OS IMPACTOS DA ALTA ALIMENTOS NO BRASIL

Na edição anterior abordamos os Impactos da Alta do Petróleo no mundo e no Brasil, os possíveis cenários da principal petrolífera do país a Petrobrás e nesta edição você entenderá como o óleo de soja que custava R$ 3,00 em 2020 passou a custar R$ 10,00 em 2022 e quais os impactos da alta da soja no mundo, no Brasil e nas empresas listadas na B3.

A Ucrânia é uma das principais fornecedoras de insumos para o agronegócio, a guerra neste país dura mais de 100 dias e está mexendo com o preço dos alimentos em todo o mundo, e aqui não foi diferente. No Brasil a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de 12,20%, nos EUA 8,6%, na principal economia da Zona do Euro a Alemanha está em 7,9%, o Japão que parece estar em outro planeta, com acumulado de 2% nos últimos 12 meses isso por que é a “maior” taxa desde 2008.

Nesta edição abordaremos a soja que representa o maior volume do agronegócio brasileiro, e uma das principais matérias primas na fabricação de ração para alimentação dos animais que chega a nossa mesa, que impacta diretamente no preço da carne e logicamente no óleo de soja, no gráfico abaixo a soja negociada no mercado de Nova York mais que dobrou de valor de 2020 para 2022, valorizando 125%, com aumento no custo de produção e transporte principalmente com a alta do petróleo abordado na edição anterior, o óleo de soja mais que triplicou o valor no Brasil.

JW NEWS: SOJA NY (M) (Investing)

Desenhamos alguns cenários possíveis, para sabermos como lidar com os acontecimentos neste mundo globalizado, caso a Rússia persista com a guerra, o mundo continuará a sofrer as consequências, e se expandir para outros países a situação poderá ficar pior, pois a sua vizinha Finlândia entregou recentemente pedido de entrada na Otan, assim como a Suécia, lembrando que este foi o motivo para a invasão na Ucrânia, caso a guerra se perpetue ou se expanda o preço da soja poderá romper o topo já tentado por duas ocasiões na resistência R1, sendo a próxima referência a projeção 1.618 de Fibonacci em U$ 2395,02, podendo renovar suas máximas, como representado no gráfico o Cenário 1.

Lembrando que para os produtores de proteína como a JBS, Br Foods, Marfrig e Minerva quanto maior o custo geralmente é menor o lucro pela dificuldade de repassar estes custos ao consumidor.

Caso a guerra chegue ao seu fim poderemos ter a correção da soja assim como de outras commodities, configurando o Cenário 2, tal cenário poderá beneficiar as empresas citadas listadas na B3.

E como foi o repasse dos custos com a alta da soja para os frigoríficos, que saber como o preço da carne mais que dobrou no Brasil e como está se comportando o maior frigorífico do Mundo, a JBS você terá de ler a próxima edição do Cenário Econômico da próxima semana.

Séries Anteriores

Cenário Econômico – #FimDoCiclo – Parte 1 – Estamos diante do #FimDoCiclo?

Cenário Econômico – Rally de Fim de Ano – Parte 1 – Supermercados

Cenário Econômico – A Recuperação da Economia – Parte 1 – Agronegócio

Cenário Econômico – Impacto do Open Bank no Mercado Financeiro – Parte 1 – Bancos

Cenário Econômico – Renda Fixa não Morreu – Parte 1 

Cenário Econômico – O Impacto da Crise Hídrica no Mercado Financeiro – Parte 1

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.