A atriz Françoise Forton morreu neste domingo (16), aos 64 anos, após perder batalha contra o câncer. Françoise estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
A atriz era filha única de um francês e uma brasileira. Nascida no Rio de Janeiro, morou em Brasília dos 5 aos 17 anos, quando retornou para sua cidade natal.
Iniciou sua carreira de atriz em 1969 fazendo uma pequena participação na novela “A Última Valsa, em seguida participou de um episódio do seriado “A Grande Família”, em 1973, interpretando a namorada de Tuco (Luiz Armando Queiroz).
Ganhou mais notoriedade na TV com a novela “Fogo sobre Terra” em 1974, interpretando a rebelde Estrada-de-Fogo. Desde então, passou a integrar elenco de várias telenovelas, sempre com papéis importantes.
Em 1975, protagonizou “Cuca Legal” ao lado de Francisco Cuoco, Yoná Magalhães e Suely Franco. Na trama, era uma das três mulheres de Mário Barroso (Francisco Cuoco), Virgínia. No mesmo ano, integrou o elenco da novela “O Grito”, onde interpretou a ativista Mariana, que lutava pelos direitos da mulher e das minorias.
No ano seguinte, 1976, protagonizou “Estúpido Cupido”, novela ambientada nos anos 1960. Após o fim da novela, Françoise passou sete anos afastada da televisão. Em 1983 transferiu-se para a Rede Bandeirantes, onde fez a novela “Sabor de Mel” e o seriado “Casa de Irene”.
Retornou à Globo em 1988 participando de novelas como “Bebê a Bordo”, “Meu Bem, Meu Mal”, e “Explode Coração”. Seu último trabalho foi na TV Record, em 2019, em “Amor sem Igual“.
Françoise Forton era casada com o produtor cultural Eduardo Barata e mãe do empresário Guilherme Viotti.