As Prefeituras de Santo André e de Ribeirão Pires informaram, nesta segunda-feira (21), que atingiram a marca de 50% da população adulta vacinada contra a covid-19.
Nesta segunda-feira (21) Santo André atingu a marca de 50% da população com mais de 18 anos vacinada contra covid-19. No momento, a vacinação foi ampliada para pessoas com mais de 45 anos sem comorbidades e também para lactantes que amamentam filhos de até dois anos.
Aos 48 anos, o prefeito Paulo Serra recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer nesta segunda-feira, no drive-thru da Craisa. Emocionado, Serra falou sobre o sentimento de receber a vacina. “Agora podemos sentir como as pessoas se sentem com a vacinação. É um sentimento de estar protegido e de vencer a doença que é o que a gente quer para todo mundo. É realmente muito emocionante. Esse é o sentimento de 50% da população adulta de Santo André e esperamos que em breve 100% da população tenha essa sensação boa de segurança e vitória. É um dia histórico”, pontuou o prefeito.
A cidade segue implementando novas estratégias para garantir a vacinação de toda a população. “Desde o início, planejamos muito a vacinação. No início foi mais difícil, mas agora já melhoramos o ritmo e com uma equipe excelente conseguimos maximizar a quantidade de doses que vieram para a cidade. Isso permitiu que antecipássemos alguns públicos e hoje chegamos à marca de mais de 275 mil pessoas com a primeira dose, que equivale 50% do público adulto. É uma marca muito expressiva e muito especial porque os países que atingiram essa marca começam a perceber que, consequentemente, os números estabilizam e caem”, explicou o prefeito.
Segundo a Secretaria de Saúde de Santo André, mesmo após a vacinação é necessário manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.
Para garantir comodidade, segurança e conforto, além de ampliar os pontos de vacinação em formato drive-trhu houve a ampliação do horário de vacinação dos drives, que antes funcionavam das 8h às 17h e agora ficarão abertos entre 8h e 21h.
Ribeirão Pires
Em Ribeirão Pires, segundo o último vacinômetro divulgado pela Secretaria de Saúde, no sábado (19), 45.069 munícipes haviam tomado a primeira dose contra a covid-19. A população adulta da cidade é estimada em 90 mil pessoas.
“É um número expressivo e demonstra o quanto a administração está empenhada em vacinar a população. Além disso, é um momento de alegria, onde temos a certeza de que dias melhores se aproximam”, destacou Audrei Rocha, secretário Municipal de Saúde.
A centralização da imunização no Complexo Ayrton Senna, que funciona tanto como drive thru, como para pedestres, é apontada pelo secretário de Saúde como uma medida assertiva para o rápido processo de imunização. “Realizar a imunização apenas no Ayrton Senna nos trouxe um maior controle, visibilidade e transparência ao processo, além de ser um local de fácil acesso na região central da cidade”, disse Rocha.