“Transformando resíduos em saber” busca unir gestão de resíduos e produção de biogás ao ensino escolar, incentivando práticas sustentáveis e impacto positivo na comunidade
No próximo dia 12 de agosto, o Brasil sediará um evento inovador que promete transformar a abordagem educacional e ambiental nas escolas. O “Transformando Resíduos em Saber”, promovido pelo Instituto Eckart e pela Verdes Hábitos em parceria com a HomeBiogas Brasil, será realizado online e se destaca como o primeiro evento no país a focar na utilização de biodigestores como ferramenta de educação ambiental multidisciplinar e prática. Com foco em educadores, gestores e profissionais da educação, a iniciativa destaca a importância da gestão de resíduos e do uso de energias renováveis. Todos os inscritos que confirmarem presença na transmissão receberão um certificado digital de participação, reforçando o caráter educativo e de formação do evento.
Com uma programação robusta, o evento contará com painéis de especialistas renomados, incluindo Ricardo Müller, o renomado fundador do Dr. Biogás conhecido por compartilhar insights valiosos sobre o impacto econômico do biogás e suas aplicações práticas, trará sua expertise para discutir como essa tecnologia pode revolucionar o ensino e Carolina de Oliveira Machado, CEO da Recickla. Eles abordarão temas como os benefícios econômicos do biogás, estratégias para integrar biodigestores no currículo escolar e relatos inspiradores de escolas que já implementaram essa tecnologia com sucesso. Além disso, o professor Samuel Cunha, youtuber com mais de 1 milhão de seguidores, canal onde ensina biologia e uma autoridade no campo da educação ambiental, será responsável pela sessão “Que escola queremos?”, oferecendo uma perspectiva crítica sobre como as escolas podem se tornar epicentros de uma revolução ambiental, promovendo práticas sustentáveis e incentivando a conscientização ambiental não apenas entre os alunos, mas professores e comunidade escolar como extrato da sociedade.
Em um momento em que a crise climática exige soluções inovadoras e sustentáveis, educar as próximas gerações sobre a importância da gestão de resíduos e do uso de energias renováveis é crucial. Segundo dados da ONU, os efeitos das mudanças climáticas estão se intensificando, e a adoção de práticas sustentáveis nas escolas pode desempenhar um papel significativo na mitigação desses impactos. A implementação de biodigestores não só reduz a quantidade de resíduos orgânicos enviados aos aterros, mas também gera biogás e biofertilizantes, promovendo uma economia circular e sustentável.
“A educação prática e vivencial proporcionada pelo uso de biodigestores nas escolas não apenas prepara os alunos para serem cidadãos conscientes, mas também reverbera positivamente na sociedade, promovendo a adoção de práticas sustentáveis em larga escala”, evidencia Leandro Toledano, CEO da BioMovement, distribuidor exclusivo da HomeBiogas no Brasil, desde 2018.
Programação:
12 de agosto de 2024 – Evento Online
08h30 – Abertura e Boas-Vindas
- Biodigestores nas Escolas e as experiências da HomeBiogás pelo mundo
09h00 – Que escola queremos?
- Convidado: Professor Samuel Cunha
09h30 – Painel 1: A Mágica da Biodigestão
- Como acontecem os processos por trás da biodigestão, as reações envolvidas e as características e qualidade do biogás e do digestato produzidos. Usos, benefícios e os resultados práticos dessa tecnologia inovadora.
- Convidados: Bruna S. Machado e Carlos Emilio Vieira da Silva
10h00 – Painel 2: Ganhos e Impactos da Economia Circular – Posicionamento da Escola na Economia Verde, Envolvimento Comunitário e Resultados
- Como as escolas estão se posicionando em relação à economia verde e os benefícios financeiros e ambientais que isso traz. Resultados significativos gerados a partir do envolvimento da comunidade em ações escolares.
- Convidada: Paula Cardoso, engenheira especialista em resíduos e educação ambiental, fundadora da Leal Sustentabilidade
10h30 – Painel 3: Como Manejar um Biodigestor HomeBiogas
- Como alimentar, manter e cuidar de um biodigestor. Orientações práticas, alimentação, manutenção e cuidados.
- Convidados: equipe Instalação HomeBiogas
11h00 – Relatos de Experiências
- Case 1: Projetos Fundo Social Sicredi – EEEM Pedro Migliorini e EMEF Roman Ross de Monte Belo do Sul e EMEF Lóris Antonio Pasquali Reali de Bento Gonçalves/RS.
- Convidada: Profª Janice Corbelini Mejolaro
- Case 2: Educando para o Campo – EMEF Augusto Peruzzo – Espumoso – RS
- Convidados: Luciano José Morás. Professor efetivo na Rede Municipal de Espumoso/RS com 25 anos de docência
12h00 – Pausa para Almoço
13h00 – Painel 4: Dr. Biogás – Benefícios Econômicos do Biogás
- Convidado: Ricardo Müller, fundador do Dr. Biogás.
13h30 – Painel 5: Implementação e Integração Curricular
- Estratégias eficazes para integrar o tema dos biodigestores em diversas disciplinas escolares. Exemplos de atividades práticas e interdisciplinares e sugestões de recursos educacionais.
- Convidada: Carolina de Oliveira Machado, fundadora e CEO da Recickla
14h30 – Relatos de Experiências: Impactos dos Biodigestores na Comunidade Escolar
- Relatos inspiradores de escolas que implementaram biodigestores. Iniciativas bem-sucedidas, ações realizadas fora do ambiente escolar e dificuldades enfrentadas. Benefícios econômicos, ambientais e sociais alcançados e estratégias eficazes para envolver a comunidade escolar.
- Case 1: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelda Julieta Schneck – Ivoti
- Convidada: Carine Vanderlea Dörr
- Case 2: Colégio Olga Ferraz – São Paulo
- Convidada: Marcella Santos Osorio
- Case 3: Colégio Marie Jost – RN
- Convidado: Alessandro Fábio Fonseca De Oliveira, professor de física na rede estadual de ensino do RN e professor tutor de matemática aplicada no Colégio Marie Jost
15h30 – Painel 6: Legislação, Incentivos e Fontes de Recursos
- Legislação ambiental e normativas relevantes, incentivos governamentais e políticas públicas disponíveis para projetos de biodigestores. Onde encontrar fontes de recursos financeiros e como elaborar propostas eficazes para captação de recursos e solicitações de financiamento. Estudos de caso e experiências práticas para ilustrar o processo.
- Convidados: Ricardo Franceschini Oliani e Luiz Carlos Aceti Júnior, Carin Taiara Gomes, Secretária de meio Ambiente de Venâncio Aires e representante do Fundo Social do Sicredi
16h45 – Encerramento, Considerações Finais e Projeto Comitê de Projetos
- Recapitulação dos principais pontos discutidos. Incentivo à adoção de práticas sustentáveis nas escolas. Convite para a continuidade do diálogo e troca de experiências. Apresentação do Projeto Comitê de Projetos.
Para mais informações sobre o evento e inscrições, acesse verdeshabitos.com.br/digestor-na-escola.
Sobre a HomeBiogas
De origem israelense e com presença em mais de 100 países, a HomeBiogas, líder global em soluções de biodigestão, presente nos 6 continentes, chegou ao Brasil em 2018 e hoje está presente em todos os 26 estados, contando com mais de 1.300 instalações pelo país. O biodigestor autônomo é responsável por transformar resíduos orgânicos e esterco animal em biogás, utilizado para cozinhar, e em fertilizante líquido natural para plantar, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa e os custos com aterros sanitários. A BioMovement é a empresa distribuidora exclusiva do biodigestor no país.
A HomeBiogas está alinhada com 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, juntamente com seus 169 alvos relacionados. E atende a diversos indicadores ESG, promovendo um mundo mais equitativo e consciente
Fonte: Matilha Comunica