Com novos líderes Overall e Sprint nas classes A e B, categoria acelera para uma jornada que promete ser marcante no Rio Grande do Sul neste próximo fim de semana
A Turismo Nacional começa a entrar na reta final de uma imprevisível e empolgante temporada 2024. Em clima de decisão, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil regressa ao Rio Grande do Sul para correr entre 13 e 15 de setembro no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, com a disputa da sexta etapa do campeonato e a penúltima rodada Sprint do ano.
Levando em conta somente o campeonato Sprint, ao término da etapa do Velopark serão aplicados os descartes dos seis piores resultados de cada piloto. Desta forma, na tarde do próximo domingo serão conhecidos os competidores que vão avançar à rodada final da temporada com chances de título. É esperado, contudo, que a decisão tenha muitos postulantes ao troféu de campeão Sprint, uma vez que será uma jornada de pontuação dobrada.
Com quatro etapas já disputadas no campeonato de corridas curtas e mais duas pela frente, ainda estarão em jogo um total de 386 pontos, sendo 131 no Velopark e 255 na rodada final. Desta forma, tudo permanece completamente aberto, ainda mais com as pontuações muito próximas dos primeiros colocados da tabela.
Já pelo campeonato Overall, que contabiliza todos os pontos somados nas etapas Endurance e Sprint e premiará o campeão da categoria A com a vaga para disputar a Stock Series na temporada 2025, não há aplicação de descartes.
Novos líderes — Três semanas depois da disputa da etapa do Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, a Turismo Nacional acelera no Velopark com novos líderes nas classes A e B, tanto na pontuação Overall como no campeonato Sprint. Tricampeão e maior vencedor da história da competição, Juninho Berlanda assumiu a dianteira dos dois campeonatos depois de um primeiro semestre que teve a liderança do estreante Rafa Reis. O placar, nas duas tabelas, aponta o catarinense Berlanda na frente com 342 pontos, somente cinco a mais que o paulista Reis.
Entretanto, o páreo não se resume apenas aos dois. Vice-campeão em 2023, o mato-grossense Ernani Kuhn vem em terceiro na tabela, com 337 pontos no campeonato Overall e 307 na tabela da temporada Sprint, seguido por Arthur Scherer em quarto (294 na Overall e 272 na Sprint) e Pablo Alves (291 na Overall e 255 na Sprint) fechando o top-5.
A emocionante batalha pelos títulos Overall e Sprint na categoria B tem dois protagonistas. Carioca radicado em São Paulo, Daniel Nino retomou a liderança dos dois campeonatos depois da jornada em Mogi Guaçu, mas com uma diferença bastante marginal na comparação com o segundo colocado, João Cardoso, que correrá em casa neste fim de semana no Velopark. Nino soma 442 na Overall, somente seis tentos a mais na comparação com o jovem de 18 anos. No campeonato Sprint, vantagem de 15 pontos para Daniel (425 contra 410).
A Turismo Nacional traz também uma emocionante luta pelos títulos entre os Rookies na categoria B. Em disputa com dois pilotos de 17 anos, Augusto Sangalli comanda a tabela de pontos no campeonato Overall com 346, 16 a mais que Victor Manzini. E na Sprint B, a dianteira é do goiano José Neto, que marcou 383 pontos até agora, contra 351 de Manzini e 329 de Sangalli.
Inspiração — Palco da etapa deste fim de semana, o circuito de 2.278 metros e 11 curvas traz grandes lembranças para dois dos pilotos do grid da Turismo Nacional. Em 2023, com a pista desafiadora em razão das chuvas na região de Nova Santa Rita, Ernani Kuhn e Augusto Freitas brilharam.
Na disputa pelo título da categoria A, o cuiabano gabaritou a etapa e venceu as seis provas em sua classe, coroando uma jornada perfeita. Quem também brilhou foi o catarinense Augusto Freitas, que no ano passado competiu na categoria B e foi promovido para a divisão principal com o título conquistado em 2023. O piloto do Chevrolet Onix #4 da equipe Fast Racing triunfou duas vezes na classificação geral do grid.
Velocidade para todos — A Turismo Nacional inicia suas atividades de pista com uma movimentada sexta-feira, com três treinos livres e, a partir de 16h50, com a disputa da sessão classificatória que vai definir o grid de largada da primeira corrida da etapa gaúcha.
O sábado será de quatro provas, com duas em sequência pela manhã e outras duas à tarde. A primeira largada está marcada para 11h20. No período da tarde, os pilotos aceleram a partir de 16h10. A rodada do Velopark será concluída no domingo com mais duas corridas: às 10h20 e às 14h15.
Ainda no domingo, está reservado um dos momentos mais aguardados do fim de semana: a visitação aos boxes, a partir de 12h40 e com duração de uma hora. Será a ocasião perfeita para o fã interagir com seu piloto preferido, conhecer de perto os carros que aceleram na Turismo Nacional e ainda ganhar brindes exclusivos.
O público terá portões abertos para assistir a um fim de semana de seis corridas no Velopark. As primeiras mil pessoas que chegarem ao autódromo em Nova Santa Rita no domingo terão acesso garantido à visitação aos boxes, e os 500 primeiros fãs presentes ainda ganharão um boné exclusivo e oficial da categoria.
A Turismo Nacional é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, plataforma de streaming Zapping, canal Motorsport.tv Brasil no YouTube, Portal High Speed, mídias da emissora Catve e canal Parc Fermé, com narração em italiano. O BandSports exibe um VT com os melhores momentos da etapa ao longo da semana seguinte.
Programação no Velopark
Sexta-feira, 13 de setembro
09h30 – Treino Livre 1
12h00 – Treino Livre 2
14h30 – Treino Livre 3
16h50 – Classificação
Sábado, 14 de setembro
11h20 – Corrida 1 (15 minutos + 1 volta)
11h40 – Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)
16h10 – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)
16h30 – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)
Domingo, 15 de setembro
10h20 – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
12h40 – Visitação aos boxes
14h15 – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)