Com o avanço da idade é comum surgirem problemas oculares como a presbiopia, entre outros, e o oftalmologista poderá indicar a melhor alternativa para a melhora da visão
Pai pode ser biológico, adotivo ou de criação e o importante é a sua participação na vida do filho ou filha. A figura paterna representa proteção, respeito, coragem e força. É aquela pessoa que sabemos que nos dará apoio nos momentos de dificuldade. Homenageados neste domingo, 11 de agosto, os pais estão presentes o tempo todo, cuidando da nossa saúde, educação e bem-estar. Mas conforme crescemos é fundamental que também cuidemos deles.
Um cuidado importante é com a saúde ocular. A partir dos 40 ou 45 anos é bastante comum surgirem sintomas de presbiopia, a chamada vista cansada, um problema progressivo e que piora com a idade, caracterizado pela dificuldade de enxergar de perto.
“A presbiopia ocorre quando o cristalino do olho enrijece com o tempo e perde a flexibilidade, o que interfere na capacidade de focar objetos próximos. Isso pode comprometer a leitura e a capacidade de realizar trabalhos que exijam a visão para perto”, esclarece o Dr. Edmundo Martinelli, oftalmologista da Laser Ocular / H.Olhos, da rede Vision One.
Algumas pessoas sentem mais e outras menos, sendo que a presbiopia é menos notada à luz do sol ou quando se tem um bom ponto de iluminação, pois a íris se fecha mais e assim, os olhos tendem a aumentar automaticamente a profundidade de foco, reduzindo o embaçamento dos objetos próximos. Mas se o seu pai começar a esticar o braço para enxergar melhor as letras menores em um rótulo ou na mensagem do celular, fique atento!
“A presbiopia tem correção através de óculos para perto, mono ou multifocais, ou lentes de contato multifocais, mas é necessário realizar uma consulta com um oftalmologista para que faça uma avaliação e se encontre a melhor alternativa. Para alguns casos há estratégias de se preservar a visão de perto através da cirurgia a laser”, explica o Dr. Edmundo Martinelli.
A visita regular ao oftalmologista é recomendada em todas as idades e se torna ainda mais importante com o avanço da idade. Um simples exame oftalmológico ajuda a diagnosticar precocemente doenças como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. E o tratamento adequado contribui para a melhora da visão e da qualidade de vida.
Neste Mês dos Pais, cuide de quem sempre cuidou de você! Fique de olho se seu pai apresenta sintomas como lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, redução da capacidade visual ou dificuldade em diferenciar tons e cores. E o incentive sempre a consultar um especialista para receber as orientações corretas para os cuidados com a saúde visual.