Equipe Optimum Motorsport leva título na GT4 após sair na pole position e conquistar o primeiro lugar

Pilotos Jack Brown e Zac Meakin lideram o RaceLab com o Artura GT4 nas primeira e terceira colocações

Carros das equipes RJN e Garage 59 repetem posições na GT3

O McLaren Artura GT4 conquistou o título do Campeonato Britânico de GT com os pilotos da Optimum Motorsport, Jack Brown e Zac Meakin, vencendo a rodada final da temporada no último dia 29, em Brands Hatch, Inglaterra. O título encerrou um fim de semana excelente para as equipes clientes da McLaren, com uma vitória e um terceiro lugar nas classes GT3 e GT4.

O Artura GT4 da Optimum dominou a qualificação com uma pole position conquistada por 0,8 segundos de diferença para o segundo colocado. Apesar de ter perdido a liderança durante um incidente na primeira volta, rapidamente recuperou a liderança, antes de construir uma vantagem confortável sobre o resto do pelotão. Isso seria mantido após os pit stops no meio da corrida, levando a dupla a vencer por quase uma volta e conquistar o título na GT4, com o Artura GT4 da RaceLab de Sai Sanjay e Callum Davies juntando-se a eles no pódio em terceiro lugar.

Na classe GT3, o piloto do McLaren GT3 EVO do Campeonato Mundial de Endurance, Josh Caygill, juntou-se a Alex Buncombe no carro da Team RJN para impor um desempenho igualmente dominante e vencer após a conquista da pole position. O McLaren GT3 EVO da Garage 59, de Marcus Clutton e Morgan Tillbrook, foi o único outro carro a liderar a classe GT3 em seu caminho para o terceiro lugar. Outro McLaren GT3 EVO, de Adam Smalley e Shaun Balfe, comemorou o título da classe GT3 Silver AM em julho, na etapa de Snetterton.

“É um momento grandioso. Corro há 12 anos e finalmente ganhei o campeonato. Obrigado à McLaren por nos fornecer o carro para isso e à equipe Optimum, que fez um trabalho fantástico”, vibrou Jack Brown, piloto britânico campeão da GT4.

“Foi uma temporada e tanto. Jack fez um trabalho brilhante. Fiz um começo de corrida bastante difícil e estava suando quando saí. Foi uma boa corrida, consegui chegar na frente e dei uma bela vantagem para o Jack. Então, estava tudo bem. A equipe fez um trabalho incrível durante todo o ano”, declarou Zac Meakin, seu companheiro na Optimum Motorsport.

“Tiramos o chapéu para a McLaren e para o pessoal da base, pois tivemos um carro confiável durante toda a temporada. Fizemos ótimas decisões estratégicas e os pilotos tiveram desempenhos excelentes este ano. É um grande alívio para a equipe, para os pilotos e seus pais e todos que trabalharam nos bastidores da Optimum para garantir que tivéssemos a vitória do campeonato em nosso currículo. Estou extremamente orgulhoso e é ótimo ultrapassar a meta depois de uma longa temporada”, detalhou Shaun Goff, chefe de equipe da Optimum Motorsport.

“Este é um resultado fantástico para a McLaren e sublinha o desempenho e resistência supremos do Artura. Estou muito satisfeito por Jack e Zac e pela equipe Optimum Motorsport por seu sucesso. Eles têm sido brilhantes o ano todo, conquistando vitórias quando podem, mas também garantindo pontos quando a vitória não estava nos planos. Eles são campeões verdadeiramente merecedores. Meus parabéns também vão para Shaun e Adam pelo título Silver AM, bem como para a Equipe RJN, Garage 59 e RaceLab pelo sucesso neste fim de semana. Que maneira de terminar a temporada!”, acrescentou Mick McDonagh, diretor da MSO Motorsport, da McLaren Automotive.

Sobre a UK Motors

A UK Motors é representante oficial e exclusiva da Aston Martin e da McLaren para o Brasil, e responde pela importação, comercialização e pós-vendas das operações das duas marcas britânicas. Tanto a Aston Martin quanto a McLaren estão entre as mais conceituadas fabricantes de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a McLaren Automotive

A McLaren Automotive é uma produtora de supercarros leves e de altíssimo desempenho. Lançada em 2010, a empresa é hoje a maior parte do Grupo McLaren.

Com sede no Centro de Tecnologia McLaren (MTC, McLaren Technology Center) em Woking, Surrey, Inglaterra, a McLaren Automotive é movida pelo desafio de criar os veículos mais emocionantes, envolventes e de referência do mundo. Aproveitando a história de 60 anos de desempenho autêntico e de corrida do nome McLaren, ele entregou alguns dos supercarros mais espetaculares já feitos.

O portfólio de produtos da empresa, composto por modelos GTS, supercarros, Motorsport e Ultimate, é vendido em mais de 40 mercados ao redor do mundo. Seus carros são montados manualmente no McLaren Production Center (MPC), localizado no mesmo campus da MTC em Woking.

A McLaren é uma pioneira que ultrapassa continuamente os limites. Em 1981, introduziu a tecnologia de chassis de fibra de carbono leve e resistente na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1.

Em 1993, projetou e construiu o lendário carro de rua McLaren F1. Construído em torno de um chassi de fibra de carbono, ele estabeleceu o DNA de supercarro da McLaren, concretizado no século 21 em 2011 com a introdução do McLaren 12C, o primeiro carro de produção em série da McLaren Automotive.

A McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1™, em 2013. Ao lançar a linha de veículos Ultimate Series, o P1™ foi seguido pelo McLaren Senna em 2018 e seu derivado GTR somente para pista foi lançado um ano depois. 2019 também viu a introdução do hiper-GT híbrido Speedtail. Seu modelo Ultimate mais recente, Elva, é o carro de rua mais leve da McLaren de todos os tempos.

Os modelos LT da McLaren representam a expressão máxima do desempenho em pista em supercarros de produção em série. O nome deriva da versão ‘Longtail’ do F1 GTR, introduzida em 1997, e foi incorporada à nomenclatura da McLaren Automotive em 2015 com a chegada do cupê 675LT baseado no McLaren 650S e do Spider. Em 2018, a lenda do LT continuou com o 600LT baseado no McLaren 570S. O capítulo mais recente da história do LT foi escrito em 2020 e 2021, com a introdução do cupê 765LT e do Spider.

Também em 2021, a empresa revelou seu novíssimo supercarro híbrido de alto desempenho, o McLaren Artura. O Artura é o primeiro McLaren a se beneficiar da McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). O MCLA foi projetado, desenvolvido e fabricado no McLaren Composites Technology Center, na região de Sheffield, na Inglaterra, usando processos pioneiros no mundo, e liderará o futuro eletrificado da marca.

Em 2022, a McLaren anunciou o Solus GT, um carro de corrida de assento único e cabine fechada que deu vida a um conceito futurista originalmente criado para jogos virtuais.

Em 2023, a McLaren revelou seu supercarro de produção em série mais leve e potente, o 750S – um desenvolvimento completo do premiado supercarro 720S. A McLaren também apresentou o novo GTS, substituindo o McLaren GT.

O McLaren Artura Spider foi revelado no início de 2024 como o primeiro conversível híbrido de alto desempenho da marca. Sua introdução foi parte de uma grande atualização do ano modelo para a placa de identificação Artura e significou que a linha de produção em série do GTS da McLaren, o novo Artura e o 750S foram introduzidos com 12 meses de diferença.

A McLaren Automotive também opta por fazer parceria com empresas e organizações líderes mundiais com ideias semelhantes, que ultrapassam os limites em seus respectivos campos. Estes incluem Ashurst, Bowers & Wilkins, Dynisma, Gulf, Monroe, Pirelli, Plan International, Richard Mille e Tumi.

Sobre o Grupo McLaren

O Grupo McLaren é líder global na produção de supercarros de alto desempenho e no automobilismo de elite.

Fundado em 1963 pelo piloto, engenheiro e empresário Bruce McLaren, o Grupo é formado pela McLaren Automotive, que constrói à mão supercarros leves e com eles compete em séries globais, incluindo o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC); e uma participação majoritária na McLaren Racing, que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1, na série INDYCAR, na Fórmula E, na Extreme E e na F1 Academy.

O Grupo está sediado globalmente no icônico Centro de Tecnologia McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.

Com reputação de inovação e excelência tecnológica, a McLaren é uma das maiores empresas independentes do Reino Unido.

Fonte: LetraNova Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.