Combativo, argentino vê pódio escapar com rodada no fim ao disputar o primeiro lugar; Matheus Comparatto conserva a liderança do campeonato
O domingo da OAKBERRY Bassani F4 em Buenos Aires foi digno de um dramático tango. Matheus Comparatto e Gino Trappa tiveram contratempos ao disputar a primeira posição em momentos distintos e acabaram fora do pódio. Já Cecília Rabelo avançou bem e terminou a corrida a uma posição do top5.
Com o desfecho da rodada tripla portenha, a primeira da FIA F4 Brasil fora das fronteiras do País, Comparatto conservou a liderança do campeonato. O estreante do ano em 2023 está 16 pontos à frente de seu concorrente mais próximo, Álvaro Cho.
O competidor do #118 foi o protagonista da fase inicial da prova. Largou muito bem a partir da terceira posição, chegou a emparelhar com o ponteiro, que era mais lento. Atacou quando o concorrente deixou a porta aberta, mas houve contato entre os carros e os comissários acharam adequado punir Comparatto, minando suas ambições na prova.
A liderança foi herdada por Ethan Nobels, que passou a ser sistematicamente pressionado por Trappa. O argentino chegou a ultrapassar duas vezes por dentro na curva 1, para levar o troco do concorrente com clássicas manobras em X. Então resolveu atacar por fora. Emparelhou, acabou na parte suja da pista e rodou, caindo para o fim do pelotão.
Com uma tocada segura, Cecília foi galgando o pelotão, avançando de décimo lugar no início da prova para sexto na bandeirada.
A próxima etapa da F4 Brasil será no evento suporte do GP São Paulo de F1, em novembro
A corrida:
Comparatto tracionou muito bem no apagar das luzes, saltando de terceiro no grid para dividir a freada com Arthur Pavie pela liderança. Trappa também reagiu bem na largada, conservando o quarto lugar. O argentino logo tratou de atacar Ethan Nobels, que bloqueou as rodas para não ceder posição.
Já Cecília Rabelo fechou a primeira volta em décimo.
Na volta 4, Comparatto mergulhou por dentro de Pavie na freada da curva 1. Depois de deixar a porta escancarada, o concorrente resolveu fechar quando o líder do campeonato já tinha mais de meio carro por dentro. Os carros tiveram contato e quem levou a melhor foi Ethan Nobels, que avançou para a liderança.
O incidente foi para avaliação dos comissários desportivos, que acharam por bem impor drive-thru a Comparatto. Assim garantiram emoção ao campeonato, minando os esforços do líder nos pontos ampliar sua margem.
Trappa herdou o segundo lugar e tratou de pressionar Ethan, determinado a vencer em casa. Comparatto retornou em décimo, duas posições atrás de Cecília.
Na volta 9, credenciado pela melhor volta da corrida, Trappa reduziu para menos de 0.5s a margem de Nobels na liderança.
O argentino mergulhou por dentro de Nobels na primeira curva na abertura da volta 11, mas, forçado a frear muito dentro, acabou levando um X. Ele logo retomou a pressão.
Na volta 12, a diferença já era outra vez inferior a 1s. Nesta mesma passagem, Cecília avançou para sétimo e Comparatto para nono.
Trappa repetiu a manobra na abertura da volta 15, para novamente levar o troco de Nobels.
Eis que na volta 18, resolveu atacar por fora no mesmo ponto. Ethan bancou a linha interna, mas Trappa ficou na sujeira e acabou rodando. Ele reingressou no pelotão em 11º.
As voltas finais reservaram à OAKBERRY Bassani F4 a briga de Cecília com Pepe Souza por uma vaga no top5. Comparatto seguia tentando recuperar terreno e era o oitavo.
E assim eles foram até a bandeirada, com Cecília em sexto, Comparatto em oitavo e Trappa em 11º.
O que ele disse:
“Saímos da Argentina com um gostinho de que poderíamos ter vencido ao menos duas corridas. Estou contente pelo desempenho dos carros. Gino disputou a vitória e era o mais rápido da pista. Matheus, de pneus usados, estava competitivo também, mas infelizmente se envolveu em um incidente de corrida e pagou o preço. Sei que estaremos competitivos na preliminar da F1 em Interlagos”
Eduardo Bassani
Campeonato (top5)
1. Matheus Comparatto 194
2. Alvaro Cho 178
3. Ethan Nobels 162
4. Rafaela Ferreira 148
5. Ciro Sobral 104