Implementado em 1985, programa estabelece relacionamento baseado na transparência com as comunidades locais

A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, atingiu o marco de mais de 130 mil visitas ao seu programa de turismo industrial, o Fábrica Aberta. Por meio de visitas guiadas, as pessoas que se inscrevem conhecem as instalações e a operação da Unipar, que respeita o meio ambiente e prioriza a saúde e a segurança de seus colaboradores e vizinhos. Iniciado em 1985, em Cubatão (SP), atualmente funciona também nas fábricas de Santo André (SP) e Bahía Blanca, na Argentina. O programa é referência para iniciativas similares de outras indústrias.

Durante a visitação, é possível conhecer as áreas de produção das fábricas, laboratórios e salas de controles, e entender como os produtos fabricados na Unipar são aplicados no dia a dia das pessoas. Os visitantes são acompanhados por monitores, que os guiam durante todo o trajeto, explicando sobre o processo produtivo e a história do grupo Unipar.

Para Pedro Röhl, diretor da Unipar Santo André, essa interação faz parte do DNA da companhia e traz resultados importantes para toda a sociedade. “Temos o propósito de sermos confiáveis em todas as nossas relações e entendemos que juntos somamos mais esforços e fazemos a química acontecer”, conclui.

Histórico

O Fábrica Aberta foi criado em Cubatão, em novembro de 1985. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a Unipar inovou e criou o programa para mostrar que era possível produzir em harmonia com o meio ambiente. A companhia é referência em sustentabilidade, investindo em dezenas de projetos que visam promover o acesso ao saneamento e o desenvolvimento humano.

Como destaques, o programa recebe, com frequência, visitas das comunidades locais em ambas as unidades; estudantes do ensino médio e superior; pesquisadores; professores; escolas técnicas e profissionais da área.

Além de ser pioneiro no ponto de vista do turismo industrial, o Fábrica Aberta também tem um olhar social com o envolvimento de monitores aposentados, que são ex-colaboradores da companhia responsáveis por guiar os visitantes e explicar o processo de produção das fábricas.

As visitas são realizadas mediante agendamento prévio e apenas para maiores de 15 anos. Para agendar, basta acessar o site da Unipar.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.