Exibição gratuita traz reflexões sobre a participação feminina na ciência
O Museu da Energia, em parceria com o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), inaugura a exposição “Mulheres Cientistas”. A mostra gratuita conta com o patrocínio da EDP Brasil, e estará aberta ao público até 31 de agosto.
A mostra “As Cientistas: Mulheres e Trabalho”convida o público a refletir sobre a trajetória histórica das mulheres na ciência e como suas contribuições foram essenciais, embora frequentemente não reconhecidas. O projeto destaca as dificuldades enfrentadas por mulheres para acessar educação formal e espaços de prática científica, e como elas superaram preconceitos e estereótipos de gênero para se tornarem pioneiras em suas áreas.
O Museu da Energia de Salesópolis é apoiado pela EDP Brasil, que é distribuidora de energia do Alto Tietê, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“A EDP entende que as ações afirmativas são fundamentais para ampliar as oportunidades a partir de um propósito genuíno de equidade e busca parcerias que reforçam estas iniciativas na sua área de concessão. A exposição Mulheres Cientistas vai ao encontro deste objetivo,” destaca Marcela Almeida, gestora do Instituto EDP.
Visitando a exposição
“As Cientistas: Mulheres e Trabalho” oferece uma reflexão profunda sobre a trajetória das mulheres na ciência e suas contribuições ao longo dos séculos. O público poderá conhecer histórias de pioneiras que, apesar dos preconceitos e restrições, conseguiram realizar descobertas científicas significativas, muitas vezes sem o devido reconhecimento.
Os conteúdos e a pesquisa desta exposição são fruto de projetos já desenvolvidos pela instituição, entre eles: as exposições “Liberdade, Mulher e Ciências”, uma parceria com o Museu Catavento; “Energia e Transformação” (painel “Mulheres Cientistas”); e o projeto de pesquisa “Mulheres da Energia”.
Temas da exposição
História das Mulheres na Ciência: Explora como as mulheres foram afastadas de ambientes científicos e profissionais por séculos e como a resistência e determinação de muitas abriram caminhos importantes.
Contribuições Essenciais: Destaque para as pioneiras que venceram preconceitos e se tornaram essenciais em descobertas científicas, apesar de muitas vezes terem suas invenções registradas sob pseudônimos ou nomes de maridos.
Desafios Contemporâneos: Reflexão sobre as barreiras atuais que ainda impedem as mulheres de alcançar plena participação nas ciências, e a importância de continuar a luta por igualdade de gênero.
Serviços
– Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) – Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, 140 – Centro, Caraguatatuba – SP
– Atração: Exposição “Mulheres Cientistas”
– Período: até 31/08
– Horário: das 10h às 18h
– Entrada: Gratuita
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
Site: http://www.museudaenergia.org.br/
Instagram: @museudaenergia
Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia
YouTube: https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia
Sobre a EDP no Brasil
O grupo EDP (Energias de Portugal) atua em quatro regiões mundiais – América do Norte, Ásia Pacífico, Europa e América Latina – e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo.
Referência em ESG, a EDP voltou a ser reconhecida como a empresa elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no índice de Igualdade de Género da Bloomberg. Em seus mercados de atuação na Europa e América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP conquistou o Top Employer 2024, além de ter sido eleita por quatro anos consecutivos a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico.
Site: https://www.edp.com.br/
Instagram: @edpbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/edpbr
YouTube: https://www.youtube.com/@EDPnoBrasil
Fonte: Betini Comunicação