O sequenciamento genômico realizado no laboratório de análises do Centro Universitário FMABC, em Santo André, identificou nesta sexta-feira (7) seis novos casos de contágio da variante Ômicron do vírus Covid.

São três infectados residentes em São Bernardo do Campo e outros três em São Caetano do Sul. Os pacientes têm idades entre 60 e 97 anos, e foram diagnosticados com sintomas leves. Somente um deles possui histórico recente de viagens.

Somando os três casos que já haviam sido identificados pelo sequenciamento da FMABC na semana passada, são nove casos da nova variante na região.

A FMABC vem fazendo o sequenciamento genético das variantes de Covid desde o mês de setembro. Esta é a primeira vez desde o início dos estudos em que todos os testes analisados apontam a Ômicron, o que comprova o avanço rápido da variante.

O laboratório do Centro Universitário também vem registrando aumento constante tanto no número de testes RT-PCR realizados por dia quanto na taxa de casos confirmados de Covid.

Foram 700 testes para Covid realizados somente no dia de ontem (6). Para efeito de comparação, a média diária até 10 dias atrás era de 250 testes realizados. Já o índice de positividade (casos confirmados), que no dia 26 de dezembro era de 2,5%, agora é de 44%.

“Para reduzir o impacto dessa nova variante é importante seguir com as três doses de vacinação e manter cuidados como uso de máscaras e o distanciamento social. A transmissão dela é elevada, mas essas medidas ajudam para que os sintomas sejam mais leves”, explica Fernando Fonseca, coordenador do laboratório de análises clínicas da FMABC.

Fonte: Centro Universitário FMABC

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.