Após três semanas consecutivas de queda no número de mortes por covid-19, o ABC voltou a registrar trajetória ascendente de óbitos pelo novo coronavírus, segundo o painel da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com base em informações da Secretaria de Estado da Saúde.
Concomitantemente ao aumento no número de mortes, o de casos de covid-19 teve alta de 50,0% na 24ª semana epidemiológica, para 4.884. Com isso, a média diária de diagnósticos subiu para quase 698, contra 465 nos sete dias anteriores.
A 24ª semana epidemiológica deste ano terminou no último sábado (19) com 203 óbitos por covid-19 no ABC. O total é 16,0% superior ao apurado nos sete dias anteriores, quando foram registrados 175 óbitos. A semana terminou com média móvel de 29 mortes diárias nas sete cidade, contra 25 no período anterior.
Análise
A análise semanal é a mais indicada para avaliar a evolução da pandemia, uma vez que elimina as distorções observadas nos números dos feriados e fins de semana, quando os dados acabam represados.
O número de casos funciona como espécie de “indicador antecedente” da pandemia, já que eventual alta na curva de contágio pode representar, mais adiante, aumento na quantidade de internações e, depois, óbitos.
Info Tracker
Dados da plataforma Info Tracker mostram que a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 na região voltou a cair na última semana. Nesta segunda-feira (21), o indicador estava em 68,3%, contra 74,0% apurados uma semana atrás. Na mesma comparação, a ocupação em leitos de enfermaria recuou de 55,2% para 47,0%.
Até esta segunda-feira, os sete município do ABC haviam aplicado 1,215 milhão de doses de vacinas contra a covid-19, das quais 876,9 mil primeiras doses e 338,1 mil segundas doses.