copatruck
Facebook: www.facebook.com/copatruck
Twitter: www.twitter.com/copatruck
Fonte: BV Press | Comunicação Copa Truck