A grade é integralmente remota e oferece atividades práticas de arte computacional. Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto; estudantes, professores e aposentados têm 10%

Em outubro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove três cursos que tratam desde a história recente da arte no Brasil, pela perspectiva da fotografia e de grandes exposições, até práticas pioneiras da arte computacional com atividades práticas de experimentação. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/).

O curso Desenhando com código: programação criativa, ministrado Alexandre Villares, faz uma introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos, elementos essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de desenho de processing, uma plataforma de programação amplamente utilizada por artistas.

Desde a década de 1960, artistas produzem imagens escrevendo programas de computador. Neste curso serão apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como ideias recorrentes na prática da chamada programação criativa, servindo para reflexão e inspiração de atividades práticas de experimentação dos participantes. É aberto a todas as pessoas interessadas na intersecção da arte e da tecnologia, com curiosidade em aprender sobre programação de computadores e sua utilização com fins estéticos, expressivos e poéticos.

O curso As gerações 80 na arte brasileira, ministrado por Tálisson Melo, parte de uma revisão da historiografia sobre a arte brasileira nos anos 1980, propondo uma perspectiva sociológica para análise da narrativa elaborada em torno da noção de geração, bem como suas implicações em termos de centralização e apagamentos.

Abordando exposições de artes visuais realizadas no Brasil entre o final dos anos 1970 e 1980, como os Panoramas do MAM São Paulo, o curso discute as principais transformações nas condições da produção, mediação e circulação da arte no país, considerando sua relação com as instituições (museus, universidades, centros culturais, bienais e salões), a imprensa e o mercado de arte.  Também propõe destrinchar acontecimentos e aspectos que revelam a complexidade e diversidade de manifestações culturais do período, opondo-se às visões que retratam esse momento da história brasileira como “década perdida”, demonstrando, assim, a importância e necessidade de se revisar o período.

A grade de outubro também vai passar por fotografia. Ministrado por Caio Meirelles Aguiar, o curso Fotografia ontem e hoje: entre conceito e suporte aborda as diversas estratégias utilizadas para inserir essa linguagem nas práticas conceituais desenvolvidas por artistas nas décadas de 1960 e 1970, analisando como essas abordagens continuam a repercutir na arte contemporânea.

Com a crescente popularização de equipamentos e laboratórios, a fotografia tornou-se cada vez mais acessível ao público em geral. Diante deste cenário, será discutido como os processos fotográficos foram utilizados não apenas para criar imagens, mas também para incorporar reflexões sobre o cotidiano e as dinâmicas de um mercado de consumo, circulação e reprodução que, há 50 anos, já se expandia de forma acelerada — e que hoje se expande ainda mais.

 

CURSO ONLINE | DESENHANDO COM CÓDIGO: PROGRAMAÇÃO CRIATIVA, com Alexandre Villares 

Datas: 14, 21, 28 de outubro, 04, 11 e 18 de novembro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

 

Conteúdo programático

Aula 1 – Apresentação do curso: primeiro vocabulário de desenho

  • Alguns precedentes de arte com programação
  • Uma ferramenta de desenho com Python
  • Sistema de coordenadas, formas elementares, cor
  • Aleatoriedade e execução condicional

Aula 2 – Definindo novas funções

  • Vera Molnar, a grande dama da arte computacional
  • Organizando o código com funções
  • Transformações do sistema de coordenadas

Aula 3 – Laços de repetição e recursividade

  • Frieder Nake e Georg Nees (obra Shotter)
  • Repetição de formas, filas e colunas de elementos
  • Recursão e seu efeitos visuais

Aula 4 – Estruturas de dados

  • Data art ou visualização de dados?
  • Registro de um gesto e mais opções de interação

Aula 5 – Orientação a objetos, um primeiro contato

  • Usando objetos de uma classe (instâncias, atributos e métodos)
  • Desdobramentos do uso de programação nas artes visuais

Aula 6 – Explorações finais e encerramento

  • Orientação a objetos: definindo uma nova classe
  • Indicações para futuros estudos
  • Devolutivas e considerações finais das pessoas participantes

Metodologia

  • Apresentação de conceitos e procedimentos, por meio da técnica do live coding
  • Demonstração ao vivo da escrita de um programa, ou trecho de código
  • Exercícios de experimentação
  • Discussão e esclarecimento de dúvidas

Equipamento necessário
Computador com teclado, mouse e acesso à internet.

Sobre o professor
Alexandre Villares é professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Co-organizador da Noite de Processing em São Paulo, evento mensal sobre arte e programação que acontece desde janeiro de 2016.

 

CURSO ONLINE | AS GERAÇÕES 80 NA ARTE BRASILEIRA, com Tálisson Melo

Datas: 15, 17, 22 e 24 de outubro
Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

 

Conteúdo programático

Aula 1 – Explode geração!

  • Década perdida e a historiografia sobre os 1980
  • Abordagem sociológica sobre a categoria “geração” nas artes
  • Arte brasileira para além do projeto construtivo

Aula 2 – Como Vai Você, Geração 80?

  • A emergência da curadoria de exposições
  • Corpo, espaço, linguagem e os media na arte brasileira
  • Instituições de formação artística e embates geracionais

Aula 3 – Utopia versus Realidade

  • Museus imaginários, cultura visual e citações
  • O retorno da pintura
  • Artistas entre instituições e mercado

Aula 4 – A trama do gosto

  • A arte contemporânea entre local e global nas Bienais
  • Os panoramas do MAM-SP nos 1980, entre modernos e contemporâneos
  • Magiciens de la Terre e caminhos para a projeção de uma arte brasileira

Sobre o professor

Tálisson Melo é curador, pesquisador e professor de artes. Atualmente é curador adjunto da exposição Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil (CCBB Rio de Janeiro, com Raphael Fonseca e Amanda Tavares). É pesquisador pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Yale University, EUA. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também concluiu o bacharelado em Artes e Design, com concentração em história e teoria da arte pela Universidad de Salamanca, Espanha.

 

CURSO ONLINE | FOTOGRAFIA ONTEM E HOJE: ENTRE CONCEITO E SUPORTE, com Caio Meirelles Aguiar

Datas: 16, 23, 30 de outubro e 06 de novembro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

 

Conteúdo programático

Aula 1 – Introdução
Arte conceitual e desmaterialização a partir da década de 1960: entre amadorismos, mercado e acasos.

Aula 2 – Fotografia como registro, à serviço da ação
Alguns dos artistas abordados: Carmela Gross, Cildo Meireles, Martha Araújo, Arte/Ação e Pope L.

Aula 3 – Fotografia como suporte, integrada à ideia
Alguns dos artistas abordados: Regina Vater, Joseph Kosuth, Eustáquio Neves, Ed Ruscha, Jonathas de Andrade e Gastão de Magalhães.

Aula 4 – Fotografia como construção, um território completo
Alguns dos artistas abordados: Bernd & Hilla Becher, Ayrson Heráclito, Allan Weber, Anna Maria Maiolino, Berna Reale, Rodrigo Braga, Lia Chaia, Lucia Koch e Lenora de Barros.

Sobre o professor
Arquiteto e museólogo, Caio Meirelles Aguiar desenvolve projetos que visam construir narrativas e ações para extroversão de acervos artísticos e documentais. Paralelamente, escreve e organiza cursos sobre arte contemporânea.

 

Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo

Cursos de outubro no MAM

Inscrições disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/
Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987

Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado

Mais informações:
MAM São Paulo

www.instagram.com/mamsaopaulo/
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www.youtube.com/@mamsaopaulo/
https://twitter.com/mamsaopaulo

Fonte: a4&holofote comunicação

 

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