A parceria combinará a expertise da Bosch em nível de sistema hardware, software e sensores MEMS com as tecnologias Cyber Tyre da Pirelli, incluindo algoritmos, modelagem e sensores integrados ao pneu.
Abstatt, Stuttgart, 10 de setembro de 2024 – Pirelli e Bosch assinaram um acordo de desenvolvimento conjunto. O objetivo é criar em parceria novas soluções baseadas em software e funções de condução, graças a sensores integrados nos pneus, também conhecidos como in-tyre sensors. Para os condutores, isto significa maior segurança, conforto e sustentabilidade, bem como uma melhor dinâmica de condução. A Bosch e a Pirelli compartilham a visão de trabalhar a longo prazo e têm a intenção de explorar juntas uma lógica aprimorada de computação de sinais de pneus como entrada potencial para controladores dinâmicos aprimorados de veículos.
O Pirelli Cyber Tire é o primeiro sistema do mundo baseado em pneus com sensores integrados, que coletam dados e os transmitem ao veículo para serem processados em tempo real. A Bosch já desenvolveu um aplicativo ESP especificamente adaptado aos pneus Pirelli, em um projeto conjunto inicial com a fabricante de hipercarros Pagani Automobili. A tecnologia “Pirelli Cyber Tyre” no Pagani Utopia Roadster transmite informações importantes sobre os pneus para a unidade de controle do ESP. Isso permite o uso ideal das propriedades individuais e do desempenho dos pneus, proporcionando maior segurança e condições de direção personalizadas.
Como fornecedora global de tecnologia e serviços, a Bosch contribui com sua expertise em nível de sistema hardware e software, para a cooperação de desenvolvimento. A Bosch também é líder em tecnologia de sensores MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) e desenvolve e fabrica sensores de pressão dos pneus usando o padrão “Bluetooth Low Energy” (BLE). Ao fundir essa expertise com as tecnologias de dispositivos in-tyre da Pirelli – hardware e software, algoritmos e modelagem de pneus – será possível coletar, processar e transmitir dados de pneus em tempo real, para fornecer parâmetros para o sistema de controle eletrônico do veículo, usando BLE com consumo de energia muito baixo. A Pirelli e a Bosch agora pretendem explorar a tecnologia MEMS da Bosch para aplicações em pneus.
Vídeo: https://youtu.be/qWiH4iZ9XzM
Fotos e infográficos estão disponíveis no Bosch Media Service: www.bosch-press.com
Sobre a Bosch
A mobilidade é o maior setor de negócios do Grupo Bosch. Em 2023, suas vendas chegaram a 56,2 bilhões de euros, ou pouco menos de 60% das vendas totais do Grupo. Isso torna o Grupo Bosch um dos principais fornecedores de mobilidade. A Bosch Mobility persegue uma visão de mobilidade segura, sustentável e empolgante. Para seus clientes, o resultado são soluções integradas de mobilidade.
As principais áreas de atividade do setor empresarial são eletrificação, software e serviços, semicondutores e sensores, computadores veiculares, sistemas avançados de assistência ao motorista, sistemas para controle de dinâmica de veículos, conceitos de oficinas, bem como tecnologia e serviços para o mercado de reposição automotiva. A Bosch é sinônimo de importantes inovações automotivas, como o gerenciamento eletrônico do motor, o sistema antiderrapante ESP e a tecnologia diesel common-rail.
O Grupo Bosch é um fornecedor líder global de tecnologia e serviços. Emprega cerca de 429.000 associados em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com suas atividades comerciais, a empresa pretende usar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais, como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e orientação para a sustentabilidade.
Nesse contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e setores fortalece sua capacidade de inovação e robustez. A Bosch usa sua experiência comprovada em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos clientes soluções de vários domínios de uma única fonte.
Também aplica sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com a tecnologia “Invented for life”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch cobre quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é fundamental para o desenvolvimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 associados em pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 48.000 são engenheiros de software.
Informações adicionais disponíveis em www.bosch-press.com, www.bosch-mobility.com, www.bosch.com.
Fundada em Milão em 1872, a Pirelli é um dos mais importantes players na indústria de pneus e o único fabricante global focado exclusivamente no mercado de pneus de consumo, que inclui pneus para carros, motocicletas e bicicletas. Com um posicionamento distinto em pneus high value, o Grupo se destaca como uma marca global conhecida por sua tecnologia de ponta, excelência em produção e paixão pela inovação que se baseia fortemente em suas raízes italianas.
Com 18 fábricas em 12 países, cerca de 31.000 funcionários, um faturamento de cerca de € 6,65 bilhões em 2023, a Pirelli tem presença comercial em mais de 160 países.
A excelência tecnológica da Pirelli também é alimentada pela inovação e competências derivadas das competições esportivas, nas quais atua há mais de 115 anos. Atualmente, a empresa participa de mais de 350 eventos esportivos de carros e motocicletas e, desde 2011, é a parceira global de pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1™.
Graças a um forte compromisso em pesquisa e desenvolvimento, a Pirelli tem mais de 2.000 pessoas envolvidas em P&D localizadas em sua sede em Milão e 12 centros de tecnologia locais e um portfólio de 6.000 patentes. Em 2023, o investimento da Pirelli em P&D equivaleu a 5,4% de suas receitas de produtos High Value.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli