OS IMPACTOS DA ALTA DO PETRÓLEO NO BRASIL
Na edição anterior abordamos os Impactos da Alta do Minério no Brasil e os possíveis cenários que poderão mexer em nossa economia e com ativos listados na B3, nesta edição abordaremos os Impactos da Alta do Petróleo no Brasil.
A guerra na Ucrânia mexeu com o preço das commodities no mundo e com o petróleo não foi diferente, em março de 2022 publicamos no Cenário Econômico #FimDoCiclo – Parte 7 – Guerra no Radar – Petróleo o último suspiro? Onde você leitor poderá ver que desenhamos antecipadamente este movimento do petróleo, e nesta edição vamos tentar proteger você leitor das armadilhas do mercado. Atualizando nosso estudo observamos que o petróleo Brent continua subindo nesta semana conforme gráfico abaixo:
Observamos que o preço do Brent em U$123,45 tende a buscar no curto prazo resistência R1 e caso rompa tenderá a buscar a resistência R2 podendo formar um topo duplo, lembrando que qualquer topo e fundo pode ser rompido, no curto prazo o Brent parece se manter nas alturas.
Teoricamente se o preço do petróleo sobe, as empresas que o exploram obtém maior lucro, por este motivo a Petrobras lucrou 44 bilhões no 1º trimestre de 2022 e com os níveis atuais de preço poderá vir novo recorde e geralmente as pessoas pensam em comprar ações da empresa ou do setor com este cenário, mas no mercado financeiro não é simples assim, em 2008 com a alta da commodity não foi diferente, com lucros exorbitantes o “mercado” foi às compras formando topo em R$52,85, que nunca mais recuperou seu valor de mercado, hoje cotada à R$ 33,46 conforme gráfico abaixo:
No mercado financeiro não existe almoço grátis, se sentar na mesa e fazer trades de curto prazo sem ficar comprado, podera fazer dinheiro com a alta do do petróleo, se não for um bom trader a melhor opção é proteger o capital aproveitando a alta dos juros e a proteção do IPCA na renda fixa, que pode dobrar o capital entre 6 à 7 anos, saiba como nas edições abaixo:
Cenário Econômico – Fim da Pandemia Parte 3 – Selic em Alta – CDB
Cenário Econômico – Fim da Pandemia Parte 2 – Selic em Alta – LCI / LCA
No mercado interno a alta do petróleo impacta quase toda cadeia produtiva no país, principalmente por mais de 80% da nossa produção escoar por rodovias, inflacionando o produto final. Impactando também para os prestadores de serviço e consumidores com carro à combustão. Por este motivo o governo tenta intervir na Petrobras, mas esta história já vivemos no governo anterior e sabemos que a conta chega do mesmo jeito.
Na próxima edição da Inflação no Mercado Globalizado- Preços dos Alimentos, até a próxima…
No mês de Aniversário do JW News quem ganha o presente é você, garanta a sua Assinatura Gratuita e Vitalícia clique aqui.
Séries Anteriores
Cenário Econômico – #FimDoCiclo – Parte 1 – Estamos diante do #FimDoCiclo?
Cenário Econômico – Rally de Fim de Ano – Parte 1 – Supermercados
Cenário Econômico – A Recuperação da Economia – Parte 1 – Agronegócio
Cenário Econômico – Impacto do Open Bank no Mercado Financeiro – Parte 1 – Bancos
Cenário Econômico – Renda Fixa não Morreu – Parte 1
Cenário Econômico – O Impacto da Crise Hídrica no Mercado Financeiro – Parte 1