Na classe Challenge Gerson Campos prevalece pela primeira vez no ano após épica disputa com Caio Castro

A penúltima etapa de sprint da Porsche Cup C6 Bank teve todos os ingredientes que fazem a diferença nos 20 anos de vida da categoria: disputas intensas, ultrapassagens memoráveis e corridas extremamente movimentadas em Interlagos. Marçal Muller venceu pela Carrera Cup depois de passar Pedro Aguiar por fora no S do Senna. Mas quem roubou a cena foi o eneacampeão Miguel Paludo, que largou de 14º e foi segundo colocado, conservando a liderança do campeonato.

A corrida da Challenge também foi memorável, apesar de ter sido interrompida antes dos 25 minutos regulamentares por questão de segurança, quando caiu uma chuva forte sobre o autódromo e os carros vinham equipados com pneus slick produzidos pela Michelin. A prova que marcou a primeira vitória de Gerson Campos no campeonato de sprint já entrou para a história do evento pela disputa com Caio Castro pela liderança. Os competidores dos carros #82 e #22 alternaram posições múltiplas vezes e em diversos trechos do circuito de Interlagos, numa batalha limpa e muito disputada, como são as melhores brigas da categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta.

A chuva no fim da tarde acabou adiando o quali da Sprint Trophy, que será realizado no domingo antes das atividades que já estavam programadas para o último dia da etapa.

 

As corridas

Carrera Cup

O pole Pedro Aguiar foi acossado por dentro por Christian Hahn, que largou de terceiro, e por fora por Marcal Muller, que partiu ao seu lado na primeira fila. Ele ficou ensanduichado e, na tomada do S do Senna, Lineu Pires e Werner Neugebauer tiveram contato.

O incidente na frente do pelotão acabou causando outros entreveros, com Marcos Regadas, Rouman Ziemkiewicz, Gustavo Zanon, Rodrigo Mello, Nelson Monteiro e Bruno Campos ficando pelo caminho na primeira volta.

Aguiar aplicou um X sobre Hahn e retomou a liderança. Muller era segundo colocado. Peter Ferter e Franco Giaffone completavam o top5 na primeira volta, completada sob regime de safety-car. Quem escapou ileso e avançou bem foram Ferter, de 11º para quarto, e Miguel Paludo, saltando de 14º no grid para sétimo ao término da volta inicial.

A relargada veio na abertura da volta 6. Aguiar acelerou firme na subida do Café, mas Muller leu a manobra e emparelhou por fora. Ele bancou a trajetória externa no S do Senna e assumiu a liderança com estilo.

Ferter leu bem a manobra e avançou, passando por Hahn e Aguiar na reta Oposta. Então novo entrevero no Laranjinha tirou outros carros da prova. Pedro Aguiar e Hahn tiveram contato. Franco Giaffone tentou desviar e acabou coletado pelo carro acidentado, capotando.

O safety-car novamente foi acionado, com a corrida liderada por Muller. Em segundo, Ferter era o mais bem colocado entre os competidores da classe Sport. Paludo em franca evolução era terceiro, com Alceu Feldmann e Georgios Frangulis completando o top5. Em nono, Gustavo Farah liderava na Rookie.

A relargada veio na abertura da volta 10, com menos de 4 minutos restando na regressiva. Muller saltou bem e deixou Ferter para defender a vice-liderança contra Paludo. Feldmann e Frangulis vinham na mesma balada dos ponteiros.

Mas os cinco postos do pódio seguiam em aberto, com Nelson Marcondes bem rápido. Ele passou Josimar Junior para ser sexto e partiu no encalço de Frangulis. Já pela Rookie, a batalha era pela liderança entre Gustavo Farah e Edu Guedes.

Na volta 11, Paludo chegou a emparelhar com Ferter, mas o #56 fechou a porta. A disputa favoreceu a chegada de Feldmann. Haveria ainda mais uma tentativa, na volta seguinte.

E o piloto do carro #7 tratou de aproveitar. Paludo subiu o Café embutido na traseira de Ferter e freou por último na linha interna do S do Senna. Assim subiu para segundo lugar, coroando uma formidável escalada.

Muller ganhou pela segunda vez no ano. Paludo conservou a liderança do campeonato com o segundo lugar. Em terceiro geral, Ferter selou a vitória na Sport. Feldmann recebeu a bandeirada em quarto. E Nelson Marcondes, na volta final, garantiu a última vaga no pódio ao superar Frangulis. Em décimo, Farah venceu na Rookie.

Sprint Challenge
Os competidores da segunda fila tiveram mais ação que Miguel Mariotti e Seba Malucelli, que largaram na primeira. Caio Castro saltou de terceiro para a liderança com bela manobra, no que foi acompanhado por Gerson Campos, avançando de quarto para segundo ao bancar trajetória por fora em um 3-wide na tomada do S do Senna.

No término da primeira volta, o top5 indicava Caio Castro, Gerson Campos, Celio Brasil (liderando na Sport), Miguel Mariotti e Malucelli. Em oitavo, Claudio Simão liderava na Rookie.

Então Caio Castro e Gerson Campos protagonizaram um dos mais belos e limpos pegas da temporada. Os carros trocaram de posição seguidas vezes em três trechos diferentes da pista, até que o #82 prevaleceu freada do Lago. Celio Brasil seguiu de perto, mas não conseguiu seguir Gerson para passar o #22.

Na abertura da volta 6, Gerson já tinha livrado 0.722s sobre Caio. Àquela altura, além da queda da luz natural, começavam a se notar trechos mais úmidos em partes da pista.

O safety-car então foi acionado, para resgate do carro #84, acidentado no fim da reta Oposta. Brasil havia passado Caio, mas devolveu a posição, e o top5 indicava: Gerson, Caio, Celio Brasil, Mariotti e Malucelli. Pela Rookie a liderança era de Caio Chaves, em nono.

A garoa apertou enquanto os carros seguiam comboiados pelo carro de segurança e logo virou chuva grossa. Os carros seguiram em marcha lenta atrás do safety.

Por questão de segurança, a direção de prova acionou a quadriculada, determinando a primeira vitória de Gerson Campos no campeonato de sprint. Caio Castro, Brasil, Mariotti e Malucelli completaram o pódio. A vitória na Sport ficou com Brasil, enquanto, em nono, Caio Chaves ganhou mais uma na Rookie.

 

O que eles disseram:

“Acho que o grande lance da corrida foi antes da manobra sobre o Pedrinho. Fizemos a primeira curva e veio uma bigorna que ia dar no meio do meu carro e consegui tirar e salvar. Depois passar por fora o Pedrinho na relargada foi positivo e consegui felizmente realizar a manobra e vencer. Amanhã largando na frente e com chance de chuva é muito favorável e podemos somar mais pontos importantes. Dedico esta vitória à minha esposa que está em casa com 8 meses e meio de gravidez. É uma grande companheira, que está sempre comigo nas corridas”
Marçal Muller

 

“Foi um dia positivo. Cometi um erro no quali. Tivemos problema no carro e fui para o carro reserva. Então minha primeira volta no carro foi no Q1 e acabei subindo duas marchas no Lago. Isso me tirou 0.8s, o que me colocaria em terceiro ou quarto, na segunda fila. Então sabia que, a partir daí, eu precisaria remar e me recuperar para manter o campeonato vivo. Hoje foi um dia atípico, com tudo o que aconteceu na corrida. Então felizmente eu estava no lugar certo na hora certa e capitalizamos muito bem com o segundo lugar. Acho que se a prova fosse um pouco mais longa talvez eu teria ritmo para brigar com o Marçal. Mas foi muito bom e amanhã largamos da primeira fila ao lado dele e vamos procurar manter a liderança e chegar para decidir o título na F1 mais líder que nunca”
Miguel Paludo

 

“Foi top! Um sábado especial. Larguei no meio do pelotão, o que não é o ideal, mas sabia que tinha um carro bom. O pessoal se enroscou no início e avancei algumas posições. Vamos amanhã torcer para fazer uma boa corrida e ganhar o campeonato. Discordo da punição que levei em Portugal, eu era líder do campeonato e caí para segundo. Mas acho que agora recuperei bem e vamos brigar pelo título”
Peter Ferter

 

“Foi uma corrida com o coração na boca! Eu dei sorte também. É claro que tem competência, mas dei sorte. É muito difícil ler a pista e entender para que lado vão escapar os carros batidos, mas eu consegui reagir rápido e por sorte escolhi o lado certo e consegui passar por todo mundo”
Gustavo Farah

“Lá dentro do carro eu estava pensando que quem estava assistindo deveria estar se divertindo. Lá dentro, quem está sofrendo a pressão tem que se preocupar muito com o retrovisor durante a prova.
Começamos muito juntos, eu e o Caio largamos bem e tivemos uma disputa muito limpa na corrida. Entendi nas primeiras voltas como estavam os nossos ritmos e tivemos uma disputa de altíssimo nível. Quando começou a chuva a gente não sabia se teria relargada, mas estava muito escuro na pista e estava torcendo para não relargar com pneus de chuva. Hoje foi uma bela disputa e amanhã tem muito mais para todos nós.”
Gerson Campos

“Acho que é uma pena o fim na chuva, mas ao mesmo tempo todo mundo trouxe os brinquedos pra casa em segurança. Acredito que, de todas as corridas que eu já fiz aqui e mesmo em outros autódromos, esta foi a mais diversificada em relação às condições e adversidades! Teve uma hora em que eu não estava mais enxergando e o que eu e o Gerson fizemos, modéstia à parte, foi uma disputa muito bonita. Tinha que ter um prêmio ‘Puskas’ do automobilismo para batalhas como essas e, de fato, foi muito merecida a vitória dele, a primeira dele na sprint. Eu estava muito preparado e ele tinha que estar muito, muito bom para passar. Meus parabéns para o Gerson, que é um piloto que eu acompanho desde o kart”
Caio Castro

 

“Garanti o resultado no início. Vim de uma semana não muito legal, mas coloquei a cabeça e o foco na corrida e larguei bem. Na largada estava bem preparado atento para a luz vermelha dentro do carro e quando deu o início estava com o cano cheio. Então pude achar um lugar no meio do bolo para encaixar o terceiro lugar e depois veio a chuva e foi isso. Estou muito feliz com mais um bom resultado.”
Celio Brasil

 

“Foi um sábado maravilhoso, um fim de semana que vem se desenvolvendo muito bem. A gente vem evoluindo bastante, com boas posições nos classificatórios. Nesta corrida acabei largando um pouco mal, mas consegui recuperar durante a prova. E isso é só o começo, vamos embora!”
Caio Chaves

 

“Conseguimos uma classificação muito boa, tanto para hoje quanto amanhã, com as duas podes. Sabíamos que a qualquer momento poderia cair uma chuva e foi bem na hora da corrida. Na largada hoje eu acabei vacilando um pouco e perdi três posições. Vamos ver o que dá para melhorar amanhã para trazer a vitória largando na pole de novo. Mas, para o campeonato, considerando os descartes reassumimos a liderança então tenho o que comemorar e amanhã vamos trabalhar para festejar mais ainda”
Miguel Mariotti

 

Resultados
Carrera Cup
1. #544. Marçal Muller 27:50.467
2. #7. Miguel Paludo +1.983
3. #56. Peter Ferter (S) +3.169
4. #1. Alceu Feldmann +3.560
5. #199. Nelson Marcondes (S) +5.688
6. #88. Georgios Frangulis (S) +5.797
7. #77. Francisco Horta (S) +9.208
8. #27. Josimar Junior (S) +9.346
9. #14. Carlos Campos (S) +9.697
10. #84. Gustavo Farah (R) +12.321
11. #70. Lucas Salles +13.425
12. #22. Raijan Mascarello (S) +13.946
13. #9. Edu Guedes (R) +14.362
14. #51. Israel Salmen (R) +17.678
15. #12. Marco Pisani (R) +22.110
16. #25. Paulo Sousa (R) +24.627
17. #85. Eduardo Menossi (R) +24.923
18. #60. Ramon Alcaraz (R) +25.521
19. #74. Piero Cifali (R) +33.282
DNF
#888. Lineu Pires (S)
#26. Christian Hahn
#8. Werner Neugebauer
#20. Pedro Aguiar
#87. Nelson Monteiro (S)
#3. Franco Giaffone
#17. Marcos Regadas (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#29. Rodrigo Mello
#33. Bruno Campos (R)
#24. Gustavo Zanon (R)
(S) Sport / (R) Rookie

Sprint Challenge
1. #82. Gerson Campos 20:00.338
2. #22. Caio Castro +0.575
3. #139. Celio Brasil (S) +1.375
4. #21. Miguel Mariotti +3.637
5. #100. Sebá Malucelli (S) +5.493
6. #66. Sadak Leite +6.768
7. #3. Cristian Mohr +7.968
8. #2. André Rosário +9.139
9. #54. Caio Chaves (R) +10.531
10. #1. Alceu Feldmann Neto (R) +11.744
11. #72. Antonella Bassani +13.290
12. #58. Claudio Simão (R) +15.911
13. #44. Giuliano Bertuccelli (S) +17.451
14. #23. Leonardo Herrmann (S) +27.860
15. #99. Wagner Pontes (R) +29.188
16. #32. Matheus Roque (S) +31.302
17. #177. Lucas Locatelli (R) +33.212
18. #9. Claudio Reina (R) +35.035
19. #71. SangHo Kim (S) +36.812
20. #38. Eric Santos (R) +38.725
DNF
#84. Fabrício Simões (R)
#7. Luiz Souza (S)
(S) Sport / (R) Rookie

Porsche Cup C6 Bank – Etapa 6 – Interlagos:
Domingo, 25 de agosto:
09:00 – 09:15 – Quali – Sprint Trophy
10:30 – 10:53 – Corrida (20 minutos + 1 volta) – Sprint Trophy
14:00 – 14:28 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
14:39 – 15:07 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

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