Atualização aerodinâmica ajudou modelo da equipe Sigma Kraucher a conquistar o pódio numa das provas do fim de semana, ao finalizar na quinta colocação
Mais recente atualização dos Sigma P1 G5 para a disputa do Império Endurance Brasil em 2024, a nova asa estilo hypercar dos protótipos que competem na categoria foi aprovada em seu batismo pela equipe da Sigma P1 Engenharia. A novidade esteve presente na rodada dupla do último fim de semana, ocorrida em Goiânia (GO), tanto no carro da equipe Sigma Kraucher – que brigou pela vitória até o fim e subiu ao pódio na prova de sexta-feira (9), na quinta posição – quanto no modelo da FTR Motorsport.
O aerofólio é a parte mais visível de um novo desenho na traseira do carro, que ficou mais leve e passou a gerar menos arrasto aerodinâmico, o que se traduziu em velocidade de reta. Segundo os dados da Sigma P1 Engenharia, o protótipo de Emílio Padron, Henrique Assunção e Fernando Ohashi, da FTR, atingiu 286km/h de velocidade máxima em solo goiano, números que se aproximam dos obtidos em uma fase em que o regulamento da categoria não exigia o uso de restritores na entrada de ar do motor.
A durabilidade do carro também foi salientada pelo time de engenharia. “Na prova de sábado, tomamos um toque logo na primeira volta, que comprometeu nosso carro, mas a asa ficou intacta, além de proporcionar este ganho sensível em velocidade final. É uma busca pela evolução constante e nos orgulhamos de representar a indústria nacional diante dos protótipos fabricados no exterior, que hoje são maioria em nosso grid”, destacou o engenheiro Pedro Fetter.
A próxima etapa do Império Endurance Brasil ocorre já em três semanas, no dia 1º de setembro. O palco será o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).