Samanta Pineda, advogada especialista em Direito Ambiental está participando do Diálogo Técnico Global Stocktake (GST) para mostrar o importante papel do Agro Brasileiro nas questões de Mudanças Climáticas
Nesta semana, a advogada Samanta Pineda, especialista em Direito Ambiental, visita Bonn, na Alemanha, para participar do Diálogo Técnico Global Stocktake SB 56 (GST), evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que antecede a realização da Conferência das Partes, a COP.
O intuito desse encontro de grandes líderes mundiais é promover um balanço da implementação do Acordo de Paris e preparar discussões primárias para a COP-27, que ocorre em novembro deste ano, no Egito.
Samanta Pineda está nas mesas técnicas de discussão sobre Metodologias para Mudanças Climáticas, e representa o Instituto Ação Verde, entidade responsável pela plataforma de Registro de Créditos de Carbono no Brasil, a PNBSAE. Segundo a advogada, este encontro terá papel fundamental na demonstração dos avanços feitos pelo Agro Brasileiro, em direção aos objetivos do Acordo Climático e da entrada definitiva do setor, no mercado de Créditos de Carbono, como protagonista da solução para esse problema. “Ter uma plataforma de registro confiável é imprescindível”, reforça.
“É um discurso comum no setor, a dificuldade de fazer o mundo entender o bem que o Agro faz ao planeta, com seus sistemas produtivos tropicais e diferenciados que, comprovadamente, são mais sustentáveis do que os de qualquer outro lugar”, diz Samanta Pineda.
Ainda segundo a especialista em Direito Ambiental, esse evento é uma grande oportunidade de demonstrar, com dados, todas as vantagens ambientais do Agronegócio Brasileiro, a um grupo diferenciado e formador de opinião, que definirá o rumo das discussões da COP-27.
“É uma satisfação profissional poder levar o papel da sustentabilidade para essas mesas, levar o papel positivo e sustentável da produção brasileira”, comenta a advogada que, no ano passado, foi uma das palestrantes da COP-26.
SOBRE SAMANTA PINEDA
Samanta Pineda é advogada especializada em Direito Ambiental e palestrante internacional em eventos da ONU, como Circuitos Urbanos e COP-26. Habilitada como coordenadora de Gestão Ambiental pela DGQ da Alemanha é professora de Direito Ambiental no MBA da FGV São Paulo e de Brasília, no INSPER/SP, na Fundação Escola Superior do MPRS e no IBDA (Faculdade CNA-Brasília). Sócia fundadora do Pineda e Krahn Sociedade de Advogados, escritório com atuação nacional.
Fonte: Juliana Rangel Comunicação